A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira

2 Aplicações Web Uma aplicação Web pode ser considerada qualquer aplicação que esteja sendo executada no servidor Web Além das variáveis locais e globais (de cada classe) as aplicações Web pode utilizar dois tipos de variáveis para manter os dados: variáveis de sessão: válidas enquanto durar a sessão de um usuário variáveis de aplicação: válidas enquanto durar a aplicação Web.

3 Aplicações Web O protocolo HTTP é um protocolo sem estado, ou seja, cada requisição é tratada independentemente. Para controlar quando uma sessão começa o ASP.NET associa de forma automática um objeto Session para a sessão e define também um tempo máximo para a sessão (Timeout). Se o tempo for excedido sem qualquer requisição a sessão é encerrada.

4 Arquivos de Configurações Existem dois arquivos que são usados em ASP.NET para configurar a aplicação Web: web.config e global.asax.

5 web.config O arquivo web.config é um arquivo de configurações para aplicações Web no formato XML. Assim como o global.asax não é obrigatório para que a aplicação Web funcione. Caso não exista, o ASP.NET utiliza um arquivo chamado machine.config como padrão. Geralmente o arquivo web.config é colocado na raiz da aplicação junto com o arquivo global.asax. Vale ressaltar que é possível criar configurações específicas para diferentes diretórios, sendo assim, uma aplicação pode ter mais de uma web.config

6 web.config - Configurações SeçãoDescrição Utilizada para armazenar suas próprias configurações personalizadas de Aplicativo. Configura como o ASP.NET autentica seus usuários. Configura a autorização de recursos no ASP.NET. Responsável por controlar as configurações do componente de capacidades do navegador. Responsável por todas as configurações de compilação. Indica como exibir erros no navegador. Responsável por configurar as opções de globalização. Responsável pelo mapeamento de URLs de entrada em classes IHttpHandler. Responsável por configurar Módulos de HTTP dentro de um aplicativo. Controla como o ASP.NET acessa seus recursos. Controla como as configurações se aplicam a um diretório. Controla configurações de páginas. Configura as configurações de modelo de processo do ASP.NET em Sistemas de Servidor da Web do IIS. Configura o Estado de Sessão. Configura o Trace (Rastreamento). Controla as configurações dos Serviços da Web.

7 Armazenando configurações no web.config Existem duas formas de criar uma chave no web config A primeira é através da edição do próprio web.config A segunda é através da aplicação ASP.NET Configuration, acessível através do menu Website. Essa aplicação permite criar várias configurações para o website, entre elas Application Configuration, onde é possível gerenciar as chaves existentes no web.config.

8 Acessando as configurações Para acessar as configurações via programação, são necessários: Incluir o namespace System.Web.Configuration Acessar a propriedade AppSettings da classe estática WebConfigurationManager

9 global.asax O arquivo global.asax é uma arquivo (classe) opcional utilizado na configuração de uma aplicação Web. Este arquivo deve estar presente no diretório raiz da aplicação Web. Funciona de maneira semelhante as páginas *.aspx. É utilizado para sincronizar qualquer evento exposto pela classe HttpApplication.

10 global.asax - Eventos EventoDescrição AcquireRequestState Acionado quando o Aplicativo obtém o cache para a solicitação. AuthenticateRequest Acionado quando o Aplicativo tenta autenticar a solicitação de HTTP. AuthorizeRequest Acionado quando o Aplicativo tenta autorizar a solicitação de HTTP. BeginRequest Acionado quando a solicitação de HTTP é iniciada. EndRequest Acionado quando a solicitação de HTTP é concluída. Error Acionado quando surge um erro. PostRequestHandlerExecute Acionado imediatamente depois do handler de HTTP processar a solicitação. PreRequestHandlerExecute Acionado imediatamente antes do handler de HTTP processar a solicitação. PreSenderRequestContent Se a solicitação tiver conteúdo adicional (QueryString, Variáveis de Formulário, etc.), esse evento é acionado imediatamente antes daquele conteúdo ser recebido. PreSenderRequestHeaders Acionado imediatamente antes de os cabeçalhos de solicitação serem recebidos. ReleaseRequestState Acionado quando o Aplicativo libera o estado de sessão para a solicitação. ResolveRequestCache Acionado quando o Aplicativo determina o cache para a solicitação. UpdateRequestCache Acionado quando o Aplicativo autaliza e libera o cache para a solicitação.

11 global.asax - Eventos A ordem de execução dos Eventos do arquivo global.asax: 1. Application_Start 2. Application_BeginRequest 3. Application_AuthenticateRequest 4. Application_AuthorizeRequest 5. Application_ResolveRequestCache 6. Session_Start 7. Application_AcquireRequestState 8. Application_PreRequestHandlerExecute 9. Page_Load (arquivo *.aspx) ou qualquer outra saída de página 10. Application_PostRequestHandlerExecute 11. Application_ReleaseRequestState 12. Application_UpdateRequestCache 13. Application_EndRequest 14. Application_PreSendRequestHeaders

12 Variáveis de Sessão O objeto Session foi criado para armazenar propriedades (valores) ligados a cada visitante, individualmente. Uma variável Session é criada quando o visitante entra no site (cada visitante tem uma session e cada session recebe um ID), e é destruída quando o visitante sai do site (seja por logoff explícito ou por TimeOut).

13 Variáveis de Sessão Para criar uma variável de sessão utiliza-se: Session[Nome] = valor; Para remover uma variável de sessão: Session.Remove(Nome);

14 Variáveis de Aplicação O objeto Application entre outras finalidades, pode armazenar informações referente a todos os usuários do site. Uma variável Application é criada quando a aplicação é executada e é destruída quando o último visitante sai do site.

15 Variáveis de Aplicação Para criar uma variável de aplicação utiliza-se: Application[Nome] = valor; Para remover uma variável de sessão: Application.Remove(Nome);

16 Exercícios 1. Criar uma aplicação que contenha 4 diferentes controles e a cada ação do usuário seja carregada em um listbox os eventos ocorridos. Para que alguns controles executem o evento assim que ocorre a ação do usuário é necessário alterar a propriedade AutPostBack para True.

17 Exercícios 2. De forma semelhante ao exercício anterior, criar uma aplicação que armazene a seqüência dos eventos ocorridos (Incluindo eventos do global.asax) e exiba-os em uma lista. 3. Criar uma aplicação que armazene uma mensagem e o nome da pessoa que escreveu. Ao acessar a página usuários podem postar uma nova mensagem. A última mensagem deve sempre ser armazenada.

18 Bibliografia asp aspx?ArticleID=9


Carregar ppt "Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google