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Introdução à lógica de programação

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Apresentação em tema: "Introdução à lógica de programação"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à lógica de programação
Instrutor: Diego Sousa Treinamento conceitual Carga horária: 40 horas

2 Objetivos Ajudar na compreensão da lógica antes de atuar com quaisquer linguagens de programação. Auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico.

3 Lógica Forma particular de cada pessoa ou grupo, que gera uma seqüência de passos coerentes, regulares e necessários. Com a finalidade de obter uma solução para um determinado problema.

4 Lógica - Tarefas Acordar no horário programado Tomar banho
Vestir a roupa adequada para trabalhar Tomar café Sair de casa Chegar ao local de trabalho no horário previsto

5 Lógica - Tarefas Mesmo em nosso subconsciente já aplicamos a lógica em nossas tarefas, desde a hora em que acordamos já estamos aplicando a lógica. Se a lógica utilizada não for a ideal, nós a modificamos para que ela nos leve à melhor solução do problema. Ex: Trocar ordem das tarefas, banho por café.

6 Lógica - Exemplo Acordar no horário programado
Verificar se o banheiro está livre Se sim: Tomar banho Vestir a roupa adequada para trabalhar Tomar café Se não: Sair de casa Chegar ao local de trabalho

7 Lógica - Exercícios Quanto mais exercícios e desafios de lógica utilizarmos, mais afiados e precisos ficaremos para resolver nossos problemas / desafios que aparecem todos os dias em programação.

8 Lógica - Exercícios Exercício – Exemplo 1 Existe uma caixa com 15 bolas, sendo 5 verdes, 5 amarelas e 5 azuis. Quantas bolas devem ser retiradas da caixa, sem olhar para termos certeza de que saíram 2 bolas de cor azul?

9 Lógica - Exercícios Exercício – Exemplo 1 (Resposta) 5 bolas verdes; 5 bolas amarelas; 2 bolas azuis; Total: 12 bolas

10 Lógica - Exercícios Exercício – Exemplo 1 (Conclusão) Temos que ter certeza que saíram 2 bolas azuis, para isso vamos considerar a pior das hipóteses no caso de retirar bolas aleatoriamente. Foram retiradas as 10 bolas entre verdes e amarelas e depois saíram as bolas azuis.

11 Programa Seqüência lógica de instruções escritas em uma determinada linguagem de programação, para serem executadas passo a passo, com a finalidade de atingir um objetivo.

12 Tipos de linguagens de programação
Método padronizado para comunicar instruções para um computador. Podendo ser de baixo nível ou de alto nível.

13 Tipos de linguagens de programação
Linguagens de baixo nível são aquelas capazes de compreender a arquitetura do computador e que utilizam somente instruções do processador. Ex: Linguagens de maquina 0101 Ex: Assembly

14 Tipos de linguagens de programação
Linguagens de alto nível são aquelas com a escrita mais próxima da linguagem humana. Ex: C++, C#, Delphi, Java, VB e ASP.

15 Tradutores Os tradutores foram criados para tornar mais fácil a interface entre usuário e a máquina. Computador só executa instruções em linguagem de maquina, que é composta por dígitos binários. (01001)

16 Tradutores Execução de instruções escritas em linguagens com estruturas diferentes é necessário que essas instruções sejam traduzidas para linguagem de máquina.

17 Tipos de tradutores Montador
Traduz a linguagem Assembly para linguagem de máquina; Estrutura relativamente simples; depende do processador utilizado; Cada processador tem seu set se instruções;

18 Tipos de tradutores Montador
Faz a leitura linha por linha, substituindo por código binário; Traduz e executa;

19 Tipos de tradutores Interpretador
Realiza a tradução e a execução simultaneamente, não gera código-objeto em disco. Pega linha a linha e faz a tradução e execução simultânea, não guarda a execução. Ex: Javascript

20 Tipos de tradutores Run-time
Gera código no disco, porém ele trabalha com um código intermediário (pseudocódigo), pois ele não consegue compilar a parte de acesso ao banco de dados, ou seja comandos SQL, este código ele apenas traduz. EX: Access

21 Tipos de tradutores Compilador
É uma programa que traduz a linguagem de programação de alto nivel para linguagem de máquina, gerando um código-objeto independente.

22 Tipos de tradutores As linguagens novas de programação utilizam dois tipos de tradutores: Interpretador: Utilizado em desenvolvimento para que seja possível verificar se existem erros antes do fechamento. Compilador: que é utilizado no final do projeto após todas as correções para colocar o projeto em produção, que é a fase de instalação no cliente.


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