A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caminhos cruzados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caminhos cruzados."— Transcrição da apresentação:

1 Caminhos cruzados

2 Nosso destino está predeterminado?
Qual o poder que temos para conduzir a nossa vida segunda a nossa vontade? Qual o poder do nosso livre arbítrio?

3 Você assistiu o filme “Caminhos cruzados” com o ator Harrison Ford?
É a historia de um policial (Ford) e uma candidata ao Senado do USA, que vamos chamá-la de Suzan. Ford e Suzan ficam viúvos em conseqüência de um desastre aéreo em que os seus cônjuges eram passageiros do mesmo avião. Os dois não se conheciam e um desconhecia a existência do outro. O acidente altera os rumos dos seus caminhos, caminhos que seguiam paralelos terminam se cruzando. Ford e Suzan desconheciam que os seus respectivos cônjuges mantinham um “affair”. O Acidente aconteceu quando os seus cônjuges viajavam a Miami para passarem um fim de semana.

4 O policial ao tomar conhecimento da morte de sua esposa em acidente de avião diferente do vôo que ela o havia comunicado, estranha. Surge a desconfiança, e começa a investigar a vida pregressa de sua esposa. À medida que a investigação avança, a suspeita de caso extra conjugal aumenta. Ford tomando conhecimento que sua esposa viajava ao lado do marido de Suzan a procura para obter mais informações. Assim, os dois começam juntos a investigação e descobrem que os respectivos cônjuges mantinham um caso. Durante a investigação floresce o amor, eles se apaixonam. Não vou relatar como termina o filme, sugiro assisti-lo é muito interessante.

5 Às vezes, o destino nos surpreende com acontecimentos que nunca tínhamos sonhado ou imaginado, que muda a direção da nossa vida, não é mesmo? Quando tomamos conhecimento de casos como a do filme ou de pessoas que são vítimas de tragédias, atribuímos ao destino o acontecimento. Quando uma pessoa carrega uma cruz muito pesada se atribui ao karma a sua vida de sofrimento. O karma é um conceito que nasceu há milhares de anos na Índia. No conceito popular o karma é transmitido como sendo uma fatalidade, isto é, é um encadeamento de acontecimentos que conduzem à vida de sofrimento. Considera que o nosso destino está predeterminado e que precisamos pagar com sofrimentos os pecados cometidos em vidas passadas.

6 O conceito original do karma é diferente.
Para os hindus o karma é uma lei de causa e efeito associado a uma potencialidade. O karma é a potencialidade criada pela repetição das nossas ações. Se considera ações, as ações propriamente dita e também os pensamentos, os sentimentos e as emoções. Explicando-se melhor: Uma folha de papel que foi dobrado uma vez, não tem a tendência natural de se dobrar como ocorreu na primeira vez? A cada nova dobra no mesmo lugar não cria tendência cada vez mais forte do papel se dobrar naquele mesmo lugar? É o karma atuando. A cada repetição de uma ação aumenta a potencialidade para a ocorrência dessa ação. Toda e qualquer atividade quando é executada pela primeira vez é dificultoso, exige esforço. Entretanto, ao repetirmos essa atividade os esforços necessários diminuem tornando se mais fácil a sua execução.

7 O mesmo acontece com as emoções
O mesmo acontece com as emoções. Se por algum motivo ficamos com raiva a repetição desse estado emocional vai criar condições para enraivecer com mais facilidade. Em ambos os caso é o karma atuando. O karma é como a roda de uma carroça que cria sulcos na terra por onde passa. E cada vez que passa no mesmo lugar os sulcos tornam-se cada vez mais profundos e marcantes. E quanto mais profundos eles forem, a roda tende a seguir essa trilha aberta e já transitada outras vezes. Os hindus consideram que o ciclo nascimento, vida, morte e renascimento ocorre em razão do karma.

8 Esse ciclo que se repete é denominado “samsara”
Esse ciclo que se repete é denominado “samsara”. Nos ficamos aprisionados ao “samsara” porque vida após vida vivemos apegados à vida, vivemos obcecados na busca da felicidade e do prazer. Esse apego excessivo dá surgimento à intensos desejos de não morrer porque sentimos que não vivemos o suficiente para desfrutar a vida. Não é comum as pessoas dizerem quando um ou uma jovem morre: Morreu tão jovem com toda a vida pela frente? Quando uma pessoa afirma “meu karma é sofrer”. No conceito hindu significa essa pessoa inconscientemente repetem atos que criam condições para o surgimento do sofrimento. No conceito popular significa que o destino dessa pessoa e sofrer.

9 Os hindus foram muito felizes no descobrimento desta lei que governa as nossas vidas não só a nível material, mas também a nível espiritual. Creio que o entendimento desta lei melhora um pouco a compreensão sobre os mistérios da nossa existência. Melhora a nossa compreensão porque certas coisas acontecem e outras não. Voltemos ao assunto do romance de Ford e Suzan. Tudo indicava que eles não tiveram nenhuma influência no acontecimento que culminou no encontro e florescimento do amor. Parece que aconteceu porque era o destino deles. Se começarmos a analisar a vida individual de cada um, começamos a ver que não é bem assim. Na verdade, eles inconscientemente criaram condições para que o encontro acontecesse. Eles criaram as condições e o Acaso deu um empurrãozinho

10 Eles se conheceram porque os seus respectivos cônjuges mantinham um caso.
Os casos extra conjugais ocorrem quando as pessoas não estão satisfeitas com seus parceiros ou parceiras. E quando há problemas de relacionamento geralmente as duas partes têm responsabilidades. Quando algo falta em casa a pessoa procura fora, não é mesmo? O acidente que foi fortuito talvez tenha apenas acelerado os acontecimentos. Se o acidente não tivesse acontecido, Ford e Suzan iram se conhecer? É difícil prever não é mesmo? Não é verdade que se o “affair” dos dois cônjuges viesse à tona o encontro dos dois não iriam ocorrer? O encadeamento das ações de Ford, Susan e de seus cônjuges criaram condições para o cruzamento dos seus caminhos.

11 Os chineses consideram que a existência é a seqüência de um conjunto de acontecimentos que estão conectados entre si. Tudo está relacionado. Dentro dessa visão a nossa vida é uma seqüência de acontecimentos provocados deliberadamente ou não pelos nossos atos que estão relacionados com as ações de outras pessoas e acontecimentos do mundo. Assim, cada ação em maior ou menor grau contribui para a mutação dos acontecimentos do mundo que nos cerca. A cada ação estamos alterando ou criando condições para alteração não só o rumo dos nossos caminhos, mas também de outras pessoas.

12 A cada decisão que tomamos, mudamos ou criamos condições para alteração do curso de nossas vidas e de outras pessoas. Mesmo quando não decidimos, decidimos que a nossa vida siga o seu curso sem a nossa interferência. Geralmente o grau de influência de nossos atos em outras pessoas depende do nível de aproximação e relacionamento. Quanto maior o relacionamento maior a influência.

13 Uma andorinha não faz o verão
Uma andorinha não faz o verão. Uma única ação isolada geralmente não produz efeitos significativos. Mas ações contínuas podem provocar grandes mudanças. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. As nossas ações executadas continuamente não criam potencialidade e condições para ocorrências de acontecimentos relacionados com essas ações? Não é o karma atuando? Se bebermos cachaça todos os dias podemos tornar um alcoólatra. Tornado-se alcoólatra podemos perder o emprego, meter-se em brigas e acidentes.

14 Envolvendo-se em problemas e conflitos podemos prejudicar a nos mesmos e os nossos familiares. Enfim, estamos criando condições para tornar a nossa vida e a vida das pessoas mais chegadas, um inferno. Neste caso estamos usando o karma negativamente. No entanto se formos amoroso, alegre, otimista, trabalhador, responsável podemos fazer muitos amigos, com certeza seremos bem recebidos em quase todos os lugares, podemos criar bons relacionamentos, bem como conseguir bons empregos, assim vamos criando condições para melhorar cada vez mais a vida.

15 Alguns religiosos afirmam que Deus é que conduz o nosso destino
Alguns religiosos afirmam que Deus é que conduz o nosso destino. Que tudo acontece quando Ele quer. Que temos que entregar a nossa vida nas mãos de Deus. Por outro lado, outros admitem que o homem tem o livre arbítrio. Nos temos o poder direcionar o nosso destino segundo a nossa vontade. Divyanand diz: “Embora tenhamos o poder de tomar muitas decisões conduzindo nossas vidas de acordo com a nossa vontade, nossas vidas devem permanecer dentro de nosso destino, limites esses traçados antes do nosso nascimento aos quais não podemos escapar”.

16 Ao trazer à consciência as memórias da minha vida, constato que muitas coisas que planejei, imaginei, sonhei e desejei foram conseguidos e alcançados. Creio que as consegui não só pela minha vontade e frutos do meu trabalho, dedicação e persistência, mas também pela orientação, colaboração e ajuda de pessoas das quais tenho maior apreço. Naturalmente não consegui tudo que desejei, tive muitas decepções e frustrações. As coisas que conquistei tive que lutar por eles. Sem a minha vontade creio que jamais as teria conseguido. A minha vontade, o trabalho contínuo e persistente foram fatores determinantes para que eu pudesse atingir os meus objetivos.

17 Também não tenho a menor dúvida de que muitas coisas independe da minha vontade. Sou também dependente de outras pessoas e do Supremo. Sei que não podemos decidir onde e quando nascer, tampouco podemos escolher quando, como morrer e aonde ir após a morte. Estas coisas estão nas mãos Deus. Desde o meu nascimento até parte de minha adolescência dependi de ajuda, educação e orientação dos meus pais, familiares e professores. Os espíritas e o místico Osho diz que a pessoa que atingir um elevado desenvolvimento espiritual pode escolher onde, quando nascer, e até escolher em que família pertencer. Este assunto desconheço, ainda sou totalmente ignorante.

18 Uma fabula Um dique de uma represa se rompeu e começou a inundar um povoado. O nível da água subia a cada minuto inundando as casas e os prédios. Um religioso muito crente a Deus morava no sub solo de um prédio. Quando o seu apartamento começou a inundar, iniciou a oração para que Jesus Cristo o socorresse. E rezava e rezava... O nível da água já estava chegando aos seus joelhos. Então chegaram os bombeiros para retirá-lo do lugar, mas ele recusou veemente dizendo que Jesus Cristo iria salva-lo. Continuou rezando. As águas estava chegando na sua cintura. Outra equipe do corpo de bombeiros que estavam passando no local o avistou e foram salva-lo. Novamente ele recusou, dizendo vocês podem ir salvar outras pessoas que estão necessitando. Jesus Cristo iria salva-lo. Continuou rezando, o nível da água estava chegando ao seu pescoço. Veio outra equipe de bombeiros que ele recusou novamente a ser ajudado dizendo que Jesus Cristo iria salva-lo. Os bombeiros desanimados foram embora.

19 O nível da água continuou subindo e encobrindo totalmente o religioso que não podendo mais respirar morreu afogado. Como era um religioso dedicado que levou um vida exemplar foi para o céu. No céu ele foi recebido por Jesus Cristo. O religioso estava indignado por não ser atendido em suas preces. Disse a Jesus: por que o Senhor não atendeu as minhas preces? Eu não fui um homem exemplar? Não fui um religioso dedicado? Jesus respondeu: Claro que você foi um homem exemplar. Eu sempre gostei e gosto de você. Em reconhecimento a tudo que você fez por mim, prontamente atendi as suas preces mandei socorro para você. O religioso ainda indignado falou: Eu não recebi nenhum socorro, é por isso que morri. Jesus respondeu tranquilamente: você se esqueceu que enviei os bombeiros por três vezes para socorrê-lo, mas você recusou.

20 O religioso em sua cegueira espiritual não percebeu que Deus é imaterial, portanto a sua ajuda e avisos só podiam ser dados por meios do nosso mundo. Para Deus falar tem que usar a boca de alguma pessoa. Para Deus enviar uma mensagem tem que usar a escrita de alguma pessoa. Para socorrer alguém tem que utilizar, por exemplo, os bombeiros. Será que de tempos em tempos Deus não utiliza esses meios para recolocar a humanidade nos seus trilhos? Como Jesus Cristo, Maomé, Buda, Lao Tse, e muitos outros.

21 Em muitos momentos de nossas vidas Deus determina a direção
Em muitos momentos de nossas vidas Deus determina a direção. Em outros, deixa a nosso critério, se queremos ser ajudado ou não, se queremos viver ou morrer afogado. Ele nos concede novas oportunidades para redimirmos dos nossos erros, novas chances para recomeçar a vida. Entretanto, muitas vezes, agimos como o religioso acima citado. Nós deixamos de fazer a nossa parte. Ficamos de braços cruzados esperando só a ajude de Deus.

22 Muitas vezes, as pessoas que mais precisam de ajuda são aquelas que não querem ser ajudadas. Ficam totalmente cegas. Não percebem os avisos que são dados inúmeras vezes. Não aceitam as ajudas que são oferecidas nem aproveitam as novas oportunidades que estão sendo concedidos. Estão totalmente inconscientes porque estão encerrados em seu mundo particular de ilusões, sonhos, imaginação e pensamentos. Vivem inconscientes porque estão dominados e aprisionados em suas paixões, desejos, ódios, raivas, rancores, egoísmos, vaidades, ambições, vícios bem como de idéias fixas e preconcebidas.

23 Nós somos seres imperfeitos, nós não somos infalíveis, estamos sujeitos a cometer erros, alguns errinhos aqui e acolá não nos afetam. Um único acontecimento geralmente não muda radicalmente a direção da vida, mas pode acelerar a mudança. No filme foi o acidente aéreo. Emprego a palavra geralmente porque pode acontecer de um único fato alterar profundamente a nossa vida. As experiências quase morte é um exemplo. Outro é o trauma adquirido na infância, que pode ocorrer até mesmo na fase adulta. Os traumas acontecem em conseqüência de impacto emocional muito grande que não conseguimos suportar e a empurramos para baixo do tapete do nosso inconsciente.

24 Geralmente o direcionamento da nossa vida não depende apenas de um único acontecimento. Depende de um conjunto de ações executados continuamente. O nosso destino é de certa forma um processo. Podemos errar, às vezes desviar do caminho escolhido, mas se errarmos seguidamente, continuarmos a desviar do caminho freqüentemente, poderemos estar caminhando para uma vida de infelicidade e até mesmo para um fim trágico. O pior é que nessa infelicidade acabamos arrastando pessoas queridas do nosso relacionamento, as pessoas que mais amamos.

25 Está constatado que todos os grandes acidentes trágicos ocorridos, não aconteceram por um único fato. Os acidentes ocorreram devido a uma seqüência de erros que não foram corrigidos a tempo. O naufrágio do Titanic é um exemplo. Manobras erradas do comandante do navio, excesso de lotação, barcos salva-vidas insuficientes, excesso de auto-confiança dos construtores que consideravam que o mega-transatlântico nunca afundaria tirou a vida de mais de pessoas que morreram congelados no mar. O fracasso não acontece por um único fato, por um único erro. São as seqüências de vários erros seguidos que fazem fracassar. O sucesso é conseqüência da seqüência de acertos, não aconteceu por um fato isolado. Nós construímos e criamos as condições para o sucesso ou fracasso acontecer. O nosso karma é que vai criar condições para o sucesso ou fracasso.

26 Trecho do relato de Osho – Livro “Sabedoria das areias”
Um mestre estava viajando com um de seus discípulos, e o discípulo era encarregado de tomar conta do camelo. Eles chegaram cansados à noite a uma pousada de caravanas, e era dever do discípulo amarrar camelo, mas ele não se importou com isso e deixou o camelo lá fora. Ao invés de amarrar, ele orou. Ele disse a Deus: “Tome conta do camelo”, e adormeceu. Pela manhã o camelo não foi encontrado – roubado, desgarrado ou qualquer outra coisa. O mestre perguntou: “O que aconteceu com o camelo? Onde ele está?” E o discípulo respondeu: “Não sei, pergunte a Deus, pois eu disse a Alá para tomar conta dele, e eu estava cansado demais, então eu não sei. E também não sou responsável, pois disse a Ele, e muito claramente! Não deixei escapar ponto algum. E na verdade, não pedi uma vez, mas três vezes. E você vive ensinando para confiar em Alá, então eu confiei. Portanto, não olhe para mim com esta raiva”.

27 O mestre disse: “Confie em Alá, mas primeiro amarre seu camelo, pois Alá não tem outras mãos além das suas”. Se Alá desejar amarrar o camelo, precisará usar as mãos de alguém; ele não tem outras mãos. E o camelo é seu! A maneira melhor, mais fácil e curta é usar suas mãos. Confie em Alá; não confie apenas em suas mãos, do contrário você ficará tenso. Amarre o camelo e então confie em Alá. Você perguntará: “Então por que confiar em Alá se você está amarrando o camelo?” Porque um camelo amarrado também pode ser roubado. Faça tudo que puder fazer; isso não torna o resultado certo, não há garantia. Assim, faça tudo que você puder, e aceite o que acontecer. Este é o significado de amarrar o camelo: faça tudo que lhe for possível fazer, não diminua sua responsabilidade, e então se nada acontecer ou algo der errado, confie em Alá; Ele sabe melhor.

28 É isso mesmo. Por mais que esforcamos e façamos a nossa parte não há garantias que o resultado esperado aconteça. A única certeza que temos na vida é que algum dia iremos morrer. Os resultados esperados virão com mais certeza quando se tratar de assuntos que envolvem menos variáveis. Exemplos: Desejo apanhar neste momento uma caneta que está na mesa à minha frente. É quase certo que irei conseguir. Entretanto, se eu quiser apanhar a mesma caneta amanhã, o resultado já não é tão certo, pois muita coisa pode acontecer até amanhã. Amanhã poderei estar viajando, ou ocupado. Alguém pode apanhá-la antes de mim. Alguém pode roubá-la.

29 Quando entramos na área de relacionamentos pessoais as coisas se tornam mais complexas, mesmo que seja com apenas duas pessoas. Exemplo: Desejo me casar com fulana de tal. O casamento acontecerá se a outra pessoa assim quiser, não depende só da minha vontade. Pode também depender, em menor grau, dos meus familiares e dela. Imagine você quando se tratar de muitas pessoas, uma multidão.

30 O futuro é incerto. A certeza é agora, é aqui e agora
O futuro é incerto. A certeza é agora, é aqui e agora. Depois ou amanhã poderemos não fazer parte desta vida. Poderemos estar em um outro plano de existência. É por esta simples razão que nos aconselham a viver o momento presente. Mas viver o momento presente não é uma tarefa fácil. É difícil porque estamos quase o tempo todo envolvidos no mundo dos desejos e pensamentos. Estamos habituados de só pensar, e pensamentos trás a reboque desejos. Os pensamentos sempre é passado ou futuro, e desejo é sempre futuro.

31 Tudo acontece por alguma razão Confie em Deus, mas faça a sua parte
1/3 da vida vivemos inconscientes, pois temos que dormir para recarregar as baterias. O estado de consciência quase não tem espaço. Também nos aconselham a usufruir do processo não visando exclusivamente o resultado, pois os resultados poderão vir ou não. Assim, os meios são tão importante quanto os resultados. Por outro lado, se vivenciarmos e usufruirmos cada momento durante o processo, maior é probabilidade que os resultados aconteçam. Entretanto, se o esperado não ocorrer apesar da nossa dedicação, vamos aceitá-lo totalmente. Tudo acontece por alguma razão Confie em Deus, mas faça a sua parte

32 Créditos: Música – Angel Cantora – Sarah McLachan CD – Angels cities
Elaborado em Setembro/2006


Carregar ppt "Caminhos cruzados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google