A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MELHOR IDADE CELEBRANDO A AMIZADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MELHOR IDADE CELEBRANDO A AMIZADE"— Transcrição da apresentação:

1 A MELHOR IDADE CELEBRANDO A AMIZADE
O TEMPO PASSA: ENCURTAM A VAIDADE, O PASSO, A PRESSA; CRESCEM A IDADE, O NARIZ, A ORELHA E A VELHA AMIZADE Aos Amigos FAIXA 9 DO CD “CALEIDOSCÓPIO DO CORAÇÃO” ROLAGEM AUTOMÁTICA

2 Aos Amigos Se tens amizade dentro do teu coração,
chega junto a verdade, pula fora a solidão. Na lembrança dum amigo, fica o jeito de se coçar, fica a voz e o sorriso, fica a ginga do andar.

3 Por ser tão forte a amizade,
a inveja vira admiração, tem da flor a gratuidade e disputa vira cooperação. A lembrança dum amigo, guarda o jeito de falar, traz pertinho o infinito, guarda a força do olhar. O poeta disse em rimas, aquilo que sempre quis, a amizade faz a vida, bem melhor e mais feliz.

4 Arranjo: Lourival Costa Composição e Voz: J. Coêlho
Imagens: Almoço Confraternização – site não identificado Foto Bebê - Johanna Eggendorfer Coêlho Gatinhos – moodle.ufba.br A seguir a crônica “Amizade” desenvolve um pouco mais o tema da canção “Aos Amigos”. Se for de interesse é só utilizar as habilidades do ratinho.

5 A M I Z A D E Nosso grande compositor, poeta, músico e cantor, Milton Nascimento, diz que amigo é coisa para se guardar bem no fundo do peito. Mas, o que é que caracteriza esse relacionamento, pois é isso que poderemos guardar em nossas mentes e corações. Uma das coisas que está contida na amizade é aquela gratuidade da flor, como disse Aristóteles: “a verdadeira amizade possui a gratuidade da flor”. Ou seja, a amizade implica numa relação em que as ações, assim como as flores que desabrocham para embelezar os jardins, são realizadas com o único interesse do prazer do convívio. Qual de nós não teve a experiência com um amigo que, devido à distância e o tempo de separação, supôs que nem ao menos seria reconhecido. Entretanto, bastou a descoberta do endereço e uma carta, para que ficasse demonstrada a resistência da amizade ao tempo e às distâncias. Além da gratuidade e dessa resistência, a confiança é alimento da amizade. A amizade implica em participação quer em segredos, conselhos bem como narrativas de erros e acertos. Dessa mesma confiança decorre uma cumplicidade tanto no riso como no pranto.

6 Outro componente fundamental da amizade é o conhecimento, que se transforma em admiração pelas virtudes e compreensão pelos defeitos. Amigos tecem uma espécie de empatia solidária, pela qual partilham a alegria do riso e a tristeza da dor. Quando se quer fazer amigos não se pode esquecer o pensamento de P. Rosseger: “a busca de amigos não se faz com lanternas, mas com o coração”, nem outro pensamento, que penso ser de Vinicius de Moraes: “amigos não os fazemos e sim os reconhecemos”. Quando a amizade chega aos nossos corações é certa a partida da solidão e da mentira. Sentimos que somos capazes de compartilhar e nos tornamos fortes diante da rejeição e do desprezo. A amizade transforma a inveja em admiração e a disputa em cooperação. Consegue somar mesmo quando subtraindo e multiplica até quando divide. Se de alguém lembrarmos o jeito de se coçar, da voz, do sorriso e da ginga do andar, é certo se tratar dum amigo. Ao o reconhecermos durante nossas vidas entendemos que o sempre existe e o infinito não fica tão distante.

7 Formatação e texto: J. Coêlho
Quando soubermos amar ao próximo como a um amigo, teremos transformado a terra em paraíso. Obrigado aos amigos, pois tornam a vida de cada um de nós melhor e mais feliz. “Aos Amigos” são rimas fraternas que têm a pretensão de celebrar essa gratidão, bem como as cores deste sentimento, ou desta atividade refletida em cores vivas no caleidoscópio de nossos corações. Formatação e texto: J. Coêlho


Carregar ppt "A MELHOR IDADE CELEBRANDO A AMIZADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google