A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
ENSINO FUNDAMENTAL II 7 º ANO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORA: ROGÉRIA VIEIRA REINOS DA NATUREZA

2 CONCEITOS IMPORTANTES
AUTÓTROFOS: Seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese. HETERÓTROFOS: Seres vivos que dependem da matéria (alimento) existente no meio ambiente para realizar a sua nutrição. UNICELULARES: Seres vivos formados por uma única célula. PLURICELULARES/MULTICELULARES: Seres vivos formados por mais de uma célula. PROCARIONTE : Célula sem um núcleo verdadeiro ,ou seja,sem membrana nuclear.O material do núcleo fica espalhado pelo citoplasma. EUCARIONTE : Célula que possui um núcleo verdadeiro,ou seja, o material do núcleo fica separado do citoplasma por uma membrana nuclear.

3 A célula representa a menor porção de matéria viva
A célula representa a menor porção de matéria viva . São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Principais componentes da célula: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Membrana: Formada por uma dupla camada de fosfolipídios, bem como por proteínas espaçadas e que podem atravessar de um lado a outro da membrana. Algumas proteínas estão associadas a glicídios, formando as glicoproteínas. Controla a entrada e a saída de substâncias.Possui permeabilidade seletiva. Citoplasma - é um espaço intra-celular preenchido por uma matriz semi-fluida (com consistência de gel), denominada hialoplasma, onde está "mergulhado" tudo que se encontra dentro da célula, como moléculas e organelas. É composto principalmente por água (80%), mas também contem íons, sais e moléculas grandes, como proteínas e carboidratos.

4 Núcleo - é o centro de controle das atividades celulares e o “arquivo” das informações hereditárias, que a célula transmite às suas filhas ao se reproduzir. A membrana nuclear (carioteca) presente nas células eucariontes, mas ausente nas procariontes. Reino Monera Os seres vivos incluídos no reino Monera são unicelulares e procariontes (organismos que não possuem núcleos ligados à membrana). Os membros deste reino são as bactérias e cianobactérias ou algas verde-azuladas . Quando ainda não se conhecia a diferença entre arqueas e bactérias, ambas eram classificadas no Reino Monera e chamadas simplesmente de bactérias. Mais tarde foram descobertas algumas diferenças entre esses microorganismos, o que levou à criação de um novo grupo. As arqueas, que eram abundantes nos ambientes que caracterizavam a Terra há cerca de 3 bilhões de anos, foram classificadas como Archaeobacteria (do grego, Acheos = antigo). As demais bactérias foram reunidas no grupo Eubacteria (do grego, Eu = verdadeiro).

5 Luz: Como as bactérias que fazem fotossíntese ou fototróficas.
Arqueobactéria - é a designação de um dos reinos de seres vivos, relacionados com as bactérias. Trata-se de organismos procariotas, geralmente quimiotróficos, muitos dos quais sobrevivem em lugares extremos como fontes de água quente, lagos ou mares muito salinos, pântanos (onde produzem metano) e ambientes ricos em gás sulfídrico e com altas temperaturas. As bactérias podem ser encontradas na forma isolada ou em colônias. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias) ou, ainda, ser anaeróbias facultativas. Estão entre os organismos mais antigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos.[ Bactérias podem utilizar como fonte de energia: luz, substâncias inorgânicas ou orgânicas. Luz: Como as bactérias que fazem fotossíntese ou fototróficas. Compostos químicos: Como as bactérias quimiotróficas.

6 Exemplos: Plasmodium malarie
Reino Protista O reino Protista inclui os organismos unicelulares, eucariontes e heterótrofos. Exemplos: Plasmodium malarie Reino Fungi Os fungos constituem um grupo de seres multicelulares, heterótrofos e eucariontes.Formam hifas e micélio. Membros pertencentes a este reino faltam clorofila, portanto, eles são diferenciados das plantas. Reino Planta Engloba seres multicelulares,autótrofos e eucarióticos. Estes organismos contêm os pigmentos fotossintéticos, chamados clorofila. Assim, eles sintetizam seu próprio alimento através da fotossíntese, que ocorre na presença de dióxido de carbono, água e luz solar.

7 Reino Animalia São os seres vivos multicelulares, eucarióticos e heterótrofos. Normalmente possuem membros locomotores. Eles não podem sintetizar alimentos e o seu modo de nutrição é através da ingestão de alimentos. Eles podem se alimentar tanto de plantas ou outros seres vivos. VÍRUS A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais. Estrutura de um vírus Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.

8 Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias). Vírus HIV


Carregar ppt "COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google