A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades de Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades de Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades de Língua Portuguesa
Turma: 1271 Prof: Dariane Zanini

2 Siga o roteiro das atividades:
1º: Leia o título do texto 2º: Faça reflexões a respeito do que o texto vai tratar. Anote-as em seu caderno. 3º:Leia o texto na íntegra, dando atenção às palavras principais. 4º: Pesquise na internet sobre o autor do texto para entendermos um texto, é bom sabermos quem escreve)

3 5º:Responda às questões e envie para o seguinte e-mail: dariane_zanini@hotmail.com
6º: A produção textual será avaliada. Por isso, digite-a e envie para o já citado.

4 O AMOR É ROSA

5 Eu sou branco. Você é vermelho. Quando estamos juntos somos rosa
Eu sou branco. Você é vermelho. Quando estamos juntos somos rosa. Antes de eu conhecer você, eu não sabia o que era ser rosa. Até que eu vivia bem sozinho: comia o que e na hora que eu queria: saía quando bem entendia para ir ao lugar a que tinha vontade de ir, com liberdade, independência e auto-suficiência. Quando eu vi você, fiquei vermelho de paixão e nem me incomodei com os meus brancos. Até perceber que eu já não era mais o branco. Foi quando o vermelho começou a me sufocar e, então, brancamente me protegi. Mas às vezes eu me irritava e brigava com você. No fundo era porque você era vermelha e não branca igualzinha a mim. Percebi-me em alguns variados momentos querendo mudar a sua cor. Ainda bem que você soube permanecer-se vermelha, ter suas próprias emoções, sentimentos, comportamentos e pontos de vista. Caso contrário, você seria também branca. Mas tive minhas reticências, pois estava acostumado ao meu ritmo e modo de vida brancos. Temi perder minha individualidade. Mas aos poucos fui descobrindo que o branco para se transformar em rosa não é se perder, desestruturar-se e desaparecer, mas é completar-se com o vermelho. O rosa me atemorizou, mas hoje vejo quanto é gostoso conviver, relacionar-se, amar e ser amado. Dá mais trabalho, porque nem tudo pode e deve ser feito brancamente, mas sem dúvida tudo pode ser mais gostoso e rico com o vermelho. Frequentemente, um bom lanche branco não é tão agradável quanto um singelo jantar rosa. Içami Tibi.

6 Atividades sobre o texto:
1) Expresse por meio de imagem, pode ser desenho ou recortadas de revistas ou jornais, as impressões causadas pelo texto em você. Quais sentimentos estão presentes durante a leitura?

7 Rosa – abismo – mar – estrela -
2) Explique como você entende esse trecho. “Eu sou branco. Você é vermelho. Quando estamos juntos somos rosa . . .” 3) Por que o narrador afirma que “Antes de eu conhecer você, eu não sabia o que era ser rosa ” ? 4) Releia o 3º parágrafo. Usando as cores como referência, o narrador fala sobre os conflitos que ocorrem em um relacionamento. Retire desse parágrafo alguns exemplos que mostram esse conflito. 5) O narrador confessa que temia perder a sua individualidade, se entregando ao relacionamento. Em seguida, afirma que se entregar não é a mesma coisa que se perder. O que ele quis dizer com isso? 6) Segundo o texto: Por que dá mais trabalho “ser rosa”? 7) Sobre os sentidos das palavras no texto: Diga os possíveis sentidos para as palavras abaixo, considerando seu significado no texto e fora: Perceba que no texto existe uma palavra em negrito e sublinhada, caso ela fosse substituída pela palavra “viver”, o sentido da frase mudaria ou ficaria o mesmo? Por que isso acontece? Rosa – abismo – mar – estrela -

8 Reflita! Ao ler o texto, você deve ter percebido que o tema é o AMOR, que pode ser expresso de diversas maneiras. Existe o amor entre pais e filhos; amigos; avós e netos; namorados... Agora pense e reflita sobre as questões abaixo: Para você, o que é o amor? Você acredita que todo amor deve ser sempre “perene”, “eterno”, sem fim? Comente sua opinião. Por que o ser humano tem a necessidade de amar?

9 PRODUÇÃO DE TEXTO (20 pts)
A partir das reflexões escreva um texto, em forma de narrativa (uma história), sendo que as personagens da história estejam envolvidas em algum conflito e necessitam resolver sem usar a violência ou estupidez. Use sua criatividade e sensibilidade!!! CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: O título do texto consiste em recurso expressivo. (1) Compreendeu e desenvolveu o tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitado; (5) Durante o desenvolvimento da carta, há progressão, clareza e coesão na apresentação doa fatos;(5) O vocabulário empregado no texto é variado e está sendo usado como um recurso expressivo.(2) A organização sintática dos períodos e a pontuação são apropriadas aos objetivos e à estrutura global da narrativa. (2) As relações de concordância estão ajustadas ao padrão culto da escrita. (3) O texto é redigido segundo às normas ortográficas oficiais. (2) OBS: A redação que apresentar letra ilegível, não será corrigida!!

10 Competências a serem construídas: C
Competências a serem construídas: C. Essenciais: - Produzir texto narrativo. Usar vocabulário adequado à série. Demais Comp.: ─Organizar informações. - Dominar os padrões de textualidade da escrita (traçado da letra, ortografia, acentuação, pontuação, coerência e coesão). Habilidades desenvolvidas para construção das Competências: - Compreender e desenvolver o tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitado; Organizar o texto com coerência e clareza; Formular hipóteses. Analisar.Refletir.


Carregar ppt "Atividades de Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google