A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

À Procura de Pedro e Inês

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "À Procura de Pedro e Inês"— Transcrição da apresentação:

1 À Procura de Pedro e Inês

2 Objectivos Decifrar todos os enigmas e encontrar o tesouro.
Aprender um pouco mais sobre a história de D. Inês de Castro e D. Pedro. Compreender a importância histórica que Inês de Castro tem para Alcobaça. Promover o espírito de cooperação. Dar a conhecer o potencial histórico de Alcobaça.

3 Modo de Jogar No início do percurso, será dado a cada grupo de participantes um envelope que contém um mapa, correspondente à área de jogo, uma folha onde estão as perguntas e vários cartões que contêm as pistas para que o grupo possa encontrar as respostas para os enigmas apresentados. Cada pista corresponde a um local diferente e todos esses locais têm de ser visitados pelos concorrentes, a fim de completarem o percurso. Os cartões que lhes serão dados terão de ser picados nos furadores existentes nos locais, para que exista a certeza de que fazem o roteiro planeado. As questões que estão na folha devem ser respondidas na mesma, no local indicado para a resposta, de preferência, com uma caneta azul ou preta. O mapa indicará, explicitamente, o percurso de jogo que terão de realizar, com os locais escolhidos. O roteiro inicia-se na Escola D. Inês de Castro, Alcobaça, e terminará quando um grupo cifrar todas as pistas, passar por todos os locais e chegar ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, onde se encontram os túmulos de D. Pedro e D. Inês, que constituem o tesouro deste jogo.

4 Tarefas a Realizar Organizar grupos de 6 elementos.
Escolher um nome para o grupo. Escolher um elemento para representar o grupo. Realizar , com a ajuda do mapa , o percurso apresentado. Decifrar todos os enigmas com a ajuda dos cartões. Picar os cartões, após a chegada aos locais certos. Preencher, na folha das perguntas, os espaços com as respostas correctas. Encontrar o tesouro.

5 Propostas de Execução Seguir devidamente as pistas apresentadas.
Ter em atenção o mapa com a área de jogo. Haver cooperação entre os elementos do grupo. Ter espírito aventureiro e vontade de aprender.

6 Percurso do Jogo Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça - ESDICA Hotel D. Inês de Castro Agrupamento de Escolas D. Pedro I Câmara Municipal de Alcobaça Igreja Nossa Senhora da Conceição Biblioteca Municipal de Alcobaça Igreja da Misericórdia Castelo de Alcobaça Challet Fonte Nova Fonte do Mosteiro Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça

7 Legenda: ESDICA Escola D. Pedro I Igreja N.S Conceição
percurso de jogo locais a visitar local de partida local de chegada ESDICA Escola D. Pedro I Igreja N.S Conceição Biblioteca Municipal Igreja da Misericórdia Fonte do mosteiro Legenda:

8 ESDICA “(…) da mísera e mesquinha/ Que despois de ser morta foi Rainha.” Os Lusíadas, Canto III, 118, Episódio de Inês de Castro

9 Hotel D. Inês de Castro 1)Pergunta – De quem era aia D. Inês de Castro? Pista: D. Inês de Castro veio para Portugal como dama de companhia da futura esposa de D. Pedro.

10 Agrupamento de Escolas D. Pedro I
2)Pergunta – Qual o cognome de D. Pedro I? Pista: Lembrem-se que D. Pedro era conhecido como um homem justo.

11 Câmara Municipal 3)Pergunta – Onde moravam D. Pedro e D. Inês? Pista: Cidade de Coimbra, Paço de… (nome de uma santa).

12 Igreja N. S. Conceição 4)Pergunta – Em que ano foi celebrado o casamento de D. Pedro e D. Inês? Pista: D. Pedro e D. Inês celebraram um casamento secreto ,no ano de 135… (segundo número par).

13 Biblioteca Municipal 5)Pergunta – Qual o nome do episódio de Os Lusíadas a que pertence este excerto? Pista: “ Estavas, linda Inês, posta em sossego,/ De teus anos colhendo doce fruto,/ Naquele engano de alma, ledo e cego,/ Que a Fortuna não deixa durar muito,(…)”

14 Igreja da Misericórdia
6)Pergunta – Quem ordenou que D. Inês fosse morta? Pista: A relação que D. Pedro mantinha com D. Inês não era bem aceite pela família real.

15 Castelo de Alcobaça 7)Pergunta – Qual o filho de D. Pedro que mais se destacou na história de Portugal? Pista: Lembrem-se do 1º rei da Dinastia de Avis (2ª dinastia portuguesa).

16 Challet Fonte Nova 8)Pergunta – Qual o passatempo favorito de D. Pedro? Pista: D. Pedro costumava sair com os seus companheiros, para as matas, onde faziam grandes caçadas.

17 Fonte do Mosteiro 9)Pergunta – Qual o nome da fonte onde D. Inês foi morta? Pista: Segundo a lenda, há uma fonte na Quinta das Lágrimas, cujo nome está relacionado com o amor (fonte dos…).

18 Mosteiro de Alcobaça 10)Pergunta – De que lado se situa o túmulo de D. Pedro? Pista: De que lado está o coração?

19 Respostas aos Enigmas D. Constança Justiceiro Paço de Santa Clara 1354
Episódio de D. Inês de Castro D. Afonso IV, pai de D. Pedro D. João, Mestre de Avis Caçar Fonte dos Amores Esquerdo

20 Fontes Bibliográficas da Pesquisa
Camões, Luís de - Os Lusíadas, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1972. Lopes, Fernão - Crónica de D. Pedro I, Porto, Livraria Civilização,1979. Sousa, Maria Leonor Machado de - Inês de Castro um Tema Português na Europa, Lisboa, ACD Editores.

21 Venham conhecer a nossa escola e a cidade de Alcobaça.
Gostaram? Venham conhecer a nossa escola e a cidade de Alcobaça. Ficamos à vossa espera...! Ana Teodósio, Joana Lucas e Mónica Ribeiro


Carregar ppt "À Procura de Pedro e Inês"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google