A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Informática

2 Conceitos Básicos Informática
Msc. Fabrizio Fiscina Conceitos Básicos Informática “Ciência que visa o tratamento da informação através do uso de equipamentos e procedimentos específicos”

3 Conceitos Básicos Informação Dado 1. Ato ou efeito de informar
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos Informação 1. Ato ou efeito de informar 2. Dados acerca de alguém ou de algo 3. Conhecimento, participação 4. Comunicação da notícia Dado “Elemento ou quantidade conhecida, que serve de base para a resolução de um problema”

4 Conceitos Básicos Origem? Latim  “datum” (fato).
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos Dado Origem? Latim  “datum” (fato). Dados, portanto, são fatos. Os dados são representados por símbolos, mas não são informação senão em sentido limitado. Dados quantitativos: (mensuráveis) podem ser tratados automaticamente. Exemplo: um peso, uma altura, uma quantidade; Dados qualitativos: (preciosos) mais difíceis de tratar; por exemplo, uma opinião ou uma idéia. Exemplo: frio, calor, alto, baixo.

5 Conceitos Básicos Informação
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos Informação Suporte dos conhecimentos humanos e da comunicação nos domínios técnico, econômico e social; Resultado da estruturação de dados num determinado contexto e com determina da finalidade. “Informação é um conjunto de dados dispostos segundo determinada ordem e forma, útil para as pessoas a quem se dirige”.

6 Conceitos Básicos Nome Idade Telefone Francisco 18 234765 Sebastião 19
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos Nome Idade Telefone Francisco 18 234765 Sebastião 19 467823 Inês 17

7 Conceitos Básicos Suportes de informação (Armazenamento)
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos Suportes de informação (Armazenamento) Tradicionais: papel, fitas, microfilmes, entre outros. + recentes e atuais: suportes magnéticos (winchester,SSD), mídias CD, DVD, Blu Ray, pen drive, cartões de memória.

8 Conceitos Básicos Distribuição de informação
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos Distribuição de informação Tradicionais: Livros, revistas, televisão, rádio. + recentes e atuais: Internet, celulares

9 Conceitos Básicos Qualidade da informação
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos Qualidade da informação precisa: correta, verdadeira; oportuna: disponível no local e momento necessário; concisa : de fácil manipulação; completa : assegurada a presença dos diversos componentes que a constituem.

10 Conceitos Básicos INFORMÁTICA
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos INFORMÁTICA INFORmação + autoMÁTICA Presente em vários segmentos da sociedade Negócios (Bancos, empresas) Educação (Salas de aula, biblioteca) Medicina (Diagnósticos de pacientes) E muitos outros (Engenharia, música, etc...)

11 Conceitos Básicos INFORMÁTICA
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos INFORMÁTICA Quais as funções da informática ao lidar com a informação? Processar: Manipular dados; Armazenar: Garantir permanência e futura recuperação dos dados Comunicar: Apresentar a informação resultante do processamento dos dados Utiliza como agente auxiliar o computador.

12 Histórico dos computadores
I geração (1940 – 1952): é constituída por todos os computadores construídos a base de válvulas e cuja aplicação fundamental se deu nos campos científico e militar. computadores grandes, ocupavam um andar de um prédio.

13 HISTÓRICO DOS COMPUTADORES
II Geração (1952 – 1964): A SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA PELO TRANSISTOR. AS MÁQUINAS GANHARAM MAIS POTÊNCIA E CONFIABILIDADE, COM REDUÇÃO DE TAMANHO E CONSUMO, O QUE AS TORNAVAM MUITO MAIS PRÁTICAS.

14 Histórico dos computadores
III Geração (1964 – 1971): surgem os CI - circuitos integrados. os chips que consiste no encapsulamento de uma grande quantidade de transistores.

15 Histórico dos computadores
IV Geração (1971 – 1981): em 1971 aparece o microprocessador, que consiste na inclusão de toda a CPU de um computador num único chip. fabricação em larga escala de micros, computadores pessoais.

16 Histórico dos computadores
V Geração (1981 – 2006): notebooks, palmtops, alta velocidade no processamento, robótica.

17 Histórico dos computadores
VI Geração ( ): inteligência artificial, nanotecnologia, conectividade, web semântica.

18 (Idéia de John Von Newman)
Computador Computador A palavra computador: Origem? Latim  computare (contar, calcular ou avaliar). Um computador pode-se definir como um conjunto de componentes eletrônicos que permite a transformação dos dados de entrada em informação de saída e cuja transformação é controlada através de intervenção humana. (Idéia de John Von Newman)

19 Características dos computadores
Sistema eletrônico; preciso; armazena e processa grandes volumes de dados; possui elevada velocidade de processamento.

20 Computador Vantagens dos computadores é rápido, preciso e confiável;
resolve eficazmente tarefas rotineiras; pode trabalhar 24 horas/dia; não se cansa ou perde concentração; possui grande capacidade de armazenamento.

21 Componentes de um Computador - O Tripé Básico
Hardware Software Peopleware Firmware: União entre hardware e software

22 HARDWARE Hardware é a parte física do computador, composta de todos os componentes: monitor, teclado, mouse, impressora, gabinete, scanner.

23 SOFTWARE Software é a parte lógica do sistema : o programa que informa ao computador o que fazer. O conjunto de instruções ordenadas e preestabelecidas para realizar instruções no Harware.

24 PEOPLEWARE PEOPLEWARE - HOMEM
Componente mais importante, pois é ele que cria o hardware e o sotware. além disso, é ele que vai trabalhar diariamente com estes dois componentes.

25 Componentes de um Computador
Podem existir alguns derivados: . Malware1: Tipo de vírus de computador. ... entre outros ...

26 Hardware A todos os elementos físicos que constituem um sistema de
computador dá-se o nome de Hardware . Entre eles: CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) Dispositivos (ou Periféricos) de Entrada Dispositivos (ou Periféricos) de Saída Dispositivos de armazenamento Dispositivos de Entrada/Saída

27 Placa Mãe

28

29

30

31

32

33

34

35 Chipset Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção, entre outras O Chipset está também relacionado com o clock externo do processador e das memórias. Por exemplo, se o clock externo de seu processador possui um valor de barramento maior que o suportado pelo do Chipset, não seria possível aproveitar todo o potencial dele.

36 Chipset As placas de som e vídeo onboard, são circuitos de som e vídeo integrados no Chipset. Nos primeiros PCs utilizavam-se vários chips para criar todos os circuitos necessários para fazer um computador funcionar. A medida que a tecnologia foi avançando, os circuitos passaram a ser integrados em alguns poucos chips.

37 Chipset Atualmente, a maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais, conhecidos como: North Bridge e South Bridge. O North Bridge (Ponte Norte) ligado diretamente ao processador e cujas funções são o acesso às memórias e aos barramentos AGP e PCI e a comunicação com o South Bridge. O South Bridge (Ponte Sul) que controla as interfaces IDE, USB. No South Bridge também está a conexão com a BIOS e o chip responsável pelas interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas, e interface para drive de disquete.

38 CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento)
Hardware CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) Responsável pelo gerenciamento de todas as funções do computador, ou seja, pelo processamento. Para executar o processamento usam-se dois componentes: processador e memória.

39 Microprocessadores

40

41 Microprocessadores

42 Microprocessadores

43 Processador e Memória Processador: Memória Principal
Hardware Processador e Memória Processador: conhecido como “o cérebro” do computador; interpreta e executa as instruções. Memória Principal utilizada/acionada pela CPU; guarda as informações; RAM – Random Access Memory. Memória Secundária: Alta capacidade de armazenamento; Não é volátil.

44 Funcionamento CPU e componentes

45 Diferenças entre as memórias
PRINCIPAL SECUNDÁRIA Volátil Não Volátil Alta velocidade de acesso Baixa velocidade de acesso Baixa Capacidade de Armazenamento Alta Capacidade de Armazenamento Custo da unidade alta Custo da unidade baixa

46 Funcionamento CPU e componentes
Antigamente o processador controlava a transferência de informações entre o disco rígido e a memória RAM. Como o disco rígido é mais lento que a memória RAM, isso deixava o sistema lento, já que o processador ficava ocupado até que todas as informações fossem transferidas do disco rígido para a memória RAM. Esse método é chamado PIO (Programmed Input/Output - Entrada/Saída Programada). Atualmente a transferência de informações entre o disco rígido e a memória RAM é feita sem o uso do processador, tornando, assim, o sistema mais rápido. Esse método é chamado bus mastering ou DMA (Direct Memory Access - Acesso Direto à Memória). Para simplificar nosso desenho, não colocamos o chip da ponte norte entre o disco rígido e a memória RAM

47 Dispositivos de Entrada e Saída
Hardware Dispositivos de Entrada e Saída Também conhecidos como Input e Output; “A troca” Entrada: aceitam os dados do usuário; Saída: retornam os dados, já processados, para os usuários.

48 Dispositivos de entrada
São dispositivos que o usuário utiliza para mandar os dados para que o computador processe. exemplos: mouse, teclado, scanner, microfone. Se todos chegamos aonde estamos graças às boas e velhas cartilhas do Ivo viu a uva, por que precisamos agora dos computadores?

49 TECLADO É o mais conhecido e importante dispositivo de entrada de dados, é dividido em três blocos básicos: bloco de teclas de função, teclado númerico, teclado alfanúmerico.

50 MOUSE É semelhante a um rato (daí o nome rato em inglês). existem mouses de dois ou três botões. o mouse também pode ser encontrado sem fio e também o óptico que utiliza sensores no lugar das rodanas e da bola central.

51 SCANNER É capaz de capturar fotos, textos e figuras em geral.

52 LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS
É capaz de capturar o código de barras.

53 MICROFONE Utilizado para enviar um som para o computador, ou seja, muito utilizado em programas de bate-papo. evita digitar a mensagem.

54 WEB CAM Este aparelho é utilizado para gravar ou transmitir voz e imagem permitindo a realização, por exemplo, de videoconferência - um recurso que tem sido bastante difundido nos últimos tempos.

55 DISPOSITIVOS DE SAÍDA São dispositivos responsáveis pela apresentação das informações processadas pelo computador. exemplos: monitor, impressora. O computador deve ser utilizado, não como máquina para ensinar, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo, que proporcione ao aprendiz, diante de uma situação problema, investigar, levantar hipóteses, testá-las, e refinar suas idéias iniciais, construindo, assim, seu próprio conhecimento

56 MONITOR Permite a visualização das informações processadas pelo computador. os monitores podem ser monocromáticos ou coloridos.

57 IMPRESSORAS Responsável pelo registro em papel de tudo o que fazemos no computador. existem alguns tipos de impressora: matricial, jato de tinta e laser.

58 Hardware Dispositivos de E/S Dispositivos de armazenamento também são chamados de dispositivos E/S (ou I/O). Armazenamento primário: memória RAM; Armazenamento secundário: disco rígido (HD, Winchester); Outros componentes.

59 Armazenamento secundário

60 dispositivos de entrada e saída
São dispositivos usados para enviar ou receber informações do computador ou de qualquer outra fonte.

61 PLACA DE FAX - MODEM Usado para a ligação de um computador a outros computadores, através de uma linha telefônica.

62 PLACA DE REDE Usado para a ligação de um computador a outros computadores, através de cabos.

63 PLACA DE REDE Usado para a ligação de um computador a outros computadores, através de cabos.

64 Esquema de Funcionamento
Hardware Esquema de Funcionamento Entrada Processamento Saída - Teclado - Mouse - Scanner - CPU - Memória - Vídeo - Impressora

65 Software Software Apesar da grande quantidade de softwares existentes, podemos dividí-los em duas grandes categorias: Software básico; Software aplicativo.

66 Software Software Básico O software básico, caracterizado pelo sistema operacional, informa ao computador como utilizar e coordenar os componentes: torna o hardware apto a executar suas operações. São exemplos de sistema operacional: DOS, Unix, OS/2,Linux, Windows .

67 Software Software Aplicativo São programas que servem as pessoas. Dentre a imensidão de aplicativos existentes podemos destacar: Aplicações Comercias (Editores de texto e imagem, planilhas, apresentações) Utilitários (calculadora, bloco de notas) Aplicações Pessoais (Específicos - simuladores, de programação) Entretenimento (Jogos e Passatempo) Antivírus.

68 Exercícios Qual a diferença entre dados e informações?
Exercícios sobre o conteúdo anterior Exercícios Responda: Qual a diferença entre dados e informações? Quais as duas partes a que se divide o computador? O que você entendeu por “Processamento de Dados”? Cite um exemplo de processamento de dados que você realiza freqüentemente. Qual a importância da relação entre hardware e software? Cite 1 (uma) característica dos computadores vista nas apresentações e 1 (uma) característica que não tenha sido vista. Cite 2 (duas) vantagens dos computadores (uma vista na apresentação e outra não vista). Cite os 3 dispositivos que compõem o funcionamento do processamento de dados. Diga um exemplo ligado a cada um destes dispositivos. Quais as grandes categorias a que se enquadram os Softwares?

69 Funcionamento Interno
O sistema binário (utiliza somente dois símbolos - 1 e 0) é o modo de codificação utilizado no funcionamen-to interno do computador, devido à sua simplicidade e facilidade pode ser representado pela passagem ou não de eletricidade (situação equivalente à de um interruptor).

70 Funcionamento Interno
À unidade mínima de informação em informática dá-se o nome de BIT - Abreviatura de “BInary digiT”. “Mas o que é um bit? Um bit não tem cor, tamanho nem peso e pode viajar à velocidade da luz. É o menor elemento atômico da informação. É um estado: ligado ou desligado, verdadeiro ou falso, para cima ou para baixo, dentro ou fora, preto ou branco. Para efeitos práticos considera-se que um bit é um 1 ou um 0.“

71 Funcionamento Interno
Como o funcionamento dos computadores é binário, 1’s (uns) e 0’s (zeros) - inclusive para representar 256 caracteres - são frequentemente usados os seguintes múltiplos: 1 BIT equivale a sinal elétrico (não representa informações) 1 Byte equivale a BITs (1 caracter -> ) 1 KiloByte (Kb) equivale a bytes (1024 caracteres) 1 MegaByte (Mb) equivale a Kbytes (1024 x 1024 caracteres) 1GigaByte (Gb) equivale a Mbytes (10243 caracteres) 1TeraByte (Tb) equivale a Gbytes (10244 caracteres) Byte (B) 1 Byte = 8 bits Kilobyte (KB) 1 Kbyte = 1024 Bytes (210) Bytes. 1 024 Byte = 1024 x 8 = Bits Megabyte (MB) (220)Bytes Gigabyte (GB) (230) Byte Terabyte (TB) (240) Bytes Petabyte (PB) (250) Bytes Exabyte (EB) (260) Bytes Zettabyte (ZB) (270) Bytes Yottabyte (YB) (280) Bytes Texto adaptado de


Carregar ppt "Introdução à Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google