A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro Litúrgico Tempo de Advento e Natal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro Litúrgico Tempo de Advento e Natal"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro Litúrgico Tempo de Advento e Natal
Local: Asilo São Vicente Data: Participantes: Ademir Muraro Karina Muraro Leni Miranda Maria Suzani

2 Reflexão O que é o Tempo? Como lidamos com o tempo?
Como sentimentos o tempo? Que tempo na vida estamos? Cantemos juntos essa canção...

3 Tempo é ...  Lento para os que esperam  Rápido para os que têm medo
 Longo para os que lamentam  Curto para os que festejam  Eterno para os que amam...

4 História de Moussa ... Moussa Ag Assarid, um tuaregue, vive no sul da França. Mas nasceu e passou a maior parte da sua vida sobre as areias do deserto do Saara. De lá trouxe toda a sabedoria dos "homens azuis", como os da sua tribo são chamados, e a colocou em seus livros

5 Quem são os tuaregues? Tuaregue significa “abandonado”, porque somos um velho povo nômade do deserto, um povo orgulhoso: nos chamam Senhores do Deserto. Nossa etnia é a amazigh (berbere), e nosso alfabeto, o tifinagh.

6 A que ele se dedica? Ao pastoreio de rebanhos de camelos, cabras, cordeiros, vacas e asnos, num reino feito de infinito e de silêncio. O deserto é mesmo tão silencioso? Quando se está sozinho naquele silêncio, ouvem-se as batidas do próprio coração. Não existe melhor lugar para quem deseja encontrar a si mesmo.

7 Que recordações da sua infância no deserto você conserva com maior nitidez? Acordo com o sol. Perto de mim estão as cabras de meu pai. Elas nos dão leite e carne, nós as conduzimos para onde existe água e grama. Assim fizeram meu bisavô, meu avô, meu pai e eu. No mundo não havia nada além disso, e eu era muito feliz assim.

8 Bem, isso não parece muito estimulante. Mas é, e muito
Bem, isso não parece muito estimulante. Mas é, e muito. Aos 7 anos de idade, já permitem que você se afaste do acampamento e descubra o mundo sozinho, e para isso lhe ensinam coisas importantes: a cheirar o ar, a escutar e ouvir, a aguçar a visão, a se orientar pelo sol e pelas estrelas. E a se deixar conduzir pelo camelo; se você se perde, ele lhe conduzirá até onde existe água.

9 Esse é um conhecimento muito valioso, não há dúvida
Esse é um conhecimento muito valioso, não há dúvida. Lá tudo é simples e profundo. Há poucas coisas no deserto, e cada uma delas possui grande valor. Assim sendo, este mundo e aquele são bem diferentes, não é mesmo? Lá, cada pequena coisa proporciona felicidade. Cada roçar é valioso. Sentimos uma enorme alegria pelo simples fato de nos tocarmos, de estarmos juntos. Lá ninguém sonha com chegar a ser, porque cada um já é.

10 O que mais o chocou ao chegar pela primeira vez na Europa
O que mais o chocou ao chegar pela primeira vez na Europa? Ver a gente correr nos aeroportos. No deserto, só corremos quando uma tempestade de areia se aproxima. Fiquei assustado, é claro. Corriam para buscar suas bagagens. Sim, devia ser isso. Também vi cartazes mostrando moças nuas: “Por que essa falta de respeito para com a mulher?”, perguntei-me. Depois, no Hotel Íbis, vi uma torneira pela primeira vez em minha vida: vi a água correr e tive vontade de chorar.

11 Que abundância, que desperdício, não é mesmo
Que abundância, que desperdício, não é mesmo? Até então, todos os dias da minha vida tinham sido dedicados à procura d’água. Até hoje, quando vejo as fontes e os chafarizes decorativos que existem aqui, sinto uma dor imensa dentro de mim. Por quê? No começo dos anos 1990 houve uma grande seca, os animais morreram, nós adoecemos. Eu tinha uns 12 anos e minha mãe morreu. Ela era tudo para mim. Contava-me histórias e ensinou-me a contá-las bem. Ensinou-me a ser eu mesmo.

12 Na sua opinião, qual é a pior coisa que existe aqui. A insatisfação
Na sua opinião, qual é a pior coisa que existe aqui? A insatisfação. Vocês têm tudo, mas nada é suficiente. Vivem se queixando. Na França, passam a vida se queixando. Vocês se acorrentam por toda a vida a um banco por conta de um empréstimo, e existe essa ânsia de possuir, essa correria, essa pressa. No deserto não há engarrafamentos, sabe por quê? Porque lá ninguém quer passar na frente de ninguém!

13 Relate um momento de felicidade intensa que você viveu no seu distante deserto. Esse momento se repete a cada dia, duas horas antes do pôr do sol: o calor diminui, o frio da noite ainda não chegou, homens e animais retornam lentamente ao acampamento e seus perfis aparecem como recortes contra o céu que se tinge de rosa, azul, vermelho, amarelo, verde.

14 É fascinante. E então. Esse é um momento mágico
É fascinante. E então... Esse é um momento mágico. Entramos todos na tenda e fervemos a água para o chá. Sentados, em silêncio, escutamos o barulho da água que ferve. A calma toma conta de nós. As batidas do coração entram no mesmo compasso dos gluglus da fervura.

15 Que paz... Aqui, vocês têm o relógio; lá, temos o tempo.

16 Hoje é escritor, jornalista, contador de histórias e ator.

17

18 Ano Liturgico O ano litúrgico tem 2 dimensões: Celebrativa – memorial
Pedagógica: quem tem finalidade de formar cristãos, que se comprometam com o projeto de Jesus. (encaminhar)

19 O Ano Litúrgico “revela todo o mistério
de Cristo no decorrer do ano, desde a encarnação e nascimento até à ascensão, ao pentecostes e à expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor” (SC 102). ENCARNAÇÃO PAIXÃO ASCENSÃO ENVIO DO ESPÍRITO VINDA GLORIOSA

20 Advento O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz.

21 Advento O tempo do Advento começa com as primeiras vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, terminando antes das primeiras vésperas do Natal do Senhor.

22 Advento Advento: 2 caracteristicas:
Ate 16 de dezembro volta-se o coração para a expectativa da segunda vinda de Jesus; Do dia 17 ao 24 de dezembro comemora-se a primeira vinda do filho de Deus sobre os homens; O tempo do Advento é o tempo litúrgico mais próprio para veneração de Maria ( Paulo VI, encíclica “Marialis cultos”) Advento é um tempo de conversão e alegre expectativa.

23 Ciclo do Natal Podemos dividi-lo em três etapas: . A primeira, de preparação, de gestação - é o tempo do Advento. . A segunda, de chegada, de realização, é a festa do natal. . A terceira, finalmente, de manifestação é a festa da Epifania.

24 Celebrar o Natal é celebrar a manifestação de Deus em nossa humanidade; "O Verbo se fez carne e habitou entre nós". È festejar a salvação que entra definitivamente na história da gente. È comemorar a Páscoa do Natal! É festejar a chegada do dia da libertação, há tanto tempo esperado!

25 Por isso em todo o ciclo do natal, do advento ao batismo do Senhor,há este movimento de correr ao encontro do Cristo que vem ao nosso encontro, porque como diz Jean Yves Leloup "não é o nosso ego que ama,é o divino em nós que nos faz capaz de amar".E será através de gestos concretos que aprenderemos urna qualidade de amor gratuito, de pessoas "recriadas na luz da sua divindade", como nos faz cantar o prefácio da Epifania.

26 O que é liturgia Lit = povo, comunidade Urgia = ação,obra, serviço
A liturgia é celebrada na vida tem que sentir o tempo passar. Liturgia é algo que sefaz, Deus é o liturgo por excelência. O mistério da liturgia e o mistério pascal.

27 Liturgia:é ação e obra da santíssima trindade
Deus Pai: Maior Liturgo, Obra: criação (Ver Cic ) Deus Filho: Obra: Salvação(ver CIC ) Deus Espírito Santo: Obra Santificação (Ver CIC )

28 Qual é a nossa liturgia? Celebramos:
Ação Memorial – passado que se faz presente, Recordação – traz de novo ao coração, Participação – tomar parte ( ver, ouvir, silenciar, participa com a boca , olhos e ouvidos) A liturgia é uma oração pessoal e comunitária, Liturgia é fonte da espiritualidade, é a celebração do mistério pascal de Cristo no tempo.

29 Liturgia no ritmo dos tempos:
Ritmo diário:alternando manhã e tarde, dia e noite, luz e trevas de manhã Laudes celebra a ressurreição e véspera noite celebra a morte Ritmo semanal domingo: alternando trabalho e descanso, ação e celebração. Ritmo anual:alternando o ciclo das estações e a sucessão dos anos comemora-se 2 grandes festas tempo Pascal e Tempo do Natal.

30 OBSERVAÇÕES No advento não se canta o Glória.
A cor litúrgica do tempo do Advento é o roxo; para o terceiro domingo (Gaudete) é permitido o uso da cor rosa. Nunca coloca-se flores diante do altar, e as flores não devem ofuscar o ambão. Natal não é o aniversário de Jesus e sim o nascimento de Cristo. O altar é mais importante que o presépio Nas leituras lembre-se que é Cristo que fala.

31 Tomar cuidado com os cânticos, exemplo: em nome do pai, em nome do filho, em nome do espírito santo... A missa não é uma diversão religiosa!

32 Reflexão: Qual é o futuro da eucaristia?
Exemplo do frei num dia exaustivo de confissões...


Carregar ppt "Encontro Litúrgico Tempo de Advento e Natal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google