A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ativos de Rede Elementos de Rede !!!!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ativos de Rede Elementos de Rede !!!!."— Transcrição da apresentação:

1 Ativos de Rede Elementos de Rede !!!!

2 Classificação das REDES.
REDES LOCAIS (LANs - Local Area Networks). REDES METROPOLITANAS (MANs - Metropolitan Area Network). REDES GEOGRATICAMENTE DISTRIBUIDAS (WANs - Wide Area Networks).

3 Tabela de Classificação

4 Elementos de Rede Denomina-se elementos de rede, um conjunto de hardware capaz de viabilizar e proporcionar a transferência da informação (dados).

5 MAC Address O que é ? É o endereço físico, dos elementos de rede na arquitetura ethernet, expresso no formato hexadecimal, composto por: AA-00-AA 00-AA-00 Identifica o Fabricante Identifica o n. de Serie

6 MAC Address

7 Elementos de Rede Placas de Rede Repetidor Hub’s
Transceivers(Conversores) Bridge Switch Roteador / Gateway

8 Placa de Rede As Placas de Redes são circuitos que conectam um nó na rede. Juntamente com o driver de rede e com o Sistema Operacional, a placa de rede trabalha para poder transmitir e receber mensagens a partir da rede.

9 Placa de Rede Tipo de conexão, UTP, STP, F.O, AUI e Coaxial.
Velocidades de comunicação. Tipo de Barramento. Ambiente Operacional

10 Repetidor Equipamento simples que transfere todos os pacotes entre segmentos de uma rede local, re-gerando, re-sincronizando e amplificando os sinais elétricos. Os repetidores são dispositivos de porta única de "entrada" e porta única de "saída“.

11 Repetidor Atentar à Regra conhecida como “Regra 5-4-3”, ao estender os segmentos da LAN. Essa regra afirma que você pode conectar cinco segmentos de rede ponto a ponto usando quatro repetidores, mas apenas três segmentos podem ter hosts (computadores). 

12 HUBs (repetidor multi portas)
Hubs são equipamentos usados para conferir uma maior flexibilidade as redes locais. São utilizados para conectar os equipamentos que compõem a LAN. O Hub é basicamente um pólo concentrador de fiação, e cada equipamento conectado a ele fica num seguimento próprio.

13 HUBs

14 HUBs Devido a ligação estrela, os nós ficam isolados um a um, de maneira que a s falhas também ficam isoladas. O hub, ao receber o dado de uma porta, faz o broadcasting para todas as portas. Isto é feito através do processamento interno ao hub, que transmite o dado para todas as portas.

15 HUBs Com o uso de hubs o gerenciamento da rede é favorecido e a solução de problemas facilitada, uma vez que o defeito fica isolado no segmento da rede, bem como facilita muito a inserção de novas estações em uma LAN.

16 HUBs Gerenciáveis São considerados hubs gerenciáveis, os portadores de hardware e software internos chamados de MIB (gerenciador básico de informações), em conjunto com os agentes SNMP (protocolo simples de gerenciamento de rede), proporcionando ao administrador uma maior visão de controle da rede.

17 HUBs Gerenciáveis Benefícios: Estatística de fluxo
Controle de Protocolo Controle de acesso Interface Web Interface não gráfica (serial)

18 HUBs Não Gerenciáveis Estes não proporcionam a interação do administrador da rede, sendo utilizado como elemento de conexão, apresentam um menor custo e facilidades de instalação.

19 HUBs Hub Chassis n.. Portas Hub Stackable 24 Portas

20 Transceivers (Conversor)
Transceiver é um circuito de hardware que faz a conexão de diferentes meios de transmissão, atuando como elemento de interconexão entre computadores ou elementos de rede, a utilização deste elemento de rede é algo comum.

21 Transceivers (Conversor)
Quando utiliza-se os Transceivers ou conversores, as características técnicas dos meios de transmissão devem ser respeitadas.

22 Transceivers (Conversor)
Conversor FO MM - FO SM Conversor FO - UTP

23 Bridge As Bridges ou pontes são equipamentos que possuem a capacidade de segmentar uma rede local em várias sub-redes, e com isto conseguem diminuir o fluxo de dados (o tráfego). Quando uma estação envia um sinal, apenas as estações que estão em seu segmento a recebem ,e somente quando o destino esta fora do segmento é permitida a passagem do sinal.

24 Bridge As Bridges conseguem, como os repetidores, transferir quadros entre meios diferentes e, da mesma forma, esse procedimento é invisível para todos os usuários da rede Elas se diferem dos repetidores porque manipulam pacotes ao invés de sinais elétricos. As Bridges também podem converter padrões, como por exemplo de Ethernet para Token-Ring.

25 Bridge As bridges atuam também como modelos passivos gerenciadores de rede, podendo coletar dados estatísticos de tráfego de pacotes para elaboração de relatórios. Por esse fato, a inclusão de softwares especiais (chamados agentes) nas bridges pode oferecer informações de volume de tráfego e erros da rede

26 Bridge As brige´s conseguem “aprender”, quais são as maquinas de um determinado seguimento de rede, através da composição do endereço MAC Address. As tabelas internas são compostas com os endereços físicos das estações, que compõem a rede.

27 Bridge Lan1 Lan2 01-32-AA-00-2E-54 01-32-AA-03-3E-1A 21-2C-EA-04-AA-3E
21-2C-EA-5A-EE-00 Lan1 01-32-AA-00-2E-54 01-32-AA-03-3E-1A Lan2 21-2C-EA-04-AA-3E 21-2C-EA-5A-EE-00

28 Switch O switch é uma evolução dos hubs e bridges, ele possui barramentos internos comutáveis que permitem chavear Backbones, tornando-o no momento dedicado a dois nós que podem assim usufruir de toda capacidade do meio físico existente.

29 Switch Em outras palavras, o switch permite a troca de mensagens entre várias estações ao mesmo tempo, desta forma estações podem obter para si taxas efetivas de transmissão bem maiores do que as observadas anteriormente nos hubs.

30 Switch O switch tornou-se necessário devido as demandas por maiores taxas de transmissão e melhor utilização dos meios físicos, aliados a evolução contínua da micro eletrônica. Tudo isso forçou uma alteração dos HUBs.

31 Switch O switch é um equipamento que permite a formação do backbone , arquitetura que nos dias de hoje, se encontra em evidência. Essas características fazem dele hoje a resposta tecnológica mais procurada para responder às crescentes demandas das atuais aplicações em redes.

32 Switch A popularização dos switch, os tornaram os elementos de rede mais cobiçados na integração de dados, fato que comprovadamente vem reduzindo seu custo.

33 Switch

34 Roteador O roteador é um equipamento responsável pela interligação das redes LAN (redes locais) uma as outras. Responsável por qual rota ou destino um determinado pacote deve seguir.

35 Roteador

36 Roteador Devido às suas habilidades sofisticadas de gerenciamento de redes, os roteadores podem ser utilizados para conectar redes que utilizam protocolos diferentes ( de Ethernet para Token Ring, por exemplo)

37 Roteador Este equipamento atua nas camadas 1,2 e 3 do modelo ISO/OSI. Através de uma série de regras como: rotas estáticas inseridas no roteador, rotas dinâmicas aprendidas através de protocolos de roteamento usado entre roteadores .

38 Tipos de Roteadores Existem dois tipos de roteadores os : Roteadores Passivos: Construídos com PC´s, comportando 2 placas de rede, interfaces seriais e sistemas operacionais como Linux. Roteadores Ativos: Construídos com HW e SW especificos, proporcionando um melhor desempenho e confiabilidade.

39 Aplicações de Roteadores

40 Fim !!!!! Boa Noite !!!!


Carregar ppt "Ativos de Rede Elementos de Rede !!!!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google