A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2 O que é informática? INFORMAÇÃOTECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação  autoMÁTICACIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2 O que é informática? INFORMAÇÃOTECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação  autoMÁTICACIÊNCIA DA INFORMAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

3 2 O que é informática? INFORMAÇÃOTECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação  autoMÁTICACIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

4 3 Histórico  No antigo Egito, 4500 anos antes de Cristo, iniciou- se o processo de realizar medidas para melhor controlar as colheitas, construções e obras.  Na Mesopotâmia, os pastores contavam ovelhas utilizando pedras, uma para cada ovelha, comparando os resultados.  Na China, 3000 anos antes de Cristo, surgiu o ábaco, primeiro equipamento para efetuar cálculos. Apesar de realizar apenas somas, durante séculos teve grande importância, sendo utilizado até hoje.  Na França, em 1642, Blaise Pascal criou uma máquina de somar mecânica, baseada em engrenagens.

5 4 Continuação do Histórico  Nos Estados Unidos, em 1890, Hermann Holleirith desenvolveu um equipamento que utilizava cartões perfurados, para realizar o censo demográfico americano.  Em 1944, Howard Aiken criou o MARK l, o primeiro computador com tecnologia eletromecânica.  Em 1946, devido ao surgimento da válvula, Eckert e Mauchly construíram o ENIAC, o primeiro computador eletrônico. Apesar de ser quase uma calculadora, pois sua memória tinha capacidade para apenas 80 caracteres de informação, o ENIAC pesava 30 toneladas, possuindo 1.500 relés eletromecânicos e 17.000 válvulas.

6 5 Processamento de Dados

7 6 Continuação de Processamento de Dados  Processamento de dados significa transformar informações dispersas (dados iniciais ou de entrada) em informações úteis (dados finais ou de saída).  Dado é todo elemento conhecido que serve de base para a resolução de um problema.   Informação é um conjunto organizado e estruturado de dados.  O processamento de dados possui as seguintes características:   Permite o processamento de grande quantidade de dados, com grande velocidade e precisão.   Reduz a necessidade de mão-de-obra.   Permite a redução de erros e de custos.

8 7 Continuação de Processamento de Dados  Em um sistema de processamento de dados existem os seguintes componentes principais:   Hardware: é a parte física do sistema (equipamento).   Software: é o conteúdo lógico ou programa (conjunto de instruções para o computador).   Peopleware: é o conjunto de pessoas que realizam as tarefas necessárias ao funcionamento do sistema.

9 8 Hardware Equipamentos

10 9 Continuação de Hardware  O gabinete contém os principais componentes que permitem o funcionamento do computador, como placa mãe, processador, memória e dispositivos de armazenamento.  Conectados ao gabinete do computador estão os periféricos.  Periférico é todo equipamento anexo ao computador, como monitor de vídeo, teclado e impressora..

11 10 Unidade Central de Processamento CPU MEMÓRIA PRINCIPAL AUXILIAR ENTRADASAÍDA

12 11 Continuação de Unidade Central de Processamento  O Processador ou CPU (Central Process Unit) processa instruções, executa cálculos e gerencia o fluxo de informações, sendo o “cérebro” do computador.  Suas principais funções são: Ler e escrever informações na memória; Reconhecer e executar comandos; Controlar todas as operações com a memória e periféricos.

13 12 Microprocessadores 8088 (XT) 80286 80386 80486 Pentium Pentium II Pentium III

14 13 Continuação de Microprocessadores MicroprocessadorAno de FabricaçãoCapacidade InternaCapacidade Externa 808019748 bits 8086197816 bits 8088197816 bits8 bits 80286198416 bits 80386 DX198532 bits 80386 SX198832 bits16 bits 80486 DX e SX198932 bits 80486 DLC/SLC199032 bits16 bits PENTIUM199332 bits64 bits 80586199432 bits PENTIUM II199732 bits64 bits PENTIUM III199932 bits64 bits

15 14 Memória  A memória armazena temporariamente os dados processados pela CPU.  O computador possui diversos tipos de memória, como memória principal e memória auxiliar.  A memória principal divide-se em ROM e RAM: ROM ( Read-Oniy Memorv  Memória somente para leitura ): contém instruções especiais referentes ao computador, sendo permanente. RAM ( Random Access Memorv  Memória de acesso aleatório ): memória na qual o processador pode ler e escrever, sendo volátil (seu conteúdo é perdido quando o computador é desligado).

16 15 Continuação de Memória PRINCIPAL volátil rápida cara limitadaAUXILIAR permanente lenta barata ilimitada

17 16 Periféricos Entrada Armazenamento Saída Computador PeriféricoProcessador

18 17 Continuação de Periféricos  Periféricos são equipamentos que auxiliam no processamento de dados, mesmo não pertencendo ao computador, sendo classificados em : Unidades de entrada: permitem a entrada de dados no computador, como teclado, mouse ou scanner. Unidades de saída: permitem a saída das informações processadas pelo computador, como o monitor de vídeo ou impressora. Unidades de armazenamento: armazenam informações de modo permanente, permitindo sua recuperação quando necessário.

19 18 Dispositivos de Entrada Teclado Mouse

20 19 Dispositivos de Armazenamento Disco Rígido Capacidade  1.2 GB  2.5 GB  12 GB  35 GB  40 GB  80 GB Disquete Disquete Tamanho  3 ½”  5 ¼” Capacidade  1.44 MB  1.2 MB 

21 20 Continuação de Dispositivos de Armazenamento  Unidade de disco rígido (winchester ou hard disk): é o principal dispositivo utilizado para armazenar informações. Localiza-se no interior do gabinete do computador, sendo chamado de drive C.  Unidade de disco flexível: armazena informações em disquetes. Localiza-se no gabinete do computador, sendo chamado de drive A. O disquete armazena os dados em meio magnético, tendo tamanho de 3½ polegadas e capacidade para 1.44 MB, devendo ser formatado antes de ser usado pela primeira vez.

22 21 Dispositivos de Saída Resolução CGA, VGA, SVGA (padrão) Cor Monocromático, colorido Dot Pitch 0.39, 0.28 Monitor de vídeo

23 22 Continuação de Dispositivos de Saída Impressoras Matriciais Jato de Tinta Laser

24 23 Dispositivos de Saída - Impressoras Matricial: o cabeçote de impressão é composto por uma matriz de agulhas, que utilizando uma fita tintada, marca a folha de papel. Jato de tinta: o cabeçote de impressão vaporiza a tinta na folha de papel através de pequenos orifícios. Laser: funciona como uma foto-copiadora. Plotter: é uma impressora de grande formato utilizada para imprimir desenhos e projetos de engenharia.

25 24 Modem  Comunicação de dados  Home Banking  Internet MOD ulador DEM odulador

26 25 Continuação de Modem  Permite a comunicação e a troca de informações entre computadores através de linhas telefônicas.  Os dados que estão em forma de sinais digitais são transformados em sinais analógicos (modulados) para serem transmitidos pela linha telefônica.  Ao chegarem no destino, são transformados novamente em sinais digitais (demodulados).  A velocidade de transmissão é medida em bps (bits por segundo).

27 26 Compact Disk - Read Only Memory Disco Óptico CD-ROM MULTIMÍDIA SOMIMAGEM TEXTO

28 27 Continuação de Disco Óptico  A unidade de CD-ROM lê as informações armazenadas em um CD-ROM (Compact Disc - Read Only Memory).  Os dados são gravados por laser (opticamente).  Um CD pode armazenar 650 Mb de dados, não sendo possível alterar essas informações depois de gravadas.  A unidade localiza-se no gabinete computador, sendo chamada de unidade ou drive D.

29 28 Continuação de Disco Óptico  DVD apresenta uma tecnologia de mídia óptica com alta capacidade de armazenamento, podendo ser usado para vídeo, áudio e dados.  A alta capacidade de armazenamento deve-se ao maior número de trilhas, do uso de mais camadas e de mais lados de gravação.  Os principais tipos de DVD são:  DVD 5: 4,7 GB (vídeo: 133 min., camadas: 01, lados: 01) ;  DVD 9: 8,5 GB (vídeo: 240 min, camadas: 02, lados: 01) ;  DVD 18: 17 GB (vídeo: 480 min., camadas: 02, lados: 02).  Para que os dois lados do DVD sejam lidos automaticamente a unidade deve possuir dois conjuntos de cabeças.

30 29 Multimídia  Multimídia é a união de texto, som e imagem, fornecendo um poderoso meio de transmissão de informações em áreas como educação, ciências e negócios.  Trabalhando com a filosofia de hipertexto, o usuário navega pelas informações conforme as dúvidas vão surgindo, selecionando as palavras grifadas e desviando o texto para o conteúdo desejado.

31 30 Outros Dispositivos  Scanner  Plotter  Leitor de Código de Barras  Caneta Óptica  Cartão Magnético

32 31 Cuidados com o Computador  Use um estabilizador de energia;  Evite choques mecânicos;  Deixe espaço para ventilação traseira;  Proteja da poeira com uma capa;  Ative o protetor de tela;  Evite ligar/desligar a toda hora;  Evite fumar perto do computador.

33 32 Software SISTEMA OPERACIONAL MS-DOS Windows Linux APLICAÇÃO Folha de Pagamento Contas a Pagar Contas a Receber APLICATIVO Processador de Textos Planilha Eletrônica Desenho

34 33 Continuação de Software  O software ou programa é um conjunto de instruções que, colocadas em seqüência lógica, informam ao computador o que deve ser feito.  O sistema operacional é um conjunto de programas que gerencia os sistemas internos do computador, realizando tarefas como reconhecer periféricos, copiar ou excluir arquivos. O sistema operacional mais utilizado atualmente é o Windows.  Os programas aplicativos permitem o desenvolvimento de aplicações que automatizam operações em instituições comerciais, industriais ou educacionais. Por exemplo, folha de pagamento e emissão de passagens aéreas.

35 34 Programas de Computador

36 35 Continuação de Programas de Computador  Para desenvolver programas de computador, deve- se escolher a linguagem de programação adequada.  As linguagens classificam-se em: 1 a geração: linguagens de máquina ou binária. 2 a geração: linguagens assemblers (montadoras). 3 a geração: são utilizadas para desenvolvimento de aplicativos, como Pascal, Cobol ou C. 4 a geração: utilizadas para o desenvolvimento de aplicativos, sendo amigáveis e exigindo menor esforço de programação, como Delphi ou Visual Basic.

37 36 Continuação de Programas de Computador  Para fazer um programa é necessário:   Digitar o código fonte em editor de textos (a maioria das linguagens possui editor próprio).   Compilar o programa fonte, gerando o código objeto em linguagem de máquina. Os compiladores traduzem os programas escritos em linguagens de alto nível para linguagens de baixo nível (binária).   Gerar um código executável (várias linguagens dispensam este passo).  Um programa executável destina-se ao processamento de dados fornecidos pelo usuário.  Entrada  Processamento de dados  Saída.

38 37 Armazenamento de Informações KBMBGB 1KB = 1024 bytes

39 38 Byte e bit  Byte é um grupo de 8 bits, que representa um caractere de nossa linguagem.  Byte é a unidade de armazenamento de informações em computadores, possuindo os seguintes múltiplos: 1 Byte = 8 bits 1 Kilobyte (KB) = 1.024 bytes 1 Megabyte (MB) = 1.024 kilobytes 1 Gigabyte (GB) =1.024 megabytes 1 Terabyte (TB) = 1.024 gigabytes  bit é a menor unidade de informação que um computador pode manipular, sendo representado por 1 (ligado) ou O (desligado).

40 39 MS-DOS C:\compras\carta.doc A:\salario.xls Arquivo DiretórioUnidade de disco A:A: C:C:

41 40 Continuação de MS-DOS  O MS-DOS (MicroSoft - Disk Operational Svstem) foi o sistema operacional para microcomputadores mais vendido no mundo, sendo substituído pelo Windows.  O Windows possui uma interface amigável e intuitiva, sendo multitarefa.  O pacote Officce, baseado no Windows, é composto por editor de texto (Word), planilha eletrônica (Excel), banco de dados (Access), editor de apresentações (Power Point), correio eletrônico (Out Look) e editor de páginas para internet (Front Page).

42 41 Continuação de MS-DOS ARQUIVO DIRETÓRIOUNIDADE DE DISCO

43 42 Termos utilizados em informática  Arquivo: é um conjunto de informações relacionadas, como relatórios, memorandos ou relatórios mensais de vendas.  Pasta ou diretório: permite armazenar arquivos relacionados, melhorando sua organização em um disco.  Nome de volume: ao utilizar um novo disco, é possível identificá-lo através de um nome interno, permitindo sua fácil localização. Esta operação também é realizada em discos rígidos.

44 43 Sistema Operacional Usuário Aplicativo Sistema Operacional Hardware Realiza as seguintes funções:  controle do teclado  controle do mouse  controle do vídeo  controle da impressora  controle das memórias

45 44 Continuação de Sistema Operacional Mono Usuário Rede Local

46 45 Continuação de Sistema Operacional  Monousuário: permite o acesso de apenas um usuário por vez.  Multiusuário: permite o acesso a vários usuários ao mesmo tempo.  Teleprocessamento é o sistema que utiliza linhas telefônica para a transmissão de dados.  A transmissão dos dados pode ser por cabo paralelo (transmissão byte a byte) ou serial (transmissão bit a bit).

47 46 Internet A Internet é fruto dos avanços da computação e dos satélites, que permitiram a comunicação entre todos os pontos do planeta. Hoje se tornou uma nova forma de comunicação global, inclusive no mundo dos negócios. Para que se tenha acesso a Internet é necessário um provedor de acesso que possibilita a conexão entre o seu computador e a rede mundial de computadores.

48 47 Vírus de Computador  O que são vírus?  Como se propagam?  Como evitá-los?  Como eliminá-los?

49 48 Continuação de Vírus de Computador  Vírus de computador são programas que visam danificar outros programas.  Propagam-se por disquetes contaminados ou pela internet.  Deve-se adotar como norma passar o antivírus em todos os disquetes que receber, antes de abrir qualquer arquivo ou programa que contenham.  Pela internet, o vírus pode ser recebido em arquivos anexados (attach) a um e-mail, em programas, jogos baixados da internet e em chats (salas de bate- papo).

50 49 Continuação de Vírus de Computador  Atualize o antivírus semanalmente;  Nunca abra disquetes sem passar o antivírus;  Mantenha sempre ativado o recurso "proteção constante" ou "varredura do sistema" do antivírus;  Use os recursos do provedor de webmail para examinar as mensagens recebidas;  Apague, sem abrir, mensagens suspeitas ou de remetente não identificado;  Só abra anexos executáveis depois de passar o antivírus, caso venham de fonte segura;  Depois de apagar o e-mail suspeito ou contaminado, limpe a pasta de mensagens excluídas.


Carregar ppt "1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2 O que é informática? INFORMAÇÃOTECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação  autoMÁTICACIÊNCIA DA INFORMAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google