A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Silêncio 4º DOMINGO DA PASCOA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Silêncio 4º DOMINGO DA PASCOA."— Transcrição da apresentação:

1 Silêncio 4º DOMINGO DA PASCOA

2 Entrada

3 Jerusalém, Louva o teu Senhor
Glorifica, Jerusalém, o Senhor Louve, Sião, o teu DEUS Ele reforçou as tuas portas E abençoou os teus filhos.

4 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Amen!
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os santos mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

5 Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amen!

6 Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós.

7 Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória.

8 Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós;
Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

9 Gloria a Deus, na terra e nos céus,
Gloria, Gloria, Paz na Terra Só Vós sois o Santo; só Vós, sois o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen! Aâ–Aâ –Aâ -Ámen!

10 ORAÇÃO COLECTA Deus eterno e omnipotente, conduzi-nos à posse das alegrias celestes, para que o pequenino rebanho dos vossos fiéis chegue um dia à glória do reino onde já Se encontra o seu poderoso Pastor, Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

11 1ª Leitura

12 Leitura dos Atos dos Apóstolos
LEITURA I Atos 5, 27b-32.40b-41 Leitura dos Atos dos Apóstolos Naqueles dias, Paulo e Barnabé seguiram de Perga até Antioquia da Pisídia. A um sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. Terminada a reunião da sinagoga, muitos judeus e prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, que nas suas conversas com eles os exortavam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra do Senhor.

13 Ao verem a multidão, os judeus encheram-se de inveja e responderam com blasfémias. Corajosamente, Paulo e Barnabé declararam: «Era a vós que devia ser anunciada primeiro a palavra de Deus. Uma vez, porém, que a rejeitais e não vos julgais dignos da vida eterna, voltamo-nos para os gentios, pois assim nos mandou o Senhor: ‘Fiz de ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra’». Ao ouvirem estas palavras, os gentios encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor.

14 Todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé e a palavra do Senhor divulgava-se por toda a região. Mas os judeus, instigando algumas senhoras piedosas mais distintas e os homens principais da cidade, desencadearam uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. Estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, seguiram para Icónio. Entretanto, os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Palavra do Senhor.

15 Salmo

16 Refrão: Nós somos o povo do Senhor, ele é o nosso alimento.
Salmo Salmo 99 (100), b (R. 3c) Refrão: Nós somos o povo do Senhor, ele é o nosso alimento. Aclamai o Senhor, terra inteira, servi o Senhor com alegria, vinde a Ele com cânticos de júbilo.

17 Refrão: Nós somos o povo do Senhor, ele é o nosso alimento.
Salmo Salmo 99 (100), b (R. 3c) Refrão: Nós somos o povo do Senhor, ele é o nosso alimento. Sabei que o Senhor é Deus, Ele nos fez, a Ele pertencemos, somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.

18 Refrão: Nós somos o povo do Senhor, ele é o nosso alimento.
Salmo Salmo 99 (100), b (R. 3c) Refrão: Nós somos o povo do Senhor, ele é o nosso alimento. O Senhor é bom, eterna é a sua misericórdia, a sua fidelidade estende-se de geração em geração.

19 2ª Leitura

20 Leitura do Livro do Apocalipse
LEITURA II Ap 5, 11-14 Leitura do Livro do Apocalipse Eu, João, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão. Um dos Anciãos tomou a palavra para me dizer: «Estes são os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, servindo-O dia e noite no seu templo.

21 Por isso estão diante do trono de Deus, servindo-O dia e noite no seu templo. Aquele que está sentado no trono abrigá-los-á na sua tenda. Nunca mais terão fome nem sede, nem o sol ou o vento ardente cairão sobre eles. O Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água viva. E Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos». Palavra do Senhor.

22 Aclamação Eu sou o bom pastor, diz o Senhor:
Conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me.

23 Evangelho

24 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só». Palavra da salvação.

25 Homilia

26 Celebramos o Dia Mundial das Vocações
Celebramos o Dia Mundial das Vocações. Há crise nas vocações sacerdotais, religiosas e para o matrimónio. Muitos gostam de manter a liberdade vivendo juntos ou separados, ou casados só apenas civilmente e falta a coragem para ir até ao fim. Alguns vivem a vida inteira com o companheiro ou a companheira, sempre foram fieis, mas não querem fazer a promessa em frente do altar. Vivemos num mundo complicado pelos conceitos distorcidos de liberdade e de felicidade e pelas incertezas da vida.

27 Antigamente um trabalho era por a vida inteira e hoje em dia é por um tempo limitado. Esta instabilidade económica tornou o matrimónio um contrato, que dá a liberdade de despedir o/a outro/a em qualquer momento. Ninguém pertence a ninguém, e admitem uma terceira pessoa como reserva para substituir no momento de despedida. Ninguém acredita em ninguém e o dinheiro e os bens têm um valor acima da pessoa humana.

28 Todas as vocações trazem sofrimento e os pais, no passado, aceitavam isso por causa dos filhos. Hoje a situação é ao contrário e são os filhos que sofrem. Alguns jovens estão fora da casa porque não gostam do novo namoro do pai ou da mãe. Vendo a família destruída e vivendo uns dias com os pais e uns dias com as mães, os miúdos, com um modelo errado da vida familiar, experimentam uma família não tradicional tal como um casamento homossexual.

29 Algumas mães solteiras não conseguem controlar os filhos e tornam-se doentes mentais. Uns casais encontram problemas na vida e mantêm uma relação só formal por causa de prestígio ou por outras razões; aceitam amigos ou companheiros fora da relação e é triste ver que há clubes para promover isso. Destruída a vida familiar, muitos caem nas drogas, no álcool, nos jogos, frequentam discotecas, e clubes de má fama. Estão contentes e vivem em paz?

30 Também encontramos algumas famílias que lutam e vivem conforme a regra de Deus. O desejo de Deus é criar uma família até à morte. Ele nasceu, viveu e abençoou a vida familiar. Ele é que escolhe o outro ou a outra e os entrega no matrimónio. Não criou ninguém perfeito, por isso o matrimónio é para cuidar, completar e proteger e lutar até ao fim. Ele é que fortifica e consola.

31 Falta de sacerdotes é o resultado destas confusões
Falta de sacerdotes é o resultado destas confusões. Se houver uma ordenação em cada paróquia em cada 25 anos, nunca teremos falta das vocações sacerdotais. Há 49,631 paróquias sem sacerdotes. É triste ver que as igrejas fecham pela falta de sacerdotes e os fiéis não têm oportunidade para se confessarem nem para comungarem. No mundo inteiro o número dos cristãos aumenta 1,7% por ano e o número das vocações só 1%.

32 No ano 2011 existiam 412,236 sacerdotes
No ano 2011 existiam 412,236 sacerdotes. O continente Europeu oferecia a maior parte dos sacerdotes, mas hoje em dia a queda é grande. A vocação para o sacerdócio cresceu em Africa, Asia e América e manteve-se estável na Oceânia. O único continente que sofre uma queda nas vocações, batismos e matrimónios é o nosso. Os filhos vendo a falta de coragem dos pais evitam o compromisso da vida sacerdotal e religiosa.

33 "Todos são sacerdotes, alguns são sacerdotes, e apenas um só é Sacerdote" Pelo batismo tornamo-nos no povo real, sacerdote e povo eleito em Cristo. Alguns foram eleitos para servir a comunidade como sacerdotes, mas temos apenas um só sacerdote, Cristo, que imolou a sua vida na cruz para salvar todos. Cristo instituiu o sacerdócio com as principais funções sagradas, tal como anunciar a palavra de Deus, celebrar a missa, perdoar os pecados em nome de Deus na confissão e administrar os sacramentos.

34 Um pastor guia, alimenta, fortalece, consola, corrige e protege o seu rebanho. Pela falta de sacerdotes, doença e outras limitações, hoje em dia, é facto que os pastores não conseguem conhecer o rebanho pessoalmente, não conseguem cuidar bem dele e não conseguem protegê-lo. Somos ovelhas fáceis para os lobos deste mundo e os sete pecados capitais- soberba, avareza, inveja, gula, ira, luxúria e preguiça- estragam a relação humana.

35 Peçamos ao Bom Pastor que nos ilumine e nos ajude a resolver o nosso problema para que haja mais e santas vocações.

36 Meditação

37 Credo

38 Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra,
Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e Invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus. (Faz-se inclinação)

39 E encarnou pelo Espírito Santo, no selo da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em Sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o Seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo,

40 Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só baptismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há-de vir. Amen!

41 Oração dos Fieis

42 Irmãos e irmãs: oremos a Jesus ressuscitado, o Bom Pastor que nos guia para o Pai, para que dê bons pastores à sua Igreja, dizendo com alegria. Cristo, ouvi-nos, Cristo atendei-nos. 1 Para que os ministros e os fieis da santa Igreja escutem sempre a voz do Bom Pastor e O sigam com prontidão e confiança, oremos, irmãos, 2 Para que Deus conceda a paz ao mundo inteiro, sacie os que têm fome e sede de justiça e Se revele aos que ainda O não conhecem, oremos irmãos.

43 Cristo, ouvi-nos, Cristo atendei-nos.
3 Para que os jovens que o Bom Pastor chama a segui-l’O sirvam o povo de Deus como Ele serviu e abram os seus corações ao dom do Espirito, oremos, irmãos, 4 Para que Deus enxugue as lágrimas dos que sofrem, dos doentes, dos moribundos e dos aflitos, e o Bom Pastor os leve ás fontes da água viva, oremos , irmãos.

44 5 Para que os fiéis desta nossa assembleia sigam a Cristo, com amor e fidelidade, e reconheçam a voz do Bom Pastor, oremos irmãos. Cristo, ouvi-nos, Cristo atendei-nos.

45 Senhor Jesus Cristo, bom Pastor, ensinai-nos a reconhecer a vossa voz no meio dos ruídos deste mundo e não deixeis que nada nem ninguém nos arrebate das Vossas santas mãos. Vos que sois Deus com o Pai na unidade do Espirito Santo.

46 ofertório

47 Sobre o altar Vou colocar a minha oblação: Quanto nela houver se há-de converter em Jesus na consagração. Dou-Vos, Senhor O meu amor Na hóstia do altar: E que tudo em mim Suba a Vós por fim Para sempre se consagrar.

48 ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Concedei, Senhor, que em todo o tempo possamos alegrar-nos com estes mistérios pascais, de modo que o acto sempre renovado da nossa redenção seja para nós causa de alegria eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo

49 V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

50 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação que sempre Vos louvemos, mas com maior solenidade neste tempo, em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Ele, Se oferece continuamente por nós e nos defende com a sua intercessão. Foi imolado sobre a cruz, mas não morrerá jamais; foi morto, mas agora vive para sempre. Por isso, na plenitude de alegria pascal, exultam os homens por toda a terra e com os Anjos e os santos proclamam a vossa glória, cantando numa só voz:

51 Santo

52 Santo, Santo, Santo, É o Senhor Deus Deus do universo. (bis) O céu e a terra proclamam a Vossa glória. Hossana Bendito o que vem em nome do Senhor.

53 Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo,
sois a fonte de toda a santidade. Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a igreja, ao celebrarmos o primeiro dia da semana, em que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, humildemente vos suplicamos Santifiquei estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

54 (Todos ajoelham) Na hora em que Ele se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulo, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

55 De igual modo, no fim da Ceia,
tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Mistério da Fé! Todos: Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

56 Sac. Celebrando agora, Senhor,
o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo. Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco,

57 o nosso Patriarca José e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo.
Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo: admiti-os na luz da vossa presença. Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

58 Por Cristo, com Cristo, em Cristo,
a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Todos Ámen.

59 Pai Nosso

60 Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

61 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Todos: Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

62 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos
Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. A paz do Senhor esteja sempre convosco. Todos O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

63 A paz vai correndo como um rio Vai correndo de mão para mão Vai correndo p’ró deserto Libertando meu irmão. O Amor… A Luz…

64 Cordeiro de deus

65 Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo
Tem piedade de nós Dá-nos a Tua paz

66 Sac. Felizes os convidados
para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Todos Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo

67 Comunhão

68 O Senhor é meu pastor, Nada me falta, nada me faltara,
Conduz-me as aguas refrescantes E lá restauro as minhas forças. 

69 Ação de graças

70 Eu quero ser Jesus amado,
como o barro nas mãos do oleiro Molda a minha vida, fá-la de novo Eu quero ser um vazo novo Te conheci e te Amei Te pedi perdão escutaste-me Se te ofendi, perdoa-me Senhor, pois te Amo e nunca te esquecerei.

71 ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus, nosso Bom Pastor, olhai benignamente para o vosso rebanho e conduzi às pastagens eternas as ovelhas que remistes com o precioso Sangue do vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

72 Vamos rezar a Oração Pelas Vocações
Deus Pai, fonte da vida que pelo teu filho, Jesus Cristo, nos deste o Espirito de confiança e de amor: envia operários para a tua Igreja; dá vitalidade de fé, a cada família, paróquia e diocese, onde desabrochem numerosas Vocações sacerdotais e religiosas e os batizados vivam generosamente o Evangelho, Ilumina com a santidade da tua palavra os pastores e os consagrados; Anima os jovens nos seminários e nas casas de formação;

73 renova a esperança na Igreja e continua a chamar muitos para que nunca faltem testemunhas autenticas, transfiguradas no encontro contigo, e anunciadoras da tua alegria à comunidade cristã e aos irmãos. Ámen.

74 Anúncios

75 Sac. O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Todos: Ámen. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Todos: Graças a Deus.

76 Final da celebração

77 Guiados pela mão, com Jesus eu vou
E sigo como a ovelha que encontrou pastor Onde Ele vai Se Jesus me diz amigo, deixa tudo e vem comigo Como posso resistir ao seu amor? Minha mão porei na sua irei com Ele

78 Ficha técnica: Eucaristia Celebrada por: Fr.Jacob Puthiyaparampil Animada por: GJ Seguindo teus Passos Projeção por : A. Alberto Sousa Realização da projeção por : A. Alberto Sousa


Carregar ppt "Silêncio 4º DOMINGO DA PASCOA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google