A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jackson Eduardo da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jackson Eduardo da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Jackson Eduardo da Silva
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva

2 Topologias de rede O que é?
A topologia de rede é o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito fisicamente ou logicamente.

3 Topologias de rede Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

4 Topologias de rede Existem duas categorias básicas de topologias de rede: A topologia física: representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos). A forma com que os cabos são conectados, e que genericamente chamamos de topologia da rede (física), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança.

5 Topologias de rede Existem duas categorias básicas de topologias de rede: A topologia lógica: descreve o fluxo de dados através da rede. Os dois tipos de topologias lógicas mais comuns são o Broadcast e a passagem Token. Na primeira o nó envia seus dados a todos os nós espalhados pela rede (Ethernet). Já na passagem de Token, um sinal de Token controla o envio de dados pela rede (Token Ring).

6 Topologias de rede Barra
Todas as máquinas da rede são ligadas ao longo de um barramento, formando uma linha. Este é o caso das redes Ethernet com cabo coaxil. Visualizamos também a representação da rede através de um grafo. O grafo é um conjunto de nós interligados por ramos. No caso das redes, os nós são os computadores, hubs, switches e outros equipamentos.

7 Topologias de rede Estrela
As estações da rede são ligadas a um nó central. Este nó pode ser um hub ou switch, no qual são ligadas as estações. Uma rede ethernet com cabos UTP recai nesta categoria, desde que exista apenas um dispositivo concentrador. Quando existem mais de um hub ou switch, a topologia é de arvore.

8 Topologias de rede Árvore
É equivalente a várias redes em estrela, ligadas entre si. É o caso da conexão de múltiplos hubs switches.

9 Cisco Packet Tracer O que é?
O programa Packet Tracer foi construído para o ensino de redes de computadores com simulações baseadas nos níveis de conhecimento exigido para obter uma certificação CCNA da Cisco.

10 Cisco Packet Tracer O que é?
O programa possibilita ao estudante de redes: A visualização do ambiente de rede para a criação, configuração e solução de problemas; A criação e visualização da transmissão de pacotes virtuais através da rede criada em tempo real; Desenvolver habilidades para solução de problemas potenciais; Criar e configurar complexas topologias de redes que estão muito além ao seus equipamentos disponíveis; Encoraja o estudante a desafiar seus conhecimento em uma grande variedade de protocolos.

11 Cisco Packet Tracer Aplicação
1º teste: Na propriedade End Devices arraste 2 dispositivos (Computador e um Not) depois vá na propriedade connections e selecione um cabo Cross-over e interligue um dispositivo ao outro. 2º teste: Entrar na configuração dos dispositivos e configurar o número de IP para: ? e /...? e apertar a tecla tab.

12 Cisco Packet Tracer Aplicação
3º teste: Entrar na configuração do cmd de um dos dispositivos e passar o comando IPCONFIG para descobrir qual o IP configurado nesta estação. 4º teste: Ainda nas configurações do cmd passar o comando PING incluindo o IP da outra maquina ex: se o seu IP apareceu quando você passou o comando IPCONFIG quer dizer que o da outra maquina será o

13 Cisco Packet Tracer Aplicação
5º teste: Fazer o mesmo procedimento mas com algum IP que não exista para identificar o erro. 6º teste: Agora faça os mesmos procedimentos mas no outro dispositivo.

14 Cisco Packet Tracer Cascateamento de Switch e Servidor DHCP
O cascateamento de switch nada mais é do que ligar um ao outro e o servidor DHCP funciona como uma forma rápida de configurar o IP, pois não é preciso configurar os IP em cada umas das estações.

15 Cisco Packet Tracer Cascateamento de Switch e Servidor DHCP
1º teste: Arraste 2 switch , 1 servidor, 8 computadores e 4 Laptop, sendo que ficara 4 computadores e 2 Laptop para um lado e o restante para o outro. 2º teste: Entre nas configurações do servidor e em seguida clique em config. e por fim settings, troque o nome do servidor.

16 Cisco Packet Tracer Cascateamento de Switch e Servidor DHCP
3º teste: Em seguida entre em desktop e depois configure o IP para: STATIC com o valor de: e mask com o valor padrão. 4º teste: O espaço gateway é para direcionar um roteador, entre com o valor de e por fim o DNS que será também o , para que possamos configurar um site mais a frente.

17 Cisco Packet Tracer Cascateamento de Switch e Servidor DHCP
5º teste: Próximo passo é entrar em config na opção DHCP o valor do gateway será: do DNS será: o START IP que no caso é o IP inicial sera: e MASK padrão e depois SALVAR. 6º teste: Ligar o servidor ao switch com a conexão paralela na porta 23 do switch e por fim ligar todos os dispositivos com o cabo paralelo no switch começando em ordem crescente.

18 Cisco Packet Tracer Cascateamento de Switch e Servidor DHCP
7º teste: Entrar na configuração de cada dispositivo e mudar a configuração do IP para DHCP. 8º teste: Ligar todos os outros dispositivos no outro switch e configura-los para DHCP também, e por fim ligar um switch ao outro com o cabo cross utilizando a porta 24. 9º teste: Realizar os testes de PING entre os computadores e também entre o servidor.

19 Cisco Packet Tracer Rede Wireless com Roteador Linksys
Um roteador wireless nada mais é do que você distribuir o sinal sem fio de uma rede para dispositivos que suportam este sinal, no nosso modelo de roteador podemos também utilizar o sinal com fio assim como em boa parte dos outros modelos de roteadores.

20 Cisco Packet Tracer Rede Wireless com Roteador Linksys
1º teste: Na opção Wireless selecione o modelo Linksys e arraste para área do packet tracer com 2 dispositivos. 2º teste: Verifique se os dispositivos estão desligados e substitua a placa de rede por uma wireless modelo Linksys. 3º teste: Entrar na configuração GUI do roteador, o DHCP server deve estar habilitado e também definir o numero máximo de usuários.

21 Cisco Packet Tracer Rede Wireless com Roteador Linksys
4º teste: Agora na configuração de wireless alterar o network name e o radio band: auto. 5º teste: Entrar em wireless security e selecionar o modo WPA2 personal, inserir uma senha e por fim em adminitration e configurar uma senha também. 6º teste: Entrar nos dispositivos em config/wireless; SSID que você configurou, WPA2 PSK e a senha.

22 Cisco Packet Tracer Rede Wireless com Roteador Linksys
7º teste: Execute os comandos de PING entre os dispositivos. 8º teste: Arraste mais 3 dispositivos e conecte nas portas LAN do roteador. 9º teste: Faça o cascateamento entre o switch e um roteador com o uso de uma conexão correta.

23 Cisco Packet Tracer Rede Wireless com Roteador Linksys
8º teste: Arraste mais 4 dispositivos e conecte ao switch e configure todos para reconhecer o IP automático pelo modo DHCP.

24 Cisco Packet Tracer Servidor WEB e DNS
1º teste: Arraste um switch um servidor 2 computadores e um Lap Top. 2º teste: Interligue o switch ao servidor e os dispositivos ao switch. 3º teste: Configure o IP, mascara, DNS e ative o serviço de DHCP no servidor e por fim ligue os dispositivos.

25 Cisco Packet Tracer Servidor WEB e DNS
4º teste: Entre nos dispositivos e mude a configuração IP para DHCP. 5º teste: Próximo passo entre nas configurações do servidor e ative o serviço de DNS coloque um nome e o endereço address/IP 6º teste: Ainda nas configurações do servidor entre em HTTP e altere o script da página e por fim entre em um dispositivo e navegue no site.


Carregar ppt "Jackson Eduardo da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google