A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6° CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA RESPONSÁVEIS TÉCNICOS EM ESTABELECIMENTOS VAREJISTAS MAIO 2011 Refrigeração CADEIA DE FRIO Prof. Mauricio Barros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6° CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA RESPONSÁVEIS TÉCNICOS EM ESTABELECIMENTOS VAREJISTAS MAIO 2011 Refrigeração CADEIA DE FRIO Prof. Mauricio Barros."— Transcrição da apresentação:

1 6° CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA RESPONSÁVEIS TÉCNICOS EM ESTABELECIMENTOS VAREJISTAS
MAIO 2011 Refrigeração CADEIA DE FRIO Prof. Mauricio Barros

2 OBJETIVO Entender melhor os sistemas de frio alimentar
1 OBJETIVO Entender melhor os sistemas de frio alimentar Conhecer as principais estruturas de funcionamento bem como suas características Conhecer os métodos de higienização e estocagem.

3 2 Quanto mais cheio PIOR ... Nenhum Freezer (Ilha ou balcões), aberto ou fechado, pode estar totalmente cheio, o que compromete a potência do equipamento. O ideal é que os balcões tenham só dois terços de sua capacidade tomada. Alem dessa medida, os produtos não são resfriados de maneira correta. ‘’As vezes, as embalagens do alto descongelam’’ outro problema comum é o acúmulo de gelo ‘’ Pode ser indício de que o aparelho não vê limpeza há muito Tempo

4 Fuja do piso Coberto de Papelão ...
3 Fuja do piso Coberto de Papelão ...

5 4 Onde está o termômetro ... A lei determina que os termômetros de geladeiras e freezers estejam sempre visíveis para o consumidor. Laticínios e hortifrutigranjeiros devem ser mantidos em temperaturas inferiores a 10 Graus para frutas e legumes o ideal é entre 6 a 8 Graus, faixa em que eles conservam suas características. Os congelados Precisam ficar sempre abaixo de zero Grau, a ‘Nuvem’ de frio é bom sinal, ela indica que a temperatura está apropriada.

6 REFRIGERADORES RESIDENCIAS BALCÕES; CÂMARAS; CASA DE MÁQUINAS.
5 REFRIGERADORES RESIDENCIAS BALCÕES; CÂMARAS; CASA DE MÁQUINAS.

7 Compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador.
REFRIGERADORES RESIDENCIAIS 6 Você sabe como funciona um sistema de refrigeração? Esquema básico de um sistema de refrigeração. Em um ciclo de refrigeração padrão por compressão (geladeira, ar-condicionado), existem basicamente quatro componentes: Compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador. O fluido refrigerante na forma de líquido saturado passa pelo dispositivo de expansão (restrição), aonde é submetido a uma queda de pressão brusca. Então o fluido é conduzido pelo evaporador, que absorverá calor do ar do ambiente a ser refrigerado, vaporizando-se.

8 REFRIGERADORES RESIDENCIAIS
6 Na saída do evaporador, na forma de gás ele é succionado pelo compressor, que eleva sua pressão (e temperatura) para que possa ser conduzido através do condensador, que cederá calor ao ambiente externo, condensando o fluido e completando o ciclo. O ventilador ou fan, efetua a circulação de ar, fazendo com que o ar a ser resfriado entre em contato com a serpentina do evaporador. Para determinar as condições de trabalho do ciclo, aplica-se a primeira lei da termodinâmica em cada volume de controle. Representa-se o ciclo no diagrama-pressão entalpia, aonde se indica o estado do refrigerante em cada etapa

9 8 BALCÕES Os balcões foram projetados para exposição de produtos pré-resfriados e congelados; É obrigatório respeitar o limite estabelecido para colocação de produtos; Os balcões devem ser abastecidos dentro dos limites de forma a permitir a livre circulação de ar.

10 Ventilação forçada; Cortina de ar; Fluxo Secundário.
9 FUNCIONAMENTO DOS BALCÕES Ventilação forçada; Cortina de ar; Fluxo Secundário.

11 Prateleiras Perfuração para o Fluxo Secundário Micro Motor Compressor
10 Prateleiras Perfuração para o Fluxo Secundário Micro Motor Compressor Válvula de expansão Evaporador

12 Componentes dos Balcões
Micromotor e Hélice 11 Programador de Temperatura Válvula de Expansão Componentes dos Balcões Evaporador Solenóide e Bobina

13 Cortina de ar nos balcões expositores aberto
12 Cortina de ar nos balcões expositores aberto

14 Disposição das mercadorias quanto a Cortina de Ar
13 Disposição das mercadorias quanto a Cortina de Ar Errado Certo

15 Disposição das mercadorias quanto a Cortina de Ar
14 Disposição das mercadorias quanto a Cortina de Ar Errado Certo

16 Disposição das mercadorias quanto ao fluxo secundário
15 Disposição das mercadorias quanto ao fluxo secundário Errado Certo

17 Disposição das mercadorias quanto ao fluxo secundário
16 Disposição das mercadorias quanto ao fluxo secundário Certo Errado

18 17 Certo Errado

19 18 Certo Errado

20 Mensalmente: todos os balcões;
19 BALCÕES - quando limpar Mensalmente: todos os balcões; Diariamente - balcões de: Carnes; Rotisserie; Peixaria.

21 Retire os produtos; Desligue a energia; Higienize o balcão
20 BALCÕES - como limpar Retire os produtos; Desligue a energia; Higienize o balcão Reponha os produtos; Religar a energia.

22 Limpeza do balcão Certo Errado
21 Limpeza do balcão Certo Errado

23 Vidro Térmico Vidro Interno Válvula de Expansão Evaporador Micro Motor
22 Vidro Térmico Vidro Interno Válvula de Expansão Evaporador Micro Motor Esgoto Isolação Térmica

24 Proibido jogar água quente com a Ilha ligada
23 Ilha de Congelados Bloqueado Proibido jogar água quente com a Ilha ligada

25 Ilha de Congelados com produtos acima dos limites
24 Ilha de Congelados com produtos acima dos limites

26 25 BALCÕES - como conservar Os balcões refrigerados devem estar em perfeitas condições de funcionamento. Verifique: temperatura; iluminação; vazamento.

27 26 CÂMARAS As câmaras foram projetadas para estocagem de produtos pré-resfriados e congelados; É obrigatório respeitar o limite estabelecido para colocação de produtos; As câmaras devem ser abastecidas dentro dos limites de forma a permitir a livre circulação de ar. Portas Fechadas

28 Ventilação forçada; Isolação Térmica; Portas Fechadas.
27 FUNCIONAMENTO DAS CÂMARAS Ventilação forçada; Isolação Térmica; Portas Fechadas.

29 INSERIR foto do Evaporador
28 INSERIR foto do Evaporador

30 29

31 Câmara com arrumação inadequada
30 Câmara com arrumação inadequada Errado Errado

32 Retirar o produto; Desligar a energia; Higienizar; Repor os produtos;
31 CÂMARAS - como limpar Retirar o produto; Desligar a energia; Higienizar; Repor os produtos; Ligar a energia.

33 Desbloquear o Evaporador:
32 CÂMARAS - como limpar Desbloquear o Evaporador: usar a mangueira com esguicho de baixa pressão; verificar se o dreno não está solto entre a evaporador e a tubulação de esgoto; nunca molhar os micro-motores; nunca mexer nos ângulos das hélices dos micro-motores.

34 CÂMARAS CONCRETO ISOLAÇÃO TÉRMICA CONCRETO PAINEL ALVENARIA PINTURA
33 CÂMARAS PAINEL ALVENARIA PINTURA REBOCO TELA ISOLAMENTO MECÂNICO ISOLAMENTO TÉRMICO PAREDE CHAPA METALICA ISOLAMENTO TÉRMICO ACABAMENTO DO PISO TERRA CONCRETO ISOLAÇÃO TÉRMICA CONCRETO

35 INSERIR FOTO DE UMA PRATELEIRA
34 TIPO DE PRATELEIRAS INSERIR FOTO DE UMA PRATELEIRA

36 Ao entrar e sair das câmaras use os EPI’s adequados;
35 CÂMARA - como utilizar Ao entrar e sair das câmaras use os EPI’s adequados; Respiração adequada ao entrar e sair das câmaras; Produtos devem ser bem arrumados; Cuidados com empilhamento.

37 CÂMARA - como conservar
36 CÂMARA - como conservar Verifique e esteja atento à temperatura; Cuidado com os trilhos e carretilhas das câmaras de carnes e aves; Cuidado com carrinhos e palletes para que não destruam portas e paredes; Verifique a existência de trincas no revestimento das paredes, tetos e pisos. (Informe a Manutenção)

38 CÂMARA - como armazenar
37 CÂMARA - como armazenar Resfriados: 0º C Congelados: -20º C Deixar espaço entre Evaporar e a mercadoria; Nunca deixar mercadorias na frente do Evaporador; Pallete de mercadoria e prateleiras afastadas entre si e da parede e no mesmo sentido do fluxo de ar; Palletes Politereno

39 Manter portas fechadas; Preencher o controle de entrada e saída;
38 CASA DE MÁQUINAS Orientações Gerais Manter portas fechadas; Preencher o controle de entrada e saída; Não retirar a placa existente na entrada da Casa de Máquinas.

40 39 CASA DE MÁQUINAS

41 Esta área não deve ser utilizada como depósito.
40 CASA DE MÁQUINAS Orientações Gerais Manter o acesso livre Respeitar a entrada restrita à funcionários da Manutenção ou autorizado pelo Gerente da Loja; Esta área não deve ser utilizada como depósito.

42 FOTO DA FRENTE DA CASA DE MÁQUINA
41 CASA DE MÁQUINAS FOTO DA FRENTE DA CASA DE MÁQUINA

43 42

44 OBRIGADO ! Mauricio Barros mauriciobarros28@gmail.com 21 – 9766 5686
43 OBRIGADO ! Mauricio Barros 21 –


Carregar ppt "6° CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA RESPONSÁVEIS TÉCNICOS EM ESTABELECIMENTOS VAREJISTAS MAIO 2011 Refrigeração CADEIA DE FRIO Prof. Mauricio Barros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google