A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Calorimetria CALORIMETRIA. FÍSICA » CADERNO 5 » CAPÍTULO 2 Clique sobre tema desejado. Calor Equação fundamental da calorimetria Sistema termicamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Calorimetria CALORIMETRIA. FÍSICA » CADERNO 5 » CAPÍTULO 2 Clique sobre tema desejado. Calor Equação fundamental da calorimetria Sistema termicamente."— Transcrição da apresentação:

1 Calorimetria CALORIMETRIA

2 FÍSICA » CADERNO 5 » CAPÍTULO 2 Clique sobre tema desejado. Calor Equação fundamental da calorimetria Sistema termicamente isolado Calor sensível e calor latente

3 Calor FÍSICA » CADERNO 5 » CAPÍTULO 2 Calor é a energia térmica em trânsito que se transfere, espontaneamente, do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.

4 Capacidade térmica e calor específico A capacidade térmica de um corpo corresponde à energia necessária para elevar a temperatura desse corpo em um grau (ou em uma unidade). O calor específico de uma substância corresponde à quantidade de calor que cada unidade de massa deve trocar, para que a sua temperatura varie em uma unidade (um grau).

5 Equação fundamental da calorimetria Grandeza Unidade prática Unidade no SI

6 Sistema termicamente isolado

7 Calorímetro ideal: Calorímetro não ideal:

8 Fases da matéria Fase sólidaFase líquidaFase gasosa forma e volume bem definidos; partículas próximas umas das outras e ligadas por forças elétricas intensas; em virtude das fortes ligações, não há movimentação das partículas umas em relação às outras no interior do corpo (a movimentação de cada partícula deve-se à agitação térmica em torno de uma posição de equilíbrio). volume bem definido; a forma da massa líquida é a mesma do recipiente que a contém; partículas não tão próximas, mas ainda com atuação de forças entre elas; há movimentação das partículas no interior do líquido. volume e forma do recipiente que contém a massa gasosa; partículas praticamente livres umas das outras; movimentação desorganizada das partículas.

9 Mudança de fase

10 Curva de mudança de fase

11 Calor sensível e calor latente Calor sensível Calor sensível (Q) é a quantidade de calor trocada por uma substância enquanto ela estiver em uma mesma fase. Calor latente O calor latente de mudança de fase (L) corresponde à quantidade de calor trocada por uma unidade de massa da substância para que ela mude de fase à temperatura constante.

12 1-(Enem/2010) Em nosso cotidiano usamos as palavras "calor" e "temperatura" de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como "algo quente" e temperatura mede "a quantidade de calor de um corpo". Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura? A) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo que estiver fervendo. B) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água. C) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela. D) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir a sua temperatura. E) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

13 2-(ENEM-MEC) O resultado da conversão direta de energia solar é uma das várias formas de energia alternativa de que se dispõe. O aquecimento solar é obtido por uma placa escura coberta por vidro, pela qual passa um tubo contendo água. A água circula, conforme mostra o esquema abaixo. Fonte: Adaptado de PALZ, Wolfgang, "Energia solar e fontes alternativas". Hemus, São feitas as seguintes afirmações quanto aos materiais utilizados no aquecedor solar:

14 I. o reservatório de água quente deve ser metálico para conduzir melhor o calor. II. a cobertura de vidro tem como função reter melhor o calor, de forma semelhante ao que ocorre em uma estufa. III. a placa utilizada é escura para absorver melhor a energia radiante do Sol, aquecendo a água com maior eficiência. Dentre as afirmações acima, pode-se dizer que, apenas está(ão) correta(s): a) I b) I e II c) II d) I e III e) II e III

15 ENEM -A refrigeração e o congelamento de alimentos são responsáveis por uma parte significativa do consumo de energia elétrica numa residência típica. Para diminuir as perdas térmicas de uma geladeira, podem ser tomados alguns cuidados operacionais: I – Distribuir os alimentos nas prateleiras deixando espaços vazios entre eles, para que ocorra a circulação do ar frio para baixo e do quente para cima. II – Manter as paredes do congelador com camada bem espessa de gelo, para que o aumento da massa de gelo aumente a troca de calor no congelador. III – Limpar o radiador (grade na parte de trás) periodicamente, para que a gordura e a poeira que nele se depositam não reduzam a transferência de calor o ambiente. Para uma geladeira tradicional é correto indicar, apenas, a) a operação I b) a operação II c) as operações I e II d) as operações I e III e) as operações II e III

16 ENEM-As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO 2, o principal gás causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por ilhas de calor. Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.

17 Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das ilhas de calor, espera-se que o consumo de energia elétrica a) diminua devido à utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas. b) aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa. c) diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias. d) aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residências. e) diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada

18 ENEM- Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento em 10°C de amostras de diferentes substâncias, cada uma com determinada massa, em cinco fornos de marcas distintas.

19 Nesse teste, cada forno operou à potência máxima. O forno mais eficiente foi aquele que A) forneceu a maior quantidade de energia às amostras. B) cedeu energia à amostra de maior massa em mais tempo. C) forneceu a maior quantidade de energia em menos tempo. D) cedeu energia à amostra de menor calor específico mais lentamente. E) forneceu a menor quantidade de energia às amostras em menos tempo.

20 (UFPR-PR)-Analise as seguintes afirmações sobre conceitos de termologia:

21 I) Calor é uma forma de energia. II) Calor é o mesmo que temperatura. III) A grandeza que permite informar se dois corpos estão em equilíbrio térmico é a temperatura. Está(ão) correta(s) apenas: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.

22 Exemplo

23

24

25


Carregar ppt "Calorimetria CALORIMETRIA. FÍSICA » CADERNO 5 » CAPÍTULO 2 Clique sobre tema desejado. Calor Equação fundamental da calorimetria Sistema termicamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google