A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA."— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA

2 Objetivos: a. Conceituar calor. b. Conceituar temperatura. c. Distinguir calor de temperatura. d. Explicar o equilíbrio térmico entre corpos. e. Comparar a dilatação linear, volumétrica e superficial entre si. f. Explicar a dilatação irregular da água e sua importância para sobrevivência de seres vivos nas regiões frias.

3 A Termologia ( termo = calor, logia = estudo) é a parte da Física encarre- gada de estudar o calor e seus efeitos sobre a matéria.

4 A Termologia está intimamen- te ligada à energia térmica, estudando a transmissão dessa energia e os efeitos produzidos por ela quando é fornecida ou retirada de um corpo.

5 Energia interna Todos os corpos são constituídos por partículas que estão sempre em movimento. Esse movimento é denominado energia interna do corpo. O nível de energia interna de um corpo depende da velocidade com que suas partículas se movimentam.

6 O estado de aquecimento de um corpo influi no estado de agitação de suas partículas, tornando-o mais acentuado à medida que o corpo vai ficando mais quente.

7 Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimento ou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor.

8 A Termologia estuda de que forma esse calor pode ser trocado entre os corpos, bem como as características de cada processo de troca de calor.

9 São essas as formas de transferências de calor: Convecção; Irradiação; e Condução.

10 O estudo da termologia, assim como os vários outros ramos de estudo da física, possibilita entender muitos fenômenos que ocorrem no cotidiano como, por exemplo, a dilatação e contração dos materiais, bem como entender por que elas ocorrem e como ocorrem.

11 São essas as formas de dilatação que a termologia estuda: Dilatação linear Dilatação superficial Dilatação volumétrica Dilatação dos líquidos

12 A termologia, mais precisa- mente a termodinâmica, estuda também os gases, adotando para isso um modelo de gás ideal denominado de gás perfeito.

13 A termologia estuda as leis que regem as transformações termodinâmicas que se classificam em: Transformação isotérmica (temperatura constante) Transformação isobárica (pressão constante ) Transformação isocórica (isovolumétrica)

14

15 Conceitos de Temperatura e Calor Mas o que vem a ser calor? O que é temperatura? Como a sensação térmica é variável de indivíduo para indivíduo, ela não se presta como medida da temperatura de um sistema.

16 Conceito de Calor Calor é a energia térmica em trânsito, ou seja, é a energia que está sempre em constante movimento, sempre sendo transferida de um corpo para outro.

17 Calor é a energia que flui de um corpo com maior temperatura para outro de menor temperatura. Como sabemos a unidade de representação de qualquer forma de energia é o joule (J), porém para designar o calor, é adotada uma unidade prática denominada caloria, onde 1 cal = 4,186 J.

18 Conceito de Temperatura Já temperatura é o grau de agitação das moléculas, ou seja, calor e temperatura são conceitos bem diferentes com os quais a termologia trabalha.

19 Um termômetro colocado sobre o corpo quente mostra que sua temperatura diminui, enquanto que outro termômetro colocado sobre o corpo frio mostra que sua temperatura aumenta.

20 Assunto da Próxima Aula e Exercícios. Assunto: UD VI. TERMOLOGIA 2. TERMOMETRIA. a.Comparar as diferentes escalas termo- métricas (oK, oC, oF). b. Converter um valor de temperatura para as diversas escalas Exercícios: PP 469 a 472.

21 ESTUDE


Carregar ppt "MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google