A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Calor e TEMPERATURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Calor e TEMPERATURA."— Transcrição da apresentação:

1 calor e TEMPERATURA

2 TEMPERATURA Grandeza física escalar que mede o grau de agitação molecular de um corpo.

3 CALOR é energia térmica em trânsito entre corpos de diferentes temperaturas. forma de transferência de energia entre os corpos de maior para os de menor temperatura.

4 A B A B TA = TB TA > TB Temperatura e Calor Equilíbrio Térmico

5 calor Considere dois corpos A e B em diferentes temperaturas TA e TB, tais que a temperatura do corpo A seja maior que a temperatura do corpo B; Cada corpo possui energia térmica e essa energia é transferida do corpo de maior temperatura, no caso acima A, para para o corpo de menor temperatura (corpo B); A transferência da energia térmica cessa no momento em que os dois corpos atingirem a mesma temperatura: o EQUILÍBRIO TÉRMICO.

6 Calor TIPOS DE TRANSMISSÃO

7 Condução térmica É a propagação de calor em que a energia térmica passa de partícula para partícula, sem transporte de matéria. Ocorre principalmente nos metais (condutores térmicos). Exemplos de isolantes térmicos: água, gelo, ar, lã, isopor, vidro, borracha, madeira, serragem, etc.

8 1. Condução térmica Aplicações de isolantes térmicos: Exemplo1: Os iglus, embora feitos de gelo, impedem a condução de calor para o meio externo. Elevando, assim sua temperatura interna.

9 As roupas de frio são um exemplo de isolante térmico; o ar que fica
1. Condução térmica Exemplo2: As roupas de frio são um exemplo de isolante térmico; o ar que fica retido entre suas fibras dificulta a condução de calor. Os pelos dos animais e a serragem também são bons isolantes térmicos porque retêm ar.

10 2. Convecção térmica É a propagação de calor com transporte de matéria. Ocorre somente nos líquidos e gases. Exemplo1: Água no fogo. A água quente na parte inferior, menos densa, sobe, enquanto a água Fria na parte superior, mais densa, desce. Esse movimento de água quente e fria água fria, chamado de corrente de convecção, faz com que a água se aqueça como um todo.

11 2. Convecção térmica Exemplo2: Ar condicionado.
Para facilitar o resfriamento de uma sala, o condicionador de ar deve ser colocado na parte superior da mesma. Assim, o ar frio lançado, mais denso, desde, enquanto o ar quente na parte inferior, menos denso, sobe (corrente de convecção).

12 2. Convecção térmica Exemplo3: Geladeira.
Para facilitar o resfriamento da geladeira, o congelador deve ser colocado na parte superior da mesma. Assim, o ar frio próximo ao congelador, mais denso, desce, enquanto o ar quente na parte inferior, menos denso, sobe (corrente de convecção).

13 2. Convecção térmica Exemplo5: Brisa litorânea: De dia, o ar junto à areia se aquece e, por ser menos denso, sobe e é substituído pelo ar frio que estava sobre a água. Assim, forma-se a brisa que sobra do mar para a terra, a brisa marítima. À noite, o ar junto à água, agora mais aquecido, sobe e é substituído pelo ar frio que estava sobre a areia. Assim, forma-se a brisa que sopra da terra para o mar, a brisa terrestre.

14 3. Irradiação térmica É a propagação de calor através de ondas eletromagnéticas, principalmente os raios infravermelhos (chamados de ondas de calor). Ocorre inclusive no vácuo.

15 GARRAFA TÉRMICA: A garrafa térmica tem por finalidade evitar as propagações de calor. Ela é constituída por uma ampola de vidro com faces espelhadas (as faces espelhadas evitam a irradiação). A ampola tem parede dupla de vidro com vácuo entre elas (o vácuo evita a condução e a convecção). Externamente, uma camada de plástico protege a ampola.

16 calor sensível Quantidade de energia térmica recebida ou cedida por um corpo, para exclusivamente variar sua temperatura.

17 Característica da substância
calor sensível Quantidade de energia térmica recebida ou cedida por um corpo, para exclusivamente variar sua temperatura. CALOR ESPECíFICO Indica a energia necessária para uma unidade de massa variar sua temperatura em uma unidade. Característica da substância

18 Calor específico Temperatura aumenta 1°C 1 cal

19 Tabela alguns valores de calor específico

20 EXercÍcio Um bloco de massa 2,0kg, ao receber toda energia térmica liberada por 1000g de água que diminuem a sua temperatura de 1oC, sofre um acréscimo de temperatura de 10oC. Considere o calor específico da água igual a 1cal/goC. O calor específico do bloco em cal/goC é: 0,2; 0,1; 0,15; 0,05; 0,01. Agua m=1000g c = 1 cal/g 0C ΔT = 10C Qagua = Qagua = 1000 cal

21 EXercÍcio Um bloco de massa 2,0kg, ao receber toda energia térmica liberada por 1000g de água que diminuem a sua temperatura de 1oC, sofre um acréscimo de temperatura de 10oC. Considere o calor específico da água igual a 1cal/goC. O calor específico do bloco em cal/goC é: 0,2; 0,1; 0,15; 0,05; 0,01. Bloco M=2Kg = 2000g c = x cal/g 0C ΔT = 100C Qbloco = c . 10 1000 = c .10 c = 1000/ c = 0,1 cal/g0C

22 Calor Latente Ao aquecer um bloco de gelo a 0 ºC, verificaremos que ele funde, isto é, se transforma em líquido, mas sua temperatura não se modifica.

23 calor latente Quantidade de energia térmica recebida ou cedida por um corpo, para exclusivamente mudar de estado físico.

24 EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA CALORIMETRIA

25 Capacidade térmica Suponhamos que ao fornecer certa quantidade de calor Q a um corpo de massa m, sua temperatura varie Dt. Definimos Capacidade Térmica C de um corpo como sendo a quantidade de calor necessária por unidade de variação da temperatura do corpo:

26 MUITO IMPORTANTE! A capacidade térmica é uma característica do corpo e não da substância. Portanto, diferentes blocos de alumínio têm diferentes capacidades térmicas, apesar de serem da mesma substância. Calor específico é uma característica da substância e não do corpo. Portanto cada substância possui o seu calor específico.

27 EXERCÍCIOS 1. Qual a capacidade térmica de um corpo que recebe 0,7kcal de calor para elevar sua temperatura de 20oC para 90oC ? Kcal/0C

28 3. Um corpo de massa igual a 10kg recebeu 20kcal, e sua temperatura passou de 50oC para 100oC.
Qual o calor específico desse corpo ? Qual a capacidade térmica desse corpo ?

29 Princípio fundamental

30 TROCAS DE CALOR Se vários corpos, no interior de um recipiente isolado termicamente, trocam calor, os de maior temperatura cedem calor aos de menor temperatura, até que se estabeleça o equilíbrio térmico. E de acordo com o princípio de conservação temos:

31 EXERCÍCIO Em um calorímetro ideal, onde existe 200g de água, é colocado um pedaço de ferro de massa 10g à temperatura de 100oC; sabe-se que a água e o calorímetro inicialmente estavam em equilíbrio térmico à temperatura de 20oC. A que temperatura o sistema atingirá o estado de equilíbrio térmico?


Carregar ppt "Calor e TEMPERATURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google