A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transmissão de Calor. Condução Térmica Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula para partícula, mediante as.

Cópias: 1
PORQUE OS CORPOS, EM GERAL, SE DILATAM AO SEREM AQUECIDOS? Quando esquentamos alguma substância estamos aumentando a agitação de suas moléculas, e isso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transmissão de Calor. Condução Térmica Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula para partícula, mediante as."— Transcrição da apresentação:

1 Transmissão de Calor

2 Condução Térmica Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula para partícula, mediante as colisões e alterações das agitações térmicas; ressalta-se que não há transporte das partículas; há somente transmissão de energia térmica.

3 Condução

4 Condutores Térmicos São aqueles que possuem elevado coeficiente de condutibilidade térmica. Ou seja, são materiais que conduzem calor com facilidade. Ex.: Os metais são excelentes condutores.

5 Isolantes Térmicos Ao contrário dos condutores, os isolantes conduzem muito pouco calor e possuem um coeficiente de condutibilidade baixo. Ex.: O ar, a neve

6 Equação de Fluxo de Calor Φ= Q = K A(θ 1 – θ 2 ) ΔT L Φ: Fluxo de calor (Cal/s) Q: Quantidade de Calor (Cal) ΔT: Intervalo de Tempo K: Coeficiente de condutibilidade (cal/s cm ºC) A: Seção transversal de área Θ: Temperaturas nas extremidades L: Comprimento do objeto

7 Convecção Térmica Definição: A convecção térmica é um processo de transmissão em que a energia térmica é propagada mediante o transporte de matéria, havendo portanto, deslocamento de partículas; logo, a convecção é um fenômeno que só se processa em meios fluidos, ou seja, em líquidos e gases.

8 Inversão térmica O fenômeno da inversão térmica consiste no seguinte: o ar situado próximo à superfície, que em condições normais é mais quente que o ar situado bem acima da superfície, torna-se mais frio que o das camadas atmosféricas elevadas. Como o ar frio é mais pesado que o ar quente, ele impede que o ar quente, localizado acima dele, desça. Assim, não se formam correntes de ar ascendentes na atmosfera. Os resíduos poluidores vão então se concentrando próximo da superfície. As inversões térmicas são também provocadas pela penetração de uma frente fria, que sempre vem por baixo da frente quente. <>

9 Radiação Energia carregada pelas ondas eletromagnéticas Luz, microondas, ondas de rádio, raios X O Comprimento da onda está associado a frequencia da vibração.

10 Radiação

11 Garrafa Térmica Serve para evitar a condução, a convecção e a radiação. Isto é feito da seguinte maneira: A condução e a convecção são evitadas através de uma região de ar rarefeito (o ideal seria vácuo) entre as paredes duplas internas. A radiação é evitada através do espelhamento de suas paredes, tanto internamente quanto externamente. Assim, tenta-se evitar que a energia térmica transite do interior da mesma para o meio externo e vice-versa.

12 Estufa de Plantas A luz solar (energia radiante) atravessa as paredes transparentes de vidro e é absorvida por diversos corpos. Posteriormente, esse energia é emitida na forma de raios infravermelhos que não atravessam o vidro (o vidro é um material opaco para os raios infravermelhos). Dessa maneira, o ambiente interno mantém-se aquecido. O mesmo acontece com os coletores de energia solar.

13 Efeito Estufa O efeito estufa acontece devido a retenção de calor na Terra, um dos principais motivos é a emissão de CO 2 que não deixa a radiação sair do planeta.

14 Dilatação Térmica

15 PORQUE OS CORPOS, EM GERAL, SE DILATAM AO SEREM AQUECIDOS? Quando esquentamos alguma substância estamos aumentando a agitação de suas moléculas, e isso faz com que elas se afastem umas das outras, aumentando logicamente o espaço entre elas. Para uma molécula é mais fácil, quando esta está vibrando com mais intensidade, afastar-se das suas vizinhas do que aproximar-se delas. Isso acontece por causa da maneira como as forças moleculares agem no interior da matéria.

16 DILATAÇÃO LINEAR L0L0 L ΔL=L-L 0

17 α é o coeficiente de dilatação linear

18 materialsímbolo materialsímbolo AlumínioAl25, FerroFe9, AntimônioSb NíquelNi12, PrataAg18, OuroAu14, GrafiteC7, PlatinaPt8, DiamanteC1, ChumboPb29, CobreCu16, ZincoZn26,

19

20

21 DILATAÇÃO SUPERFICIAL

22 DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA

23

24 DILATAÇÃO DOS LÍQUIDOS Aos estudarmos a dilatação dos líquidos, devemos considerar algumas situações: -Só é possível a dilatação volumétrica, pois o líquido está contido em um recipiente. - Em geral os líquidos se dilatam mais que os sólidos. -Ao aquecer o líquido, estaremos também aquecendo o recipiente que vai dilatar juntamente com o líquido.

25 DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA Quando aquecemos a água de 0 0 C a 4 0 c, o seu volume diminui, se contraindo. A partir de 4 0 C a água volta a ter um comportamento normal, ou seja, ao ser aquecida ela se dilata.


Carregar ppt "Transmissão de Calor. Condução Térmica Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula para partícula, mediante as."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google