A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor Prof.ª Franciele Braz 2ª série E.M.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor Prof.ª Franciele Braz 2ª série E.M."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor Prof.ª Franciele Braz 2ª série E.M.

2 Questionamentos iniciais: Quando colocamos uma colher de metal dentro da água fervendo em uma panela e seguramos a ponta do cabo, notamos que esta extremidade torna-se cada vez mais quente, podendo até queimar nossa mão.Isto, apesar da mão estar distante da água fervendo.Por que a mão queima se não está em contato com a água?

3 Resposta: Isso ocorre, pois o calor da água quente é transmitido à colher e essa, transmite seu calor a nossa mão, através do processo denominado CONDUÇÃO.

4 Ocorrem outros processos ao aquecer água em uma panela, na chama de um fogão? Resposta: Sim. A transmissão de calor da chama para a panela chama-se IRRADIAÇÃO. O aquecimento da água ocorre por CONVECÇÃO.

5 Considerando o fato da 1ª questão, mas com uma colher de madeira, a mão não queimará com a mesma rapidez. Explique. Resposta: O metal possui maior CONDUTIVIDADE TÉRMICA que a madeira.

6 Você já viu um pássaro no inverno? Ele eriça suas penas e procura se encolher ao máximo. Por que ele faz isso? Resposta: Para permitir a entrada de ar entre suas penas, pois o ar é um bom isolante térmico assim, o pássaro não perderá calor para o ambiente.

7 Entendendo melhor cada processo... CONDUÇÃO: É o processo de transmissão de calor em que a energia térmica passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Na condução, a passagem da energia térmica de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região de maior temperatura, as partículas estão com maior energia, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, com menos energia, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.

8 Notemos que, se não existissem as partículas constituintes do meio, não haveria a condução de calor. Portanto: A condução de calor é um processo que exige a presença de um meio material para a sua realização, não podendo ocorrer no vácuo (local isento de partículas).

9 Exemplos de condução térmica: Café quente que aquece a xícara; Ferro elétrico aquecendo a roupa;

10 CONVECÇÃO: A convecção se constitui de movimentos de massas fluidas, que trocam de posição. Onde: o ar quente e menos denso sobe e o ar frio e mais denso, desce. Assim, podemos afirmar que a convecção somente ocorre nos fluidos (líquidos, gases e vapores), não podendo ocorrer nos sólidos e no vácuo.

11 Exemplos de convecção: Aparelho de ar- condicionado e aquecedor elétrico (local de instalação); Geladeiras domésticas; Água aquecida em uma chaleira;

12 Brisas litorâneas: Na praia, a areia, tendo calor específico muito menor que o da água, aquece-se mais rapidamente que a água durante o dia e resfria-se mais rapidamente durante a noite. Sendo assim, temos: DURANTE O DIA: O ar próximo da areia fica mais quente que o restante e sobe, dando lugar a uma corrente de ar da água para a terra. o vento que, durante o dia, sopra do mar para a terra. Durante o dia, as brisas sopram do mar para a terra.

13 DURANTE A NOITE: O ar próximo da superfície da água resfria-se menos que o restante. Com isso, ele fica mais quente que o restante e sobe, dando lugar a uma corrente de ar da terra para a água. É o vento que, durante a noite, sopra da terra para o mar. Durante a noite, as brisas sopram da terra para o mar

14 IRRADIAÇÃO: É o processo de transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas (ondas de calor). A energia emitida por um corpo (energia radiante) propaga-se até o outro, através do espaço que os separa. Sendo uma transmissão de calor feita por ondas eletromagnéticas, a radiação não exige a presença do meio material para ocorrer, isto é, a radiação ocorre no vácuo e também em meios materiais.

15 Exemplos de irradiação Garrafa térmica; Estufa.

16 Efeito estufa O efeito estufa em nosso planeta, é prejudicial à vida? NÃO! Assista ao vídeo produzido pelo Inpe, sobre o efeito estufa e compreenda melhor esse fenômeno. _estufa/02_o_efeito_estufa.html Como vimos, o efeito estufa não é prejudicial à vida no planeta, mas sim, essencial para que ela se mantenha.

17 Aquecimento global e seus efeitos Os cientistas vêm nos alertando quanto as mudanças climáticas e suas consequências. Para compreender essa situação, assista aos vídeos: aquecimento global e impactos no Brasil e no mundo, também produzidos pelo Inpe. bservacoes_do_aquecimento_global/07_observacoes_do_aq uecimento_global.html mpactos_no_brasil_e_no_mundo/11_impactos_no_brasil_e_ no_mundo.html


Carregar ppt "Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor Prof.ª Franciele Braz 2ª série E.M."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google