A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico."— Transcrição da apresentação:

1 Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico Quantidade de calor Princípio da conservação da energia Calor latenteCalor sensível Curva de aquecimento Mudança de estado físico Máquinas Térmicas Transformações gasosas Trabalho nas transformações gasosas Ciclo de Carnot Termodinâmica Física Térmica calor Sólidos Líquidos Equilíbrio térmico Dilatação térmica Gases Celsius Fahrenheit kelvin Energia interna Condução Convecção Irradiação Objeto Substância Linear Superficial Volumétrica

2 DOMÍNIO CONCEITUAL/TEÓRICO (pensando) DOMÍNIO METODOLÓGICO (fazendo) T EMA: Diferença entre calor e temperatura C ONCEITOS: calor, temperatura e teoria cinético-molecular da matéria. MATERIAIS: Recipientes de plástico, latas de refrigerante, vela. SITUAÇÃO- PROBLEMA/EVENTO Construir experimentos simples com materiais reaproveitáveis, observando através desses experimentos a diferença entre os conceitos de calor e temperatura e equlíibrio térmico. ELEMENTOS INTERATIVOS: Material descartável, reutilizáve:latas de refrigerante, garrafas pet, estilete e abridor de latas. RESULTADOS CONHECIDOS: a- Teórico: Temperatura de um objeto ou meio é a medida de o quanto estão agitados seus átomos e moléculas, enquanto que calor, ou energia térmica, é a quantidade de energia envolvida nessa agitação molecular b- Experimental: Experimentar sensações distintas de "quente e frio" em quantidades diferentes de água ou gelo analisando o que acontece fisicamente fará com que o aluno estabeleça relações com seu conhecimento prévio e possa chegar a conclusões relevantes. CONDIÇÕES NECESSÁRIAS: Alunos motivados, preparação prévia do material dos experimentos, montagem dos experimentos e explicações do professor. ASSERÇÕES a- de valor: situações do dia-a-dia como: manter a porta do refrigerador fechado, cozinhar os alimentos com tampa fechada, conservação dso alimentos em geladeira, colocar agasalhos em dias frios, terão mais significados para os alunos especiaslmente dentro da visão científica de mundo. b- de conhecimento: Diferenciar os conceitos de calor e temperatura. QUESTÃO-FOCO Mapa Conceitual i nterações CATEGORIZAÇÃO a- Quanto ao Modo: demonstrativo interativo b- Quanto ao Tipo: qualitativo REGISTROS E REPRESENTAÇÕES: medidas de temperatura com termômetro e sensações térmicas através do tato ROTEIRO DE PROCEDIMENTOS: Montar os experimentos e proceder conforme orientações do professor em anexo. VALIDAÇÃO DO MODELO: Através dos textos conclusivos elaborados em grupo a partir da realização do experimento. VARIÁVEIS:Temperatura, quantidade de calor, massa, volume. DIAGRAMA EADI - Diferença entre calor e temperatura b) Sobre o procedimento: Acredita-se que todos os alunos desenvolverão tranquilamente os experimentos, pois serão realizados procedimentos simples no desenvolvimento dessa atividade. FENÔMENO DE INTERESSE Calor e temperatura Observações do aluno Questões pré-procedimentais: 1) Quais são os conceitos demonstrados através do conjunto de experimentos? 2) Como você percebe as variações de temperatura ocorridas nos experimentos? 3) Essa forma de "medir" a temperatura é confiável? Justifique. 4) Analise a expressão "como está calor hoje". Existe nela um erro conceitual? Qual? 5) Estabeleça a diferença entre os conceitos de calor e temperatura. a) Sobre as repostas dos alunos nas questões pré- operacionais: 1) Calor aquecimento e resfriaqmento. 2) Através da pele. 3) Não, porque pode variar de pessoa para pessoa. 4) Sim. O correto é falar da temperatura ambiente alta ou baixa. 5) Calor é uma forma de energia e temperatura não. Qual a diferença entre os conceitos de temperatura e calor? PREDIÇÕES DO PROFESSOR:

3


Carregar ppt "Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google