A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dilatação Térmica dos Líquidos Prof.: Ítalo Reann.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dilatação Térmica dos Líquidos Prof.: Ítalo Reann."— Transcrição da apresentação:

1 Dilatação Térmica dos Líquidos Prof.: Ítalo Reann

2 Os líquidos não têm forma definida, eles assumem a forma do recipiente que os contêm. Assim, para os líquidos não calculamos dilatação linear nem dilatação superficial. Para eles consideramos apenas a dilatação volumétrica...

3 Iremos chama-la de dilatação volumétrica especial. Iremos pegar um recipiente a uma temperatura inicial qualquer e elevar sua temperatura...

4 Percebemos uma variação nas dimensões do recipiente bem como no volume do líquido. Essa variação é a chamada Dilatação Aparente. Essa variação é a chamada Dilatação Aparente.

5 Conclusão : 1. Os Líquidos dilatam mais que os sólidos. 2. O volume de líquido que transborda é a Dilatação Aparente. 2. O volume de líquido que transborda é a Dilatação Aparente. EX.: Tanques de gasolina EX.: Tanques de gasolina

6 Como calcular a Dilatação Aparente ? Perceba que : V ap = V o ap

7 Como calcular y apa ? Nós sabemos que: e que: Logo : ap = R - L O coeficiente de dilatação aparente será dado pela diferença entre os coeficientes !

8 O comportamento Anômalo da água Aquecendo certa massa m de água, inicialmente a 0º C, até a temperatura de 100ºC,verificamos que de o volume diminui,pois o nível da água no recipiente baixa, ocorrendo a contração. A partir de 4ºC, continuando o aquecimento, o nível da água sobe, o que significa aumento de volume, ocorrendo a dilatação. Aquecendo certa massa m de água, inicialmente a 0º C, até a temperatura de 100ºC,verificamos que de 0ºC a 4ºC o volume diminui,pois o nível da água no recipiente baixa, ocorrendo a contração. A partir de 4ºC, continuando o aquecimento, o nível da água sobe, o que significa aumento de volume, ocorrendo a dilatação.

9 Portanto a água apresenta um comportamento excepcional, contraindo- se quando aquecida de 0ºC a 4ºC. É a chamada anomalia da água !!!

10 O gráfico abaixo mostra aproximadamente como varia o volume da água com o aumento de temperatura.

11 Observe que a 4ºC a massa m de água apresenta volume mínimo. Lembrando que a densidade (d) é dada por concluímos que a densidade da água varia conforme a temperatura no gráfico abaixo.

12 Agora fica a pergunta, porque a água sofreu uma contração com o aumento da temperatura ?

13 A elevação da temperatura da água provoca um aumento na agitação molecular que tende a romper as pontes de hidrogênio, aproximando as moléculas.

14 Isso explica porque em invernos rigorosos os lagos se congelam na superfície. Quando a temperatura do ar diminui, atingindo valores um pouco menores do que 4ºC, a densidade da água superficial fica menor do que a da água mais quente do fundo e, assim, a água "fria" fica por cima da água "quente". Desse modo quando a temperatura da água superficial atinge 0ºC, a água superficial se congela enquanto a água do fundo continua líquida. Esse efeito é ajudado pelo fato de o gelo ser um mau condutor de calor.

15

16

17 Esta aula estará disponibilizada no site FIM


Carregar ppt "Dilatação Térmica dos Líquidos Prof.: Ítalo Reann."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google