A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornadas de trabalho não voluntário 23 e 30 de Junho de 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornadas de trabalho não voluntário 23 e 30 de Junho de 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Jornadas de trabalho não voluntário 23 e 30 de Junho de 2007

2 Neve em pleno mês de Junho? Não! Trata-se do orvalho acumulado nos finos e delicados caules de Agrostis que, pela manhã, dá às formações desta planta este aspecto invulgar. 23 de Junho

3 Perspectiva da área de intervenção com a zona mais densamente ocupada por Acacia longifolia à direita do caminho florestal (D), à esquerda do mesmo caminho a área C (de acordo com as cartas do diário).

4 As zonas mais rochosas da área C também estavam particularmente invadidas. Primeiro cortaram-se as acácias junto aos arbustos nativos e as mais isoladas. As manchas foram pulverizadas com Basta S.

5 As acácias conseguem rivalizar com as plantas nativas mais rústicas na sua capacidade para crescerem em cima das rochas. E, nestas circunstâncias, são muito difíceis de arrancar, mesmo de pequeno porte

6 No ponto mais alto do monte, junto ao marco geodésico SANTO, o grau de infestação é assustador.

7 Voltando à área C, um medronheiro muito acossado espera uma intervenção de limpeza.

8 Aqui, na área B, uma mancha de eucaliptal será reconvertida. Os eucaliptos serão pulverizados com um herbicida sistémico à base de glifosato.

9 Com o decorrer do dia o Agrostis recuperou a sua cor característica para esta época do ano.

10 Muitas plantas de lentisco revelavam já a sua abundante frutificação para este ano. Esta espécie tem uma frutificação algo errática e de facto, no Cabeço Santo, só na área C frutificou com abundância. Porque?...

11 Para terminar este dia, vale sempre a pena rever as cravinas-bravas, esta incrível planta que parece não precisar de solo para crescer e florir de forma generosa.

12 Na área A muitos eucaliptos ainda puderam ser arrancados, outros foram cortados. A mancha mais densa de Acacia longifolia foi pulverizada. 30 de Junho

13 Aspecto de uma área dominada por gramíneas, que no Verão adquirem cores quentes. Os arbustos queimados mais elevados são praticamente todos acácias, sob as quais houve que realizar trabalho.

14 Sob esta acácia de porte relativamente elevado já havia sido realizado trabalho em 2006, mas, como em muitos outros locais, é necessário voltar mais duas ou três vezes até se garantir que todas as acácias foram removidas.

15 Paisagem de gramíneas com predomínio de Agrostis. Mas, um momento: há aqui um elemento estranho, não há?

16 Aqui o trabalho de arranque de Acacia longifolia já foi realizado e, ao fundo, os eucaliptos foram pulverizados, mas à esquerda observam-se ainda plantas de mimosa.

17 Vegetação rupícola, observando-se em particular cravinas-bravas à esquerda

18 Outro exemplo de vegetação rupícola. Ao fundo à esquerda, onde há mais solo, predomina o medronhal.


Carregar ppt "Jornadas de trabalho não voluntário 23 e 30 de Junho de 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google