A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ-CEFET HISTÓRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ-CEFET HISTÓRIA."— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ-CEFET HISTÓRIA

2 DITADURA MILITAR NO BRASIL
( ) ANTECEDENTES: INSTABIDADE POLÍTICA DURANTE O GOVERNO DE JOÃO GOULART DETERIORAÇÃO DA SITUAÇÃO ECONÔMICA POLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE EM DEFESA DE INTERESSES. DE UM LADO CLASSES MÉDIAS, ELITES AGRÁRIAS E INDUSTRIAIS E DE OUTRO TRABALHADORES URBANOS, ESTUDANTES E INTELECTUAIS. OS CONFLITOS E A DIFICULDADE EM GOVERNAR ABRIRAM CAMINHO PARA O GOLPE MILITAR EM 31 DE MARÇO DE 64.

3 GOVERNOS MILITARES E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
CASTELLO BRANCO ( ) suspensão dos direitos políticos dos cidadãos; cassação de mandatos parlamentares; eleições indiretas para governadores; dissolução de todos os partidos políticos e criação de duas novas agremiações políticas: a Aliança Renovadora Nacional (Arena), que reuniu os governistas, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que reuniu as oposições consentidas.

4 COSTA E SILVA ( ) enfrentou a reorganização política dos setores oposicionistas, greves e a eclosão de movimentos sociais de protesto, entre eles o movimento estudantil universitário. Também neste período os grupos e organizações políticas de esquerda organizaram guerrilhas urbanas e passaram a enfrentar a ditadura, empunhando armas, realizando sequestros e atos terroristas. A promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em dezembro de 1968, representou o fechamento completo do sistema político e a implantação da ditadura. O AI-5 restringiu drasticamente a cidadania, pois dotou o governo de prerrogativas legais que permitiram a ampliação da repressão policial-militar.

5 MÉDICI ( ) Com a censura, todas as formas de manifestações artísticas e culturais sofreram restrições. "milagre econômico", que representou a fase áurea de desenvolvimento do país, obtido por meio da captação de enormes recursos e de financiamentos externos. Todos esses recursos foram investidos em infra-estrutura: estradas, portos, hidrelétricas, rodovias e ferrovias expandiram-se e serviram como base de sustentação do vigoroso crescimento econômico. O PIB (Produto Interno Bruto) chegou a crescer 12% ao ano e milhões de empregos foram gerados. A curto e médio prazo, esse modelo de desenvolvimento beneficiou a economia, mas a longo prazo o país acumulou uma dívida externa cujo pagamento (somente dos juros) bloqueou a capacidade de investimento do Estado.

6 GEISEL ( ) O aumento vertiginoso do preço do petróleo, principal fonte energética do país, a recessão da economia mundial e a escassez de investimentos estrangeiros interferiram negativamente na economia interna. o MDB conseguiu expressiva vitória nas eleições gerais de novembro de 1974, conquistando 59% dos votos para o Senado, 48% da Câmara dos Deputados e as prefeituras da maioria das grandes cidades. Por essa razão, o presidente iniciou o processo de distensão lenta e gradual em direção à abertura e à redemocratização. morreram, sob tortura, o jornalista Vladimir Herzog e o operário Manoel Fiel Filho. Em 1978, o presidente revogou o AI-5 e restaurou o habeas corpus. Geisel conseguiu impor a candidatura do general João Batista Figueiredo para a sucessão presidencial.

7 FIGUEIREDO ( ) Figueiredo acelerou o processo de liberalização política e o grande marco foi a aprovação da Lei de Anistia, que permitiu o retorno ao país de milhares de exilados políticos e concedeu perdão para aqueles que cometeram crimes políticos. O pluripartidarismo foi restabelecido. A Arena muda a sua denominação e passa a ser PDS; o MDB passa a ser PMDB. Surgem outros partidos, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT). O governo também enfrentou a resistência de militares radicais, que não aceitavam o fim da ditadura. Os índices de inflação e a recessão aumentaram drasticamente. Movimento das Diretas Já. Em 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheu o deputado Tancredo Neves como novo presidente da República. Tancredo derrotou o deputado Paulo Maluf. Tancredo Neves, no entanto, adoeceu e morreu. Em seu lugar, assumiu o vice-presidente, José Sarney.

8 ENTERRO DE TANCREDO NEVES 1985


Carregar ppt "PRÉ-CEFET HISTÓRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google