A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA

2 1. Época e contexto- O mundo barroco
Padre Antônio Vieira ( ) “António Vieira” O céu 'strella o azul e tem grandeza. Este, que teve a fama e à gloria tem, Imperador da língua portuguesa, Foi-nos um céu também. No imenso espaço seu de meditar, Constelado de forma e de visão, Surge, prenúncio claro do luar, El-Rei D. Sebastião. Mas não, não é luar: é luz do etéreo. É um dia; e, no céu amplo de desejo, A madrugada irreal do Quinto Império Doira as margens do Tejo. Fernando Pessoa

3 Contexto da contra-reforma católica;
Membro da Companhia de Jesus (Jesuíta); Eminência parda de Dom João IV, ativo defensor dos novos cristãos, expulsos pela inquisição; Defesa dos índios; Pedido pelo fim da inquisição. Pregador violento e sutil, racional e messiânico, vaidoso e sedutor, conversor e herege.

4 Estilo Peças oratórias; Público: fiéis católicos;
Visão bipolar do mundo barroco; Contradições;

5 Características dos sermões:
2.1 – Manobras retóricas: Dividir os aspectos do sermão de maneira binária: Divide o tema obrigando o ouvinte a aceitar um dos dois pontos, sem vislumbrar as demais possibilidades.

6 b) Anunciar o que não se fará, mas sem deixar de fazê-lo
b) Anunciar o que não se fará, mas sem deixar de fazê-lo. Só um diferença entre Santo Antônio e aquele peixe: que o peixe abriu a boca contra quem se lavava, e Santo Antônio abria a sua contra os que se não queriam lavar. Ah, moradores do Maranhão, quanto eu vos pudera agora dizer neste caso! Abri, abri estas entranhas; vede, vede este coração. Mas ah sim, que me não lembrava! Eu não vos prego a vós, prego aos peixes.

7 C) Abundância de perguntas retóricas:
- Estratégia clássica do texto voltado para uma plateia, a pergunta tem por finalidade manter a atenção e convocar o ouvinte a um maior envolvimento com o problema ou assunto exposto no sermão.

8 d) Mistério e revelação: - Jogo de esconde-esconde, pergunta em tom de mistério alguma coisa para a qual ele já tem a resposta, sendo sua revelação uma espécie de iluminação feita simultaneamente com a plateia.

9 e) A conquista da simpatia (Captatio benevolentiae) - Coloca-se numa posição de humildade, por vezes até de inferioridade em relação à plateia, conquistando a simpatia, a boa-vontade, a benevolência do auditório.

10 2.2 A riqueza dos exemplos Busca na bíblia e na cultura os melhores exemplos. Busca a essência da imagem.

11 2.3 O domínio da língua em seus variados registros
Crítica aos pregadores cultistas que usavam palavras difíceis para brilhar mais do que o conteúdo dos seus sermões. Conhecia a língua dos índios e dos africanos. Mescla de vários registros (do alto, do baixo, do culto ao popular) em um só trecho.

12 2.4 A busca pela compreensão dos ouvintes
Se houver dificuldade de compreensão, leia atentamente o Exórdio. Ali estarão expostas as razões do sermão e quais os objetivos do sermonista. E se quisesse Deus que este tão ilustre e tão numeroso auditório saísse hoje tão desenganado da pregação, como vem enganado com o pregador! Ouçamos o evangelho e ouçamo-lo todo, que todo é do caso que me levou e trouxe de tão longe.

13 Estrutura dos sermões:
Exórdio! (Intróito) Invocação Desenvolvimento Peroração

14 3. OS SERMÕES

15

16 3.1 Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra Holanda
contexto: -Pronunciado na igreja Nossa Senhora da Ajuda, Salvador, 1640. -Iminente invasão holandesa à cidade. b) chave: Segue o salmo 43 do Rei Davi, que será tomado como licença para Vieira questionar a omissão de Deus frente aos problemas dos verdadeiros cristãos que são os portugueses: “Desperta, por que dormes, Senhor? Desperta e não nos rejeites para sempre. Por que escondes a tua face e te esqueces de nossa miséria e de nossas atribulações? Desperta, Senhor, ajuda-nos e nos redime pela graça do teu nome.

17 C) Passos: 1- Derrotas sucessivas de Portugal e perda da fama entre os povos; 2- Uso da figura de Davi para cobrar de Deus o abandono dos portugueses; 3- Razão pela qual Deus teria mudado seus favores em relação aos portugueses; 4- Reconhecimento dos pecados portugueses, mas incompreensão do favor aos “hereges”; 5- Descrédito de Deus entre os homens; 6- Grandeza dos pecados portugueses/ Grandeza do perdão de Deus; 7- Aliança que possa levar à vitória sobre os holandeses.

18 Trecho relevante Momento em que Vieira concebe a vitória holandesa e o esquecimento dos portugueses, aqueles que zelaram pelo verdadeiro cristianismo. O padre pergunta de onde virão os pregadores agora: “[...] Holanda edificará templos. Holanda levantará altares, Holanda consagrará sacerdotes e oferecerá o sacrifício do vosso santíssimo Corpo; Holanda, enfim, vos servirá e venerará tão religiosamente, como em Amsterdão, Meldeburgo e Flisinga e em todas as outras colónias dauqele feio e alagado inferno se está fazendo todos os dias.”

19 Sermão aos peixes

20 3.2 Sermão de Santo Antônio aos peixes
Contexto: Pronunciado em São Luís do Maranhão, em 1654; b) Chave: Lembrando a propriedade do sal, Vieira busca atacar tanto os maus fiéis como os maus pregadores. Recorre à passagem do Novo testamento: “Vós sois o sal da terra”. (Mt 5)

21 C) Passos: 1- Determinação aos pregadores que preservem, como o sal, a fé cristã. 2- Recorrência à anedota de Santo Antônio. 3- Simulação de se dirigir aos peixes, e não aos homens. 4- Incidência dos aspectos positivos dos peixes sobre os pastores 4.1- Rêmoras- para resistir às paixões dos ouvintes; 4.2- Torpedos- para fazer temer pela autoridade. 5- Comparação dos defeitos dos ouvintes com os defeitos dos peixes 6- Crítica a todos os que vivem dos bens/glórias alheios.

22 d) Trecho relevante: Lembra que encontra o peixe com 4 olhos. “[
d) Trecho relevante: Lembra que encontra o peixe com 4 olhos. “[...] Oh que bem informara estes quatro olhos uma alma racional, e que bem empregada fora neles, melhor que em muitos homens! Esta é a pregação que me fez aquele peixinho, ensinando-me que, se tenho fé e uso da razão, só devo olhar direitamente para cima, e só direitamente para baixo: para cima, considerando que há Céu, e para baixo, lembrando-me que há Inferno.”

23 Sermão da sexagésima

24 3.3 Sermão da Sexagésima Contexto:
Proclamado na Capela Real, em 1655, em Lisboa, já vindo da missão no Maranhão. Investiga as razões para tão pouca conversão dos fiéis, recaindo a culpa sobre os pregadores cultistas.

25 b) Chave: Lucas 8: lembra o pregador do compromisso com a palavra de Deus e como Semear. A semente é a palavra de Deus.

26 c) Passos: 1- Concursos (coisas que concorrem) do sermão; (Graça/ouvinte/pregador). 2- Fracasso que concorre para a conversão contemporânea (nos tempos de Vieira); 3- Admissão do fracasso do pregador; 4- Cinco motivos para este fracasso (pessoa, estilo, ciência, matéria e voz); 5- Faltas gerais, mas ausências de uma causa principal para o fracasso; 6- “Falso testemunho” do pregador- uso equivocado da palavra de Deus. 7- Distorção das palavras para brilho próprio e para agrada ao auditório (cultismo); 8- Desengano como obrigação do pastor.

27 d) Trecho relevante “Pois o gostarem ou não gostarem os ouvintes
d) Trecho relevante “Pois o gostarem ou não gostarem os ouvintes! Oh, que advertência tão digna” Que médico há que repare no gosto do enfermo, quando trata de lhe dar saúde? Sarem e não gostem; salvem-se e amargue-lhes, que para isso somos médicos de almas....”


Carregar ppt "SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google