A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monitoria de Técnica Cirurgica. Apresentar as diferentes energias e alguns empregos. Prevenir e lidar com possíveis complicações. Entender os mecanismos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monitoria de Técnica Cirurgica. Apresentar as diferentes energias e alguns empregos. Prevenir e lidar com possíveis complicações. Entender os mecanismos."— Transcrição da apresentação:

1 Monitoria de Técnica Cirurgica

2 Apresentar as diferentes energias e alguns empregos. Prevenir e lidar com possíveis complicações. Entender os mecanismos de funcionamento e suas interações com o corpo.

3 Movimento de elétrons = corrente elétrica. Força que empurra os elétrons = voltagem. Dois tipos de Corrente: Direta (DC): elétrons sempre no mesmo sentido. Alternada: o sentido dos elétrons muda periodicamente. Freqüência – Tomada 50-60Hz, o aparelho gera 0,5- 3MHz.

4 Eletrodo+placa. A corrente escolhe a via de menor resistividade. A densidade da corrente diminui em sentido da placa. Colocar a placa em tecido com boa condutividade. Atenção com ECG, clipes metálicos, sondas de temperaturas, e acessos.

5

6 Dois eletrodos no instrumental cirúrgico. Não existe necessidade de um placa para saída da corrente.

7 Corrente de baixa voltagem, não modulada (contínua). Concentra energia em pequena área (grande densidade). Aquece o tecido mais rapidamente. Explosão das células. Caneta próxima ao tecido Corrente de alta voltagem, não contínua. Pequena densidade. Apenas 6% do tempo a corrente esta ligada. Coagulação por desidratação. Bom para hemostasia. Causa mais dano.

8

9 São Basicamente 3: Cauterização, Vaporização e Fulguração A resistividade do tecido gera aumento da temperatura. Existem diferentes maneiras de aumentar a temperatura. Dependem basicamente da regulagem do aparelho e do contato da caneta com o tecido.

10 Pode ser gerada com qualquer tipo de corrente. Contato direto da caneta com o tecido. Ocorre desidratação e coagulação do tecido que fica branco. O tecido deixa de conduzir corrente. Se mantiver chamusca.

11 Métodos sem contato. Vaporização: Explosão das células. Não chamusca. Fulguração: Caneta mais longe do tecido. Arcos de corrente são criados entre o tecido e a caneta. Chamusca o tecido. Usado para hemostasia.

12

13 Tempo de contato com tecido. Tecido. Tamanho e forma do eletrodo. Potencia: Em teoria deve-se usar a menos possível e aumentar com a necessidade.

14 Varia com os fatores já citados. Pode causar necrose do tecido, aumentando o tempo de recuperação pós-operatória. Pode lesar órgãos adjacentes. Amplitude: Bipolar 2 a 22 mm. Ultra-som 0 a 3 mm.

15 Contém substancias toxicas. Podem irritar olhos e vias aéreas. Transmitem alguns vírus. Deve ser coletada e descartada.

16 Monopolar: usado quando não se deseja propagação térmica. Aceita qualquer regulagem de corrente. Ruim para hemostasia. Bipolar: Usado em baixa voltagem (proximidade dos pólos) Pouco efetivo no corte pelo dificuldade de causar vaporização (chamusca e gruda tecido na caneta) Ideal para hemostasia de pequenos e grandes vasos.

17 Curto-circuito: Contato entre a caneta e instrumento neutro, com lesão dos órgãos encostados no instrumento. Efeito de capacitância. Falha no isolamento da caneta.

18

19

20 Usar menor potência. Usar baixa voltagem- corte Ativações intermitentes. Não ativar próximo a outros instrumentos. Não usar canetas híbridas. Usar bipolar quando apropriado. Se usar: Parar a corrente quando acabar o vapor. Alternar entre cauterização e incisão.

21 Vibração de alta freqüência (55,500Hz), com excursões de micrometros. Causa rompimento das pontes de hidrogênio transmitindo calor para o tecido, com desnaturação de proteínas e separação do tecido.

22 5 graus de potência, mudam a distancia. A temperatura é mais baixa C, não cauteriza e não chamusca o tecido e tem pouca propagação térmica. Desvantagens: Não consegue coagular vasos maiores que 3- 5mm. Alto custo do material descartável


Carregar ppt "Monitoria de Técnica Cirurgica. Apresentar as diferentes energias e alguns empregos. Prevenir e lidar com possíveis complicações. Entender os mecanismos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google