A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O financiamento da educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O financiamento da educação"— Transcrição da apresentação:

1 EIXO VII FINANCIAMENTO da EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS

2 O financiamento da educação
Elemento estruturante para a organização e o funcionamento das políticas públicas educacionais e, materialização do SNE. Condição necessária para a universalização do direito à educação pública de qualidade. O alcance das metas contidas em programas de governo e planos de Estado da área de educação depende de políticas adequadas de investimento e gestão de recursos.

3 A CF/1988- Base legal Caput do artigo 205: a educação é “direito de todos e dever do Estado e da família”, devendo ser “promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”, deve visar ao “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

4 Incisos do artigo 206, da CF/1988 determinam como princípios do ensino:
a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; a garantia de padrão de qualidade; a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; a valorização dos profissionais da educação escolar por meio do estabelecimento de piso salarial profissional nacional, planos de carreira e ingresso na profissão via concurso público

5 Progressiva universalização do ensino médio gratuito; EC 59/2009
O dever do Estado com a educação, segundo art. 208 da CF/1988, será efetivado mediante a garantia de: Educação básica obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; EC 59/2009 Progressiva universalização do ensino médio gratuito; EC 59/2009 Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

6 Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
O dever do Estado com a educação, segundo art. 208 da CF/1988, será efetivado mediante a garantia de: Educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até cinco anos de idade. EC nº 53/2006 Acesso aos níveis mais elevados de ensino, da pesquisa à criação artística, segundo a capacidade de cada um; Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando; Atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

7 O artigo 214 da CF/1988 PNE tem como “objetivo de articular o sistema nacional de educação [SNE] em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades”.

8 A gestão adequada dos recursos educacionais
O artigo 206 da CF/1988, ao listar os princípios sobre os quais o ensino deve ser ministrado, define o princípio da gestão democrática como instrumento de construção pedagógica e controle social dos recursos na área. Necessidade do controle social sobre os recursos financeiros, além de transparência em sua aplicação.

9 Fatores essenciais: Ampliar o percentual do PIB investido em educa­ ção, até atingir o patamar de 10% e definir outras fontes de recursos, além dos impostos, para a educação brasileira, para todos os níveis, etapas e modalidades, O acesso equitativo e universal à educação básica para as crianças e jovens com idade entre quatro e 17 anos. ( EC nº59/2009)

10 Fiscalização dos gastos
Artigos 70 e 71 da LDB. O papel dos órgãos de fiscalização e controle – Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas dos estados, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas dos municípios, Ministério Público, entre outros – é rigorosamente indispensável nesse processo, a fim de acompanhar e fiscalizar o uso adequado dos recursos da educação.

11 O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação:
Considerando o desequilíbrio regional e a oferta de educação básica pública, o financiamento à educação deve tomar como referência o meca­nismo do custo aluno-qualidade (CAQ), previsto no ordenamento jurídico brasileiro. O CAQ deve ser definido a partir do custo anual por aluno dos insumos educacionais necessários para que a educação básica pública adquira padrão de qualidade.

12 A construção do CAQ Exige amplo debate sobre o número de alunos por turma, remuneração adequada, formação inicial, continuada e condições de trabalho para os profissionais da educação, ma­teriais necessários à aprendizagem dos estudantes (como salas de informática, biblioteca, salas de ciência etc, O conjunto dos insumos necessários para a adequada relação de ensino-aprendizagem nas escolas públicas brasileiras que oferecem a educação básica.

13 o CAQi determina a vigência de “padrões mínimos de qualidade de ensino
Como o CAQ representa o alcance de um padrão de qualidade próximo daquele verificado nos países mais desenvolvidos, é preciso que o Brasil universalize, ao menos, um padrão mínimo de qualidade. Nesse sentido, antes do CAQ é preciso consagrar o CAQi (custo aluno-qualidade inicial).

14 Destaques: Consolidar as bases da política de financiamento, acompanhamento e controle social da educação, por meio da ampliação do investimento público em educação pública em relação ao PIB, com incrementos obrigatórios a cada ano, proporcionais ao que faltar para atingir a meta estabelecida até o final da vigência do PNE, de forma a alcançar, no mínimo, o patamar equivalente a 10% do PIB.

15 Destaques: Aumentar o volume de recursos investidos em educação pela União, ampliando a vinculação de 18% para 25%, das receitas advindas de impostos, taxas e contribuições para investimento em Manutenção e desenvolvimento da Educação (MDE), e aumentar o volume de recursos investidos pelos estados, Distrito federal e municípios de 25% para 30% o investimento em MDE.

16 Destaques: Destinar na forma da Lei, 50% dos recursos resultantes do Fundo Social do Pré-sal, royalties e participações especiais, referentes ao petróleo e à produção mineral, à manutenção e desenvolvimento do ensino público.

17 Destaques: Implantar, no prazo de dois anos do PNE, o custo aluno qualidade inicial (CAQi), calculado com base nos respectivos insumos, indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem em cada etapa e modalidade da educação básica pública, sendo progressivamente reajustado até a implementação plena do CAQ.

18 Destaques: Colaborar na ampliação e qualificação das matrículas em creches e pré-escolas, por meio do aporte recursos e da assessoria técnica aos municípios para construção, ampliação e reforma dos equipamentos públicos e para o desenvolvimento de políticas de formação inicial e continuada dos profissionais da educação infantil

19 Destaques: Colaborar na ampliação e qualificação das matrículas em ensino médio, por meio do aporte recursos e da assessoria técnica aos estados para construção, ampliação e reforma dos equipamentos públicos e para o desenvolvimento de políticas de formação inicial e continuada dos profissionais da etapa terminativa da educação básica.

20 Alterar e aprimorar o FUNDEB
Fortalecimento do papel fiscalizador dos Conselhos de acompanhamento e de avaliação do Fundeb, considerando a composição e suas atribuições legais e a adequada formação dos conselheiros;

21 Alterar e aprimorar o FUNDEB
O número de matrículas em creches conveniadas seja congelado e essa modalidade de parceria seja extinta, sendo obrigatoriamente assegurado o atendimento da demanda diretamente da rede pública;

22 Alterar e aprimorar o FUNDEB
O número de matrículas em educação especial, ofertadas por organizações filantrópicas, comunitárias e confessionais parceiras do poder público seja congelado e essa modalidade de parceria extinta em 2018, sendo obrigatoriamente assegurado o atendimento na rede pública, na perspectiva da educação inclusiva.


Carregar ppt "O financiamento da educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google