A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo I – Softwares: Linguagens de Programação Prof.: Rogério Morais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo I – Softwares: Linguagens de Programação Prof.: Rogério Morais."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo I – Softwares: Linguagens de Programação Prof.: Rogério Morais

2  Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

3

4  Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais devendo ser executadas mecânica ou eletronicamente em um período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.  O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.

5  Uma das principais metas das linguagens de programação é que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina). Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos

6  Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.

7  O primeiro trabalho de linguagem de programação foi criado por Ada Lovelace, grande amiga de Charles Babbage. O projeto da primeira calculadora mecânica programável foi idealizado por Charles Babbage que, após gastar fortunas e um longo tempo, não conseguiu concretizar o projeto. A linguagem de programação ADA foi batizada em homenagem a esta primeira programadora. Ada Lovelace em 1840.

8  Uma das primeiras linguagens de programação para computadores foi provavelmente Plankalkül, criada por Konrad Zuse na Alemanha Nazista, mas que teve pouco ou nenhum impacto no futuro das linguagens de programação.  O primeiro compilador foi escrito por Grace Hopper, em 1952, para a linguagem de programação A-0 Grace Hopper em 1984.

9  A primeira linguagem de programação de alto nível amplamente usada foi Fortran, criada em 1954.

10  Em 1957 foi criada B-0, sucessora da A-0, que daria origem a Flow-Matic (1958), antecessor imediato de COBOL, de 1959.  O COBOL foi uma linguagem de ampla aceitação para uso comercial. A linguagem ALGOL foi criada em 1958-1960 O ALGOL-60 teve grande influência no projeto de muitas linguagens posteriores.

11  A linguagem Lisp foi criada em 1958 e se tornou amplamente utilizada na pesquisa na área de ciência da computação mais proeminentemente na área de Inteligência Artificial. Outra linguagem relacionada ao campo da IA que surge em 1972 é a linguagem Prolog, uma linguagem do paradigma lógico. Screenshot da tela do LISP

12 A orientação a objetos é outro marco importante na história das linguagens de programação. A linguagem Simula 67 introduz o conceito de classes. A linguagem Smalltalk expande o conceito de classes e se torna a primeira linguagem de programação que oferecia suporte completo à programação orientada a objetos. A linguagem C++ (originalmente conhecida como C com classes) populariza a orientação a objetos.

13  Uma linguagem de programação pode ser convertida, ou traduzida, em código de máquina por compilação ou interpretada por um processo denominado interpretação. Em ambas ocorre a tradução do código fonte para código de máquina.

14 Existem centenas de Linguagens de Programação, porém, anualmente sai uma lista com os nomes das 20 mais utilizados pelos programadores de todo o mundo.

15 1º JavaScript 2º Java 3º PHP 4º Python 5º C# 5º C++ 5º Ruby 8º CSS (não é exatamente uma linguagem de programação) 9º C 10º Objective-C 11º Perl 11º Shell 13º R 14º Scala 15º Haskell 16º Matlab 17º Go 17º Visual Basic 19º Clojure 20º Groovy

16

17  https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_d e_programa%C3%A7%C3%A3o https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_d e_programa%C3%A7%C3%A3o  http://homepages.dcc.ufmg.br/~fernando/ classes/dcc024/ementa/readingMat/IntroL ecture.pdf http://homepages.dcc.ufmg.br/~fernando/ classes/dcc024/ementa/readingMat/IntroL ecture.pdf  https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo  http://olhardigital.uol.com.br/noticia/veja- quais-sao-as-20-linguagens-de- programacao-mais-populares/46271 http://olhardigital.uol.com.br/noticia/veja- quais-sao-as-20-linguagens-de- programacao-mais-populares/46271


Carregar ppt "Módulo I – Softwares: Linguagens de Programação Prof.: Rogério Morais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google