A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estamos no mês de Outubro, dedicado ao ROSÁRIO e às MISSÕES, com o tema: "MISSÃO para libertar". A Liturgia continua o tema da VINHA, que representa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estamos no mês de Outubro, dedicado ao ROSÁRIO e às MISSÕES, com o tema: "MISSÃO para libertar". A Liturgia continua o tema da VINHA, que representa."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Estamos no mês de Outubro, dedicado ao ROSÁRIO e às MISSÕES, com o tema: "MISSÃO para libertar". A Liturgia continua o tema da VINHA, que representa Israel, o povo eleito, precursor da Igreja, o novo Povo de Deus.

4 Na 1ª Leitura, Isaías, com o "Cântico da Vinha", narra a História do amor de Deus e a infidelidade do seu Povo. (Is 5,1-7) É um lindo poema composto pelo profeta, talvez a partir de uma canção de vindima. Através do profeta (o trovador), Deus ( o Amigo ) julga seu povo (a vinha), descrevendo o amor de Deus e a resposta do Povo. - Um agricultor escolheu o terreno mais adequado, escolheu cepas da melhor qualidade, tomou todos os cuidados necessários.

5 - O sonho dele era a colheita dos FRUTOS do seu trabalho... - Mas a decepção foi grande: só deu uvas azedas... "Que mais poderia eu ter feito por minha vinha e não fiz?" - Reação: Seu amor se transforma em ódio: derruba o muro de proteção, permite que os transeuntes a pisem livremente e que o inço tome conta...

6 * Os Frutos, que o Senhor esperava, eram "o direito e a justiça", respeito pelos Mandamentos e fidelidade à Aliança. Ao invés, viu "sangue derramado" e "gritos de horror": infidelidade, injustiça, corrupção, violência... Muitas manifestações religiosas, sem verdadeira adesão a Deus.

7 Daí o castigo de Deus: a invasão dos assírios e dos babilônios, que destruíram a vinha e deportaram os israelitas como escravos. * Hoje há ainda "sangue derramado" e Gritos de horror"? Na 2ª Leitura, Paulo apresenta virtudes concretas, que os cristãos devem cultivar na própria Vinha. São esses os frutos que Deus espera da sua "Vinha". (Fl 4,6-9)

8 No Evangelho, Jesus retoma e desenvolve o poema da VINHA. (Mt 21,33-43) - Um Senhor planta uma vinha com todo o cuidado e tecnologia necessária e a confia a uns vinhateiros, conhecedores da profissão. - Chega o tempo da vindima, manda buscar a colheita e vem a surpresa. Não entregam os frutos e maltratam os enviados... Não respeitam nem o próprio filho do dono. Chegam a matá-lo.

9 - A "Vinha" não será destruída, mas os trabalhadores serão substituídos... * A parábola é uma releitura da História da Salvação: ilustra a recusa de ISRAEL ao projeto de salvação de Deus. - A Vinha é o Povo de Deus. - O Dono é Deus, que manifestou muito amor pela sua vinha. - Os vinhateiros são os líderes do povo judeu... - Os enviados são os profetas... o próprio Cristo "morto". - Resultado: A "vinha" será retirada e confiada a outros trabalhadores, que ofereçam ao "Senhor" os frutos devidos e acolham o "Filho" enviado.

10 - Reação do Povo: tentam prender Jesus, pois percebem que a Parábola se refere a eles... + Quem são esses "outros", aos quais é entregue a Vinha? Somos todos nós, membros do novo Povo de Deus, que tem a missão de produzir seus frutos, para não frustrar as esperanças do Senhor na hora da colheita.

11 - Que tipo de frutos está faltando? Os homens do tempo de Isaías e também de Jesus eram muito piedosos, zelosos nas práticas religiosas, no respeito do sábado... Mas não foi da falta disso que Deus se queixou... - Isaías resume a queixa de Deus nas palavras do dono da vinha: "Esperei deles justiça, e houve sangue derramado; esperei retidão de conduta e o que ouço são os gritos de socorro de gente que foi explorada e maltratada..." * Será que isso acontecia só no passado?

12 + Os guardas da vinha quiseram até se transformar em "Donos"... * Esse perigo não pode estar presente ainda hoje? Não somos "donos", mas apenas administradores... + Deus nunca desiste de sua obra de amor e salvação! Uma Verdade consoladora, mas também um Alerta: Diante do fracasso com alguns... Deus não desiste... Mas Ele recomeça com outros... - Será que Deus está satisfeito dos frutos que produzimos?

13 + Missão para libertar!... A Campanha Missionária desse ano concentra sua ação evangelizadora dentro da realidade do tráfico humano, propondo-nos o tema: "Missão para Libertar", e o lema: "Enviou-me para anunciar a libertação". Hoje as vítimas do trafico humano representam a escravidão moderna. Missão para libertar surge hoje como um grande desafio. Está no centro da mensagem cristã e denuncia toda prática perversa de exploração, em que os seres humanos são tratados como mercadoria. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 05.10.2014

14 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus http://www.buscandonovasaguas.com Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Vai, vai Missionário Jarbas Gregorio Gravação desconhecida https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos


Carregar ppt "Estamos no mês de Outubro, dedicado ao ROSÁRIO e às MISSÕES, com o tema: "MISSÃO para libertar". A Liturgia continua o tema da VINHA, que representa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google