A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Redes de computadores e a Internet  1.1 Evolução Histórica das Redes de Dados  1.2 Terminologia de Teleprocessamento  1.3 Formas de Utilização do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Redes de computadores e a Internet  1.1 Evolução Histórica das Redes de Dados  1.2 Terminologia de Teleprocessamento  1.3 Formas de Utilização do."— Transcrição da apresentação:

1 1 Redes de computadores e a Internet  1.1 Evolução Histórica das Redes de Dados  1.2 Terminologia de Teleprocessamento  1.3 Formas de Utilização do Meio Físico  1.4 Tipos de Transmissão  1.5 Acesso à rede e meio físico  1.6 Limitações impostas pela Largura de Banda  1.7 Técnicas de Transmissão de Dados Prof.Eduardo Jose Aloia

2 2 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia

3 3 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia

4 4 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia TERMINOLOGIA DE TELEPROCESSAMENTO Processamento em Batch (Lotes) On-line Real –Time

5 5 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia As transações não são processadas imediatamente, mas guardada por um determinado tempo, até o agrupamento total, e, então, processadas num único lote. Exemplo: As multas aplicadas por um guarda de trânsito só são processadas após o expediente. PROCESSAMENTO EM BATCH (LOTES)

6 6 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia Os dados coletados na estação remota são encaminhados diretamente para o computador central ou vice-versa. Ex: reserva de passagens numa empresa aérea. PROCESSAMENTO ON-LINE

7 7 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia As respostas às entradas são suficientes rápidas para controlar o processo e ou influir na ação subseqüente. Por exemplo, num desvio de rota de um foguete, a informação é levada ao computador que,então, inicia imediatamente uma ação para corrigir o curso. Telemedicina. PROCESSAMENTO REAL –TIME

8 8 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia Uma aplicação em tempo real é sempre on- line mas o inverso nem sempre e verdadeiro.

9 9 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia Formas de Utilização do Meio Físico

10 10 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia Formas de Utilização do Meio Físico SIMPLEX A ligação entre o computador e uma impressora sem buffer de recepção. A transmissão de sinal de TV e rádio. Half-Duplex A comunicação entre radioamadores. Full-Duplex Conversação telefônica entre duas pessoas.

11 11 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia TIPOS DE TRANSMISSÃO Transmissão Paralela Transferência simultânea de todos os bits que compõem o byte. Esse método de transmissão é utilizado nas ligações internas dos computadores e ligações entre computadores próximos. Nos casos de transmissões que envolvem maiores distâncias, a transmissão em paralelo mostra-se inadequada, em razão da quantidade de suportes de transmissão (fios).

12 12 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia TRANSMISSÃO PARALELA

13 13 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia Transmissão Serial Transferência de um bit por vez através de um única linha de dados, isto é, cada bit de um byte é transmitido em seqüência, um após o outro. TRANSMISSÃO SERIAL

14 14 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia A transmissão de dados serial pode ser feita de duas formas: Assíncrona Síncrona.

15 15 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia TRANSMISSÃO ASSÍNCRONA Para cada caractere que desejamos transmitir, utiliza-se um elemento de sinalização para indicar o início do caractere (START) e um outro para indicar o término do caractere. Assíncrono refere-se à irregularidade dos instantes de ocorrência dos caracteres, ou seja, o tempo decorrido entre dois caracteres (tempo de repouso) pode ser variado pelo equipamento transmissor sem que o equipamento receptor tome conhecimento.

16 16 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia TRANSMISSÃO ASSÍNCRONA Baixas taxas de transmissão. Alto overhead. Ex caracter (8 bits), START (2 bit), STOP (1 bit). Assim, overhead = 3/ (8+ 3) = 0,27 = 27 %. Repouso START Caracter “C” 1 0 0 1 STOP 1 Repouso 0 1 1 10 STOP Repouso Caracter “V”

17 17 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia TRANSMISSÃO SÍNCRONA Antes da transmissão de um bloco, o equipamento transmissor envia uma configuração de bits de sincronização com o objetivo de colocar o equipamento receptor em fase com o mesmo. Necessidade de Buffer, pois o fluxo de caracteres deve ser transmitido à velocidade constante e tipicamente por pulsos de mesma duração. Permite técnicas de controle de erro como o CRC (Cyclic Redundancy Checking)

18 18 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia TRANSMISSÃO SÍNCRONA SYN STXMENSAGEMETXBCC Caracteres de Sinalização

19 19 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia UNIDADES DE LARGURA DE BANDA

20 20 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA LARGURA DE BANDA Os sinais podem ser transmitidos pelo meio físico através da variação no tempo, de corrente ou tensão. Podemos representar esse sinal por f(t) Por exemplo: Suponhamos que o caracter ASCII (61H) => b = 01100010 deva ser transmitido por uma linha de comunicação de dados. Nenhum meio físico consegue transmitir sinal sem perder potência. Se todas as componentes de Fourier fossem igualmente reduzidas,o sinal resultante teria sua amplitude reduzida, mas não seria distorcido.

21 21 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia Normalmente as amplitudes são transmitidas sem atenuação de zero até fc (freqüência de corte). Largura de Banda pequena  apenas o 1o. Harmônico não é atenuado. Largura de Banda com 8 Harmônicos  O sinal, apesar de distorcido é aproximado ao dado. ANÁLISE DE FOURIER

22 22 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia TÉCNICAS DE TRANSMISSÃO DE DADOS Comutação de Circuitos (Circuit Switching) Comutação de Pacotes (Packet Switching)

23 23 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS

24 24 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS

25 25 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS Necessidade de estabelecer um caminho antes de qualquer transmissão de dados.

26 26 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia COMUTAÇÃO DE PACOTES

27 27 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia COMUTAÇÃO DE PACOTES Própria para tráfego interativo, pois nenhum usuário consegue monopolizar qualquer linha de transmissão por mais de alguns milissegundos.

28 28 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia

29 29 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia

30 30 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia

31 31 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia

32 32 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia

33 33 Redes de computadores e a Internet Prof.Eduardo Jose Aloia


Carregar ppt "1 Redes de computadores e a Internet  1.1 Evolução Histórica das Redes de Dados  1.2 Terminologia de Teleprocessamento  1.3 Formas de Utilização do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google