A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

sub – regiões nordestinas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "sub – regiões nordestinas"— Transcrição da apresentação:

1 sub – regiões nordestinas
REGIÃO NORDESTE A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais Humanos / demográficos Econômicos A segunda região mais populosa É a região brasileira de ocupação mais antiga sub – regiões nordestinas

2 clima é tropical úmido e o solo é fértil cana de açúcar / cacau
Zona da Mata – apresenta a maior concentração populacional do Nordeste e é a sub-região mais urbanizada clima é tropical úmido e o solo é fértil cana de açúcar / cacau mata Atlântica. Pode ser regionalizada em: Zona da Mata Açucareira: Predomínio dos latifúndios monocultores de açúcar, isto é, das grandes propriedades que cultivam a cana-de-açúcar. Zona do Recôncavo Baiano: área do entorno da cidade de Salvador, onde se desenvolvem o cultivo de tabaco e as atividades ligadas a extração de petróleo. Zona do cacau: área de cultivo de cacau, área do sul da Bahia. Salvador Recife

3 clima semiárido (“Polígono das Secas”)
Sertão - caatinga clima semiárido (“Polígono das Secas”) “indústria de seca ( chuvas orográficas Polígono das secas POLÍGONO DAS SECAS: região delimitada pelo governo federal, em 1951, com o objetivo de facilitar ações para o combate as secas, que abrange as áreas no país atingidas pelo clima semi-árido e por grandes estiagens.

4 Atividades econômicas do Sertão: - pecuária bovina (principal atividade econômica);
- a criação de caprinos também é uma atividade importante - agricultura de subsistência; - brejos; - lavouras comerciais (algodão e soja); - polos de fruticultura; - transposição de águas do rio São Francisco. - a importância da irrigação; - rios temporários.

5 Meio Norte Agreste ÁREAS DE TRANSIÇÃO MEIO NORTE - transição entre Floresta Amazônica e Caatinga; - Mata dos Cocais (carnaúba e babaçu); - cultivo de soja para exportação; - Corredor de Exportação Norte (sistema multimodal de transportes ligado ao Complexo Portuário e Industrial de São Luiz)

6 AGRESTE - produção de gêneros alimentícios básicos que abastecem os centros urbanos da Zona da Mata; - predomínio de pequenas e médias propriedades; - cidades importantes: Campina Grande (PB), Caruaru e Guaranhus (PE), Arapiraca (AL) e Feira de Santana (BA). ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE SUDENE (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste) Fatores que favoreceram o desenvolvimento da atividade industrial na Zona da Mata: - exploração de petróleo; - existência de um grande mercado consumidor; - rede de transportes bem estruturada. Nas últimas décadas o Nordeste vem atraindo investimentos no setor industrial, devido ao menor custo da mão de obra e benefícios fiscais.


Carregar ppt "sub – regiões nordestinas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google