A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Édio Mazera – Química

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Édio Mazera – Química"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Édio Mazera – Química
Métodos de separação Professor: Édio Mazera – Química Alunos:Diego Luiz,Erick Cenci,Heloisa Marcela,Jhonattan Leandro,Luiz Eduardo Sumeck,Rodrigo De Olivera Série:1º 05 Tema :decantação 2011

2 Introdução Esse trabalho explicará sobre o método de decantação, que é um dos métodos de separação existente.Ele se divide em dois tipos: Liquido/Liquido e Liquido/Solido.

3 DECANTAÇÃO A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado. Após a separação visual (fases), o processo pode ser feito através de vários métodos, que podem mudar o nome Decantação para Sifonação ou Funil de Decantação: - Decantação: Separa-se um do outro através de um bastão de vidro, vertendo o líquido lentamente com a ajuda do bastão, até a substância menos densa passar para o outro recipiente. Este método evita que o líquido escorra para fora do recipiente, passando perfeitamente pelo bastão, e muito utilizado em separações de misturas sólido-líquido, como areia e água.

4 -FUNIL DE BROMO OU FUNIL DE DECANTAÇÃO
Neste método é usado para separar líquido-líquido, como óleo e água. O líquido mais denso passa controladamente através de uma válvula que é fechada imediatamente quando sua separação se completa, ou seja, antes que o líquido menos denso passe pela válvula e se misture novamente com o outro recipiente.

5 FUNIL DE BROMO Esquema do funil:

6 -SIFONAÇÃO O recipiente que contém a mistura é colocado a uma altura superior do recipiente em que ocorrerá a separação, e através de um sifão a substância menos densa é passada para o outro recipiente. Esse método só é possível se o sifão estiver completamente preenchido pelo líquido. Método muito utilizado também para esvaziar piscinas, aquários e transferir combustível de um recipiente para o outro.

7 SIFONAÇÃO Esquema de sifonação:

8 LIQUIDO/LIQUIDO Extração líquido-líquido (ELL), também conhecida como extração por solvente e partição, é um método para separar compostos baseado em suas diferentes solubilidades em dois líquidos diferentes imiscíveis, normalmente água e um solvente orgânico. É um processo de separação que objetiva a extração de uma substância de uma fase líquida em outra fase líquida. Extração líquido-líquido é uma técnica básica em laboratórios químicos, onde é realizada usando-se um funil de separação. Este tipo de processo é comumente realizado após uma reação química como parte de work-up (rotina de trabalho em laboratório de química visando isolar e purificar o(s) produto(s) de uma reação química). Em outras palavras, é a separação de uma substância de uma mistura por preferencialmente dissolver esta substância em um solvente adequado. Por este processo, um composto solúvel é normalmente separado de um composto insolúvel. Extração de solvente é utilizado no reprocessamento nuclear, processamento de minérios, a produção de compostos orgânicos finos, o processamento de perfumes e outras indústrias.

9 LIQUIDO/LIQUIDO Exemplo de uma separação:

10 LIQUIDO/SOLIDO Para separar um líquido de um sólido de maior densidade deixa-se repousar durante certo tempo, para que o sólido se deposite no fundo do recipiente. Se as partículas sólidas forem muito pequenas, esse tempo pode prolongar-se por horas ou até mesmo dias. A partir do momento em que se depositou totalmente, inclina-se o recipiente com cuidado até se verter o líquido sem que o sólido seja arrastado. Para a obtenção de melhores resultados pode também ser utilizada uma vareta de vidro como material auxiliar.

11 LIQUIDO/SÓLIDO Esquema de separação:

12 CONCLUSÃO Esse trabalho serviu para explicar o processo de Decantação, seus métodos de separação e também para explicar como serve cada processo. Esse foi nosso trabalho sobre a Decantação.

13 REFERENCIAS http://pt.wikipedia.org/wiki/Decanta%C3%A7%C3%A3o


Carregar ppt "Professor: Édio Mazera – Química"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google