A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
Rochas metamórficas

2 1. Rochas magmáticas ou ígneas
São geradas no interior da Terra, no manto ou crosta terrestre; Podem ser classificadas sob dois critérios: texturais (A) e mineralógicos (B).

3 A. Texturais Rochas efusivas ou vulcânicas - que se solidificaram a partir de um magma quente que extravasou na superfície Rochas plutônicas - que se cristalizam em profundidade perdem calor de forma muito lenta e desenvolvem cristais bem formados, normalmente de grandes dimensões (rochas holocristalinas)

4 Rochas vulcânicas e plutônicas

5 Rochas vulcânicas e plutônicas - exemplos

6 Rochas efusivas ou vulcânicas (Um dos morros Dois Irmãos – Arquipélago Fernando de Noronha - PE)
Autor: Henrique de Borba, 2008

7 Rochas plutônicas(intrusivas) Parque Nacional dos Pontões Capixabas, Panca, ES

8 B. Mineralógicos Classificação fundamentada na proporção dos principais minerais presentes na rocha; Podem ser agrupados em dois tipos: Félsicos (minerais claros e leves: silício, oxigênio, alumínio, sódio e potássio). Ex: granito Máficos (minerais escuros e densos: compostos ferromagnesianos, relativamente pobres em sílica). Ex: basalto

9 2. Rochas sedimentares Resultantes da consolidação de fragmentos soltos provenientes de rochas previamente existentes e acumuladas em camadas, ou Formadas pela precipitação de minerais a partir de solução tanto por processos orgânicos como inorgânicos (químico)

10

11 Estágios da sedimentação
Intemperismo Erosão Transporte Deposição (sedimentação) Enterramento Diagênese

12 Intemperismo Conjunto de processos físicos e químicos que levam à alteração das rochas; Deve-se a fatores climáticos, à água e aos seres vivos.

13 Intemperismo: ação da água

14 Intemperismo: termoclastia e haloclastia

15 Erosão Conjunto de processos físicos que permitem remover os materiais que desagregaram durante o intemperismo; É realizada pelos agentes erosivos: chuva, mar, rios, glaciares, vento, seres vivos, etc.

16 Erosão: A “taça” em Vila Velha, PR – arenito

17 Transporte Movimento de sedimentos pelo vento, gelo ou água;
Abrasão e arredondamento (durante o transporte) Transporte por água e vento: colisões entre os grãos → quebra → diminuição do tamanho Abrasão pelo contato/fricção entre os grãos → suavização das quinas → arredondamento e consequente diminuição do tamanho Transporte por geleira →fragmentos incorporados podem ser abradados no contato com o substrato → diminuição do tamanho sem arredondamento

18 Distância de transporte

19 Sedimentaçãp Partículas detríticas se depositam quando correntes (vento ou água); perdem velocidade ou quando geleiras derretem formando acúmulos detríticos; Ocorre geralmente me áreas baixas, menos íngremes dos continentes ou nos oceanos; Substâncias em solução podem se precipitar em lagos ou mares e formar depósitos de sedimentos químicos.

20 Enterramento ou Soterramento
Acúmulos de depósitos sedimentares, os mais antigos vão sendo soterrados em profundidade que pode atingir vários quilômetros.

21 Diagênese Conjunto de mudanças físicas, químicas e biológicas que afetam o sedimento desde a deposição até a litificação

22 Diagênese (litificação)
Compactação: reduz espaço poroso. argilas e lamas têm até 60 % de água; 10% depois da compactação. Cimentação: precipitação química de material mineral entre os grãos (SiO2, CaCO3, Fe2O3) une os sedimentos em uma rocha dura. Recristalização: Pressão e Temperatura aumentam com o soterramento (30°C/km ou1°C/33 m).

23 Litificação

24

25 Estruturas Sedimentares
Estratificação = Acamamento Esse acamamento que produz estruturas sedimentares é devido ao: Tamanho da partícula Tipo(s) de partícula (s)

26 Outros Exemplos de Estruturas Sedimentares
Marcas de ondas Estratificação cruzada

27 Outros Exemplos de Estruturas Sedimentares
Folhelhos Mesossaurus brasiliensis em folhelho. São Mateus, Paraná

28 Rochas metamórficas Metamorfismo: mudança de uma forma para uma outra
Rocha Metamórfica : alguma rocha que sofreu mudanças na textura mineralogia, ou composição química no estado sólido

29 Como as rochas metamorfizam?
A partir da recristalização parcial ou completa de minerais nas rochas por longos períodos de tempo. Rochas permanecem essencialmente sólidas durante o metamorfismo.

30 Processos Metamórficos
PRESSÃO: uma pressão maior tende a diminuir o espaço disponível para o crescimento do mineral, assim os minerais metamórficos gerados em altas pressões tendem a ser mais densos. O aumento da pressão pode originar de algum esforço dirigido (enterramento). esforços produzirão uma orientação preferencial dos minerais.

31 Processos Metamórficos (continuação)
FLUÍDOS (H2O): atuam como um catalisador durante o metamorfismo; ajudam a troca de íons entre os cristais em crescimento. CALOR: atua na região de estabilidade de um mineral sensível à temperatura. Com o aumento da temperatura, os fluídos dos poros diminuem.

32 Grau Metamórfico Refere-se à intensidade do metamorfismo.
Alto grau: Alta temperatura e pressão Baixo grau: Baixa temperatura e pressão

33 Classificação das Rochas Metamórficas
Baseada na textura e composição da rocha Baixo grau: ardósia, filito, xisto, gnaisse Alto grau: migmatito

34 Tectônica de Placas e Metamorfismo
A história pressão-temperatura da rocha pode freqüentemente ser ligada assentamento tectônico "Convergência continente-oceano "Colisão continente-continente

35 Exemplos de rochas metamórficas
Ardósia Mármore Gnaisse Xisto verde

36

37 Ciclo das rochas http://www.youtube.com/watch?v=4s7TJXsLVxQ


Carregar ppt "Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google