A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA Prof. ANA MARIA BERNARDELLI AGEPEN

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA Prof. ANA MARIA BERNARDELLI AGEPEN"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA Prof. ANA MARIA BERNARDELLI AGEPEN
NEON CONCURSOS 2016

2 GRAMÁTICA NORMATIVA O estudo da Gramática é a condição fundamental para o domínio da norma culta da Língua Portuguesa. O estudo competente da Gramática apresenta a logicidade e o aspecto racional dos processos linguísticos, quando detalha a estrutura da frase e do texto, apresentando os porquês de tais atos de comunicação. Teoria e prática devem caminhar juntas – tantos os exercícios estruturais quanto a análise e a interpretação de textos são imprescindíveis para o perfeito aprendizado da língua, com criticidade e entendimento da realidade circundante. As provas de Língua Portuguesa têm um objetivo muito claro: avaliam a capacidade de uso, análise e entendimento por meio de questões interpretativas, distantes das tão recorrentes memorizações de épocas anteriores.

3 Assim, alguns assuntos propedêuticos são necessários para o real aprendizado da Língua.
O conceito de Linguagem – capacidade de se comunicar por meio de uma língua; A Língua – é, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos; é a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo, que, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude de uma espécie de contrato estabelecido entre os membros da comunidade um sistema de signos convencionais usados como membros de uma mesma comunidade; A Fala, ao contrário da língua, por se constituir de atos individuais, torna-se múltipla, imprevisível, criativa, irredutível a uma pauta sistemática e a Norma - um conjunto de realizações concretas e de caráter coletivo da língua, uso adequado das regras combinatórias dos signos linguísticos são conceitos que devem ser bem compreendidos. O signo linguístico – a representação verbal dos elementos do mundo – é um deles

4 O signo linguístico – a representação verbal dos elementos do mundo
. O signo linguístico – a representação verbal dos elementos do mundo. A união do sentido e da imagem acústica. “sentido” é a mesma coisa que conceito ou ideia, isto é, a representação mental de um objeto ou da realidade social em que nos situamos, representação essa condicionada pela formação sociocultural que nos cerca; imagem acústica não é o som material, coisa puramente física, mas a impressão psíquica desse som. Melhor dizendo, a imagem acústica é o significante. Com isso, temos que o signo linguístico é uma entidade psíquica de duas faces.

5 EXPLICANDO: CASA SIGNIFICADO CASA= /K/ A/Z/A/ SIGNIFICANTE

6 FONÉTICA /FONOLOGIA - GRAMÁTICA NORMATIVA
(focaliza o sistema fônico) - Estuda os sons da fala (fonemas), a correta pronúncia dos vocábulos (ortoépia e a prosódia, partes integrantes da ortofonia) e a escrita correta das palavras (ortografia).

7 GRAMÁTICA NORMATIVA MORFOLOGIA
(abrange o sistema mórfico) - Parte da gramática que trata do estudo da estrutura das palavras, dos processos de formação de palavras e do estudo das classes gramaticais. As classes gramaticais são as seguintes: Substantivo, Verbo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

8 GRAMÁTICA NORMATIVA SINTAXE
(enfoca o sistema sintático)- Parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, incluindo a sua relação lógica, entre as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado completo e compreensível.

9 GRAMÁTICA NORMATIVA SEMÂNTICA Estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico.

10 FONÉTICA Fonemas: sons fundamentais: vogais ( a,e,i,o,u – vocálico), consoantes ( todas as letras, menos vogais- consonantal) , semivogais(i,u – neutro) MAS (e,o podem também ser semivogais: mágoa , róseo) Alfabeto: 26 letras Grupos vocálicos: ditongo, tritongo, hiato Ditongo: vogal e semivogal crescente: ex: glória, história, mágoa, róseo decrescente: ex: mais, leite oral: lírio nasal: mãe, pão, vem, amaram Tritongo: semivogal, vogal, semivogal oral: Paraguai nasal: saguão Hiato: vogal, vogal ex: ra-iz, sa-úde, Sa-ara

11 Encontros Consonantais: grupos formados por mais de uma consoante
perfeitos: prato , blusa (L ou R) imperfeitos: ritmo, afta ATENÇÃO: PNEU MÁTICO: início = perfeito CÁP SULA: interior= imperfeito Dígrafos: duas consoante representam um só som : carro, pássaro São eles: dígrafos consonantais ss, rr, ch, lh, nh, sc, sç, xc, qu, gu (seguidos de e,i) / dígrafos vocálicos: am,na, em,em,im,in,om,on,um,un. SÍLABA: é o fonema ou grupo de fonemas pronunciados numa só emissão de voz. Monossílaba: dor, me, lá Dissílaba: casa, chave Trissílaba: caderno, cinzeiro Polissílabo: maracujá, infelizmente Silaba : tônica: pronunciada com maior intensidade: ca ne ta oxítona: café, recompor paraxítona: cadeira, caráter proparoxítona: sílaba, lâmpada

12 ANÁLISE DE FONEMAS E LETRAS
Chuva – tem 5 letras e 4 fonemas, já que o “ch” tem um único som. Hipopótamo – tem 10 letras e 9 fonemas, já que o “h” não tem som. Galinha – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “nh” tem um único som. Pássaro – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “ss” só tem um único som. Nascimento – 10 letras e 8 fonemas, já que não se pronuncia o “s” e o “en” tem um único som. Exceção – 7 letras e 6 fonemas, já que não tem som o “x”. Guitarra – 8 letras e 6 fonemas, já que o “gu” tem um único som e o “rr” também tem um único som. Queijo – 6 letras e 5 fonemas, já que o “qu” tem um único som. Táxi - quatro letras (t-á-x-i) - cinco fonemas (t-á-k-s-i) Hora - quatro letras (h-o-r-a) - três fonemas (o-r-a) Canta -cinco letras (c-a-n-t-a) -quatro fonemas (c-ã-t-a)

13 FONÉTICA /FONOLOGIA Pronominais
Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco  Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro. Oswald de Andrade

14 ATIVIDADES Leia os versos: Dê-me um cigarro / Me dá um cigarro. Analise os dois versos quanto aos níveis de linguagem que você conhece. 2. Leia mais atentamente e destaque uma característica modernista do poema. 3. Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Retire do texto dígrafos, encontros consonantais e dê o número de letras e fonemas de cada um deles 4. Da Nação Brasileira – analise a expressão grifada quanto à presença de encontros vocálicos e consonantais. 5. Analise quanto à silaba tônica: gramática / mulato / bom / dá / cigarro / Negro / Brasileira / Nação.

15 QUADRO DAS CLASSES GRAMATICAIS
Palavras importantes Palavras intermediárias Palavras circunstanciais essência determinantes ligação SUBSTANTIVO VERBO ADJETIVO ARTIGO PRONOME NUMERAL ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO CONJUNÇÃO INTERJEIÇÃO

16 Eu não tinha este rosto de hoje
ATIVIDADE NOS 3 EIXOS GRAMATICAIS O exercício será feito tomando como ponto de partida a poesia Retrato de Cecília Meireles (1986, p.13), colocada abaixo: Eu não tinha este rosto de hoje assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: – Em que espelho ficou perdida a minha face?

17 Reescrever o poema, mantendo o sujeito (eu), mas
ATIVIDADE 1: Reescrever o poema, mantendo o sujeito (eu), mas adaptando-o ao tempo futuro e fazendo a mudanças necessárias, levando em conta que você, aluno, é um jovem. Inicie por: “Eu não terei este rosto de hoje.” Ao iniciar o segundo verso, os alunos precisarão ter o cenário em mente e procurar, em suas experiências, propriedades que definam agora não mais um rosto envelhecido, mas um rosto jovem.

18 Possibilidade: Eu não terei este rosto de hoje,
assim vivo, assim alegre, assim rubro, nem estes olhos tão plenos nem a esperança nos lábios Eu não terei estas mãos fortes tão ágeis e quentes e vivas; eu não terei este coração que se exibe Eu não darei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil; – Em que espelho ficará perdida a minha face?

19 Mas que grande ideia eu tive!
ATIVIDADE 2: Mas que grande ideia eu tive! Uma esponja, quando seca, é bem leve, pesa nada, mas, ao encher-se de água, fica muito mais pesada! 3. – Professora, mas o que é “folgada” mesmo? 4. Meus irmãos têm a vida atribulada, mas eu tenho uma vida folgada. 5. O burro preparou-se para cantar, mas conseguiu só zurrar. 6. Ele estava feliz, mas não estava satisfeito, ele queria mais alguma coisa. 7. Eram fardos muito grandes, só que bem mais leves que o sal. 8. Eu fico satisfeita porque fico feliz, mas também porque aprendi alguma coisa. 9. Canário cantar bem não é novidade, mas um burro ser cantor é mais que novidade! 10. Ele está atribulado no trabalho, mas não está cansado.

20

21

22

23

24

25

26

27

28


Carregar ppt "CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA Prof. ANA MARIA BERNARDELLI AGEPEN"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google