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1 / 27 29 de Abril de 20021 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Dissertação de Mestrado “Uma Extensão do Fluxo de Análise e Projeto do RUP para o Desenvolvimento de Aplicações Web” Por Ricardo André C. de Souza Orientador: Prof. Alexandre Marcos L. Vasconcelos

2 / 27 29 de Abril de 20022 Roteiro 4IntroduçãoIntrodução 4Engenharia de Software para WebEngenharia de Software para Web 4Extensões de UMLExtensões de UML 4RUP – Rational Unified ProcessRUP – Rational Unified Process 4Extensão do Fluxo de Análise e ProjetoExtensão do Fluxo de Análise e Projeto 4Estudo de Caso – A Aplicação Web SIG@UFPEEstudo de Caso – A Aplicação Web SIG@UFPE 4ConclusãoConclusão

3 / 27 29 de Abril de 20023 Introdução Motivação l Grande demanda pelo desenvolvimento de aplicações Web; l Características específicas de aplicações Web; l Adaptações em processos genéricos de desenvolvimento de software;

4 / 27 29 de Abril de 20024 Introdução Escopo l Engenharia de Software para Web; l RUP – Rational Unified Process  Genérico;  Adaptável;  Reúne o melhor de várias técnicas de desenvolvimento de software;  Aceito nos meios acadêmico e comercial;  UML (Unified Modeling Language) é parte integrante;

5 / 27 29 de Abril de 20025 Introdução Objetivos l Extensão do Fluxo de Análise e Projeto do RUP ; l Atender aplicações Web no padrão arquitetural em Camadas;

6 / 27 29 de Abril de 20026 Engenharia de Software para Web Objetivos l Estabelecimento e uso de abordagens científicas, de engenharia, e gerenciamento para dar suporte ao processo de desenvolvimento de aplicações Web; l Técnicas sistemáticas e disciplinadas para alcançar aplicações Web de alta qualidade; l Incorporação de princípios bem sucedidos da Engenharia de Software tradicional, adaptando-os para a natureza mais aberta e flexível de aplicações Web;

7 / 27 29 de Abril de 20027 Engenharia de Software para Web Aplicações Web versus Aplicações Tradicionais l Principais diferenças referem-se a questões sobre:  Navegação;  Interface Gráfica;  Implementação;

8 / 27 29 de Abril de 20028 Extensões de UML Definição l Maneira ordenada de adicionar nova semântica para a notação de UML; l Permite a inclusão de novos atributos, diferentes semânticas e restrições adicionais a elementos da modelagem; l Expressa em termos de:  Estereótipo – extensão do vocabulário da linguagem;  Tagged Value – extensão para uma propriedade de um elemento do modelo;  Restrição – extensão da semântica da linguagem;

9 / 27 29 de Abril de 20029 Extensões de UML Abordagens para Aplicações Web l WAE (Web Application Extension); l OOHDM + UML; l Framework W2000;

10 / 27 29 de Abril de 200210 RUP – Rational Unified Process Conceitos Chaves l Responsável – papel desempenhado por um indivíduo ou uma equipe no contexto do projeto; l Atividade – unidade de trabalho que produz um resultado significante no contexto do projeto; l Artefato – peça de informação que é produzida, modificada ou usada pelo processo de desenvolvimento de software; l Fluxo – seqüência de atividades que produz um resultado de valor observável; l Subfluxo – agrupamento de atividades, responsáveis envolvidos, artefatos de entrada e artefatos produzidos;

11 / 27 29 de Abril de 200211 RUP – Rational Unified Process Características l Dirigido a Casos de Uso  O processo de desenvolvimento segue um fluxo de ações para realização de Casos de Uso; l Centrado na Arquitetura  O RUP fornece uma maneira metódica e sistemática para projetar, desenvolver e validar a arquitetura; l Iterativo e Incremental  Iterações referem-se a passos no fluxo de desenvolvimento, e Incrementos a evoluções do produto;

12 / 27 29 de Abril de 200212 RUP – Rational Unified Process Fluxos e Fases

13 / 27 29 de Abril de 200213 Extensão do Fluxo de Análise e Projeto

14 / 27 29 de Abril de 200214 Extensão do Fluxo de Análise e Projeto Atividades do Fluxo Estendido

15 / 27 29 de Abril de 200215 Extensão do Fluxo de Análise e Projeto Subfluxo Projetar Camada de Apresentação

16 / 27 29 de Abril de 200216 Extensão do Fluxo de Análise e Projeto Atividade Projetar Navegação l Consiste na criação do Modelo Navegacional, com os seguintes propósitos:  Identificar como o usuário caminha (navega) na aplicação para utilizar as funcionalidades oferecidas;  Criar subsídios para o projeto das Interfaces Gráficas da aplicação;  Identificar os elementos necessários para criação da Camada de Apresentação da aplicação no fluxo de Implementação;

17 / 27 29 de Abril de 200217 Extensão do Fluxo de Análise e Projeto Atividade Projetar Navegação – Artefatos de Entrada l Modelo de Casos de Uso – descreve as funcionalidades que a aplicação fornece para os usuários;  O Modelo Navegacional deve contemplar as navegações necessárias para satisfazer os Casos de Uso deste modelo; l Realizações de Caso de Uso – descreve a colaboração de objetos para um particular Caso de Uso, é representado por diagramas de interação de UML;  O Modelo Navegacional deve suportar as interações entre o usuário e a aplicação, descritas neste artefato;

18 / 27 29 de Abril de 200218 Extensão do Fluxo de Análise e Projeto Atividade Projetar Navegação – Artefatos de Entrada l Modelo de Análise (Conceitual) – contém as classes de Análise (básicas) da aplicação, seus atributos e associações, é o resultado do processo de análise dos Casos de Uso;  O Modelo Navegacional é uma variação (visão) deste modelo, com ênfase nos aspectos de navegação e de apresentação da aplicação; l Guia de Projeto Navegacional – consiste no método proposto para criação do Modelo Navegacional de aplicações Web;

19 / 27 29 de Abril de 200219 Extensão do Fluxo de Análise e Projeto Atividade Projetar GUI (Graphic User Interface) l Consiste em projetar as Interfaces Gráficas da aplicação de acordo com as necessidades navegacionais; l A aparência das Interfaces Gráficas deve obedecer ao padrão de apresentação (fonte, cor, botão, etc) adotado pela organização; l Artefato de Entrada – Modelo Navegacional; l Artefato Produzido – Templates GUI;  Esboço das Interfaces Gráficas derivadas dos elementos do Modelo Navegacional que representam páginas cliente e formulários;

20 / 27 29 de Abril de 200220 Extensão do Fluxo de Análise e Projeto Método para criação do Modelo Navegacional l Primeiro Passo: Identificar as Classes Navegacionais;  Derivadas das classes básicas do Modelo Conceitual; l Segundo Passo: Identificar os Caminhos Navegacionais;  Derivados das associações entre as classes básicas do Modelo Navegacional;  Influenciados pela multiplicidade da origem das associações;  Satisfazem operações de manutenção;

21 / 27 29 de Abril de 200221 Extensão do Fluxo de Análise e Projeto Método para criação do Modelo Navegacional l Terceiro Passo: Criar os Caminhos Navegacionais;  Contempla todas as funcionalidades oferecidas pelas classes navegacionais;  Baseado no padrão arquitetural Thick Web Client;  Segue um padrão proposto para a operação de Inclusão;  Segue um padrão proposto para as demais operações de manutenção;

22 / 27 29 de Abril de 200222 Estudo de Caso – A Aplicação Web SIG@UFPE Objetivos da Aplicação l O Sistema de Informações e Gestão Acadêmica da UFPE visa atender o principal serviço oferecido pela universidade – o ensino em todos os níveis (graduação, pós-graduação, extensão); l Desenvolvido em módulos que correspondem a etapas (fases) do ano letivo; l Prioridade no módulo que controla o Planejamento de Matrícula e Matrícula;

23 / 27 29 de Abril de 200223 Estudo de Caso – A Aplicação Web SIG@UFPE Principais Funções da Aplicação l Especificação das Atividades Acadêmicas a ofertar; l Intenção de Matrícula; l Definição das Atividades Acadêmicas ofertadas; l Criação de Turmas e Subturmas; l Matrícula em Atividade Acadêmica; l Matrícula em Turma;

24 / 27 29 de Abril de 200224 Estudo de Caso – A Aplicação Web SIG@UFPE Execução do Subfluxo Projetar Camada de Apresentação l Realização da Atividade Projetar Navegação; l Realização da Atividade Projetar GUI; l Exemplo de Projeto Navegacional l Demonstração Aplicação SIG@UFPE

25 / 27 29 de Abril de 200225 Conclusão Contribuições l Adequação da metodologia de desenvolvimento de software RUP; l Extensão do fluxo de Análise e Projeto do RUP para considerar mais apropriadamente o desenvolvimento de aplicações Web; l Criação do Subfluxo Projetar Camada de Apresentação; l Recomendações para execução de Atividades já existentes; l Método para criação do Modelo Navegacional; l Estudo de Caso sobre a aplicação Web SIG@UFPE; l Configurações na ferramenta de modelagem Rational Rose;

26 / 27 29 de Abril de 200226 Conclusão Trabalhos Correlatos l Aplicações Web são um tipo de sistema hipermídia; l Métodos para o desenvolvimento de sistemas hipermídia:  HDM – Hypermedia Design Method  RMM – Relationship Management Methodology  OOHDM – Object-Oriented Hypermedia Design Method  WSDM – Web Site Design Method  RNA – Relationship-Navigational Analysis  UPHD – Unified Process-based Hypermedia Systems Development

27 / 27 29 de Abril de 200227 Conclusão Trabalhos Futuros l Refinar a atividade Projetar GUI para tratar questões relativas à organização e aparência das interfaces gráficas; l Automatizar a criação da Camada de Apresentação, com base no Modelo Navegacional; l Adaptar os demais fluxos de desenvolvimento do RUP e estudar a necessidade de adequação dos fluxos de suporte; l Adequar outros processo genéricos de desenvolvimento de software como o Open e o Catalysis;


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