A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Batista de Minas Gerais Curso de Bacharelado em Teologia Disciplina: Eclesiologia Prof. Reinaldo Arruda Pereira Faculdade Batista de Minas Gerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Batista de Minas Gerais Curso de Bacharelado em Teologia Disciplina: Eclesiologia Prof. Reinaldo Arruda Pereira Faculdade Batista de Minas Gerais."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Batista de Minas Gerais Curso de Bacharelado em Teologia Disciplina: Eclesiologia Prof. Reinaldo Arruda Pereira Faculdade Batista de Minas Gerais Curso de Bacharelado em Teologia Disciplina: Eclesiologia Prof. Reinaldo Arruda Pereira

2

3 Representa a conversão de Constantino

4 “De todas as liberdades sociais, nenhuma é tão congenial ao homem, e tão nobre, e tão frutificativa, e tão civilizadora, e tão pacífica, e tão filha do Evangelho, como a liberdade religiosa.“ Rui Barbosa “De todas as liberdades sociais, nenhuma é tão congenial ao homem, e tão nobre, e tão frutificativa, e tão civilizadora, e tão pacífica, e tão filha do Evangelho, como a liberdade religiosa.“ Rui Barbosa

5 A separação da religião do Estado no Brasil  Constituição brasileira de 1824  Constituição brasileira de 1890;  Constituição brasileira de 1988 Nessa Constituição está proibido, em seu art. 19, à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, "estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento, ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público“. A separação da religião do Estado no Brasil  Constituição brasileira de 1824  Constituição brasileira de 1890;  Constituição brasileira de 1988 Nessa Constituição está proibido, em seu art. 19, à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, "estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento, ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público“.

6 Ao tratar da relação da igreja com o estado e do estado com a igreja é importante não perder o foco: a)O fundamento da igreja e seu propósito; b)A igreja como uma instituição local, mas também como um organismo; c)A composição da igreja; d)A relação das igreja de uma mesma fé e ordem; e)O governo da igreja; f)A relação da igreja com o governo civil Ao tratar da relação da igreja com o estado e do estado com a igreja é importante não perder o foco: a)O fundamento da igreja e seu propósito; b)A igreja como uma instituição local, mas também como um organismo; c)A composição da igreja; d)A relação das igreja de uma mesma fé e ordem; e)O governo da igreja; f)A relação da igreja com o governo civil

7 A IGREJA E SEU GOVERNO Quais são os tipos de governo ou sistema de governo existentes quando pensamento na igreja?  O sistema monárquico  O sistema Presbiterial  O sistema Congregacional  O sistema episcopal A IGREJA E SEU GOVERNO Quais são os tipos de governo ou sistema de governo existentes quando pensamento na igreja?  O sistema monárquico  O sistema Presbiterial  O sistema Congregacional  O sistema episcopal

8  O SISTEMA MONÁRQUICO A congregação local não tem voz e nem vez quando o assunto é de interesse da igreja A congregação existe como cultuante, mas não como organização política. E o líder nesse sistema, como é pensado? O líder é concebido como infalível e como poder absoluto.  O SISTEMA MONÁRQUICO A congregação local não tem voz e nem vez quando o assunto é de interesse da igreja A congregação existe como cultuante, mas não como organização política. E o líder nesse sistema, como é pensado? O líder é concebido como infalível e como poder absoluto.

9  O SISTEMA PRESBITERIAL O principal líder nesse sistema é o presbítero. A congregação dá (concede) autoridade aos presbíteros. A igreja local é governada por um conselho.  O SISTEMA PRESBITERIAL O principal líder nesse sistema é o presbítero. A congregação dá (concede) autoridade aos presbíteros. A igreja local é governada por um conselho.

10  O SISTEMA CONGREGACIONAL O principal AUTORIDADE nesse sistema em matéria de governo é a congregação reunida em assembleia; A igreja local é autônoma e deve gerir a si mesma. A congregação não pode conceder sua autoridade a ninguém que não seja seu representante legal para fins administrativos. Esse líder deve cumprir o que a assembleia delibera. Adota a teocracia e a democracia.  O SISTEMA CONGREGACIONAL O principal AUTORIDADE nesse sistema em matéria de governo é a congregação reunida em assembleia; A igreja local é autônoma e deve gerir a si mesma. A congregação não pode conceder sua autoridade a ninguém que não seja seu representante legal para fins administrativos. Esse líder deve cumprir o que a assembleia delibera. Adota a teocracia e a democracia.

11


Carregar ppt "Faculdade Batista de Minas Gerais Curso de Bacharelado em Teologia Disciplina: Eclesiologia Prof. Reinaldo Arruda Pereira Faculdade Batista de Minas Gerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google