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CONJUNTO HOSPITALAR MANDAQUI (C.H.M.)

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Apresentação em tema: "CONJUNTO HOSPITALAR MANDAQUI (C.H.M.)"— Transcrição da apresentação:

1 CONJUNTO HOSPITALAR MANDAQUI (C.H.M.)
A RELEITURA DE PINÓQUIO NA BRINQUEDOTECA DE PEDIATRIA Autores: Elias, V. L.C.; Alves, M.T.T.. INTRODUÇÃO "PINÓQUIO" - Releitura da obra, com versão escrita para uma situação hospitalar, tendo a alimentação e os medicamentos necessários como pontos centrais. JUSTIFICATIVA: Considerando a alimentação saudavel e a medicação nos horários prescritos, necessários ao reestabelecimento da saude da criança, a história tem uma grande valia. E um auxilio para o familiar acompanhante, no convencimento a esta prática, com maior facilidade. METODOLOGIA Trabalho a ser desenvolvido junto à criança e familiar acompanhante, no espaço da Brinquedoteca da Pediatria, 01 vez por semana no período da manhã. Elaboração da história adaptando personagens e situações propicias a um hospital; Criação de personagens e cenário utilizando joguinhos de montar; Montagem : "palco" o cenário com os personagens e o espaço para a platéia. A releitura da história de Pinóquio consiste em comparar o protagonista com um menino que desobedeceu as orientações do Dr. Sara Tudo e assim voltou a adoecer. O médico que era sempre muito bom e atencioso para com ele desconfiou e perguntou ao menino se estava tomando os medicamentos. Pinóquio mentiu dizendo que sim e seu nariz começou a crescer. O menino então pediu perdão ao Dr. Sara Tudo e prometeu nunca mais desobedecê-lo. Voltou a se alimentar bem e tomar todos os medicamentos corretamente. OBJETIVOS GERAL Promover a descontração da criança, atraves da contação da história, utilizando um conto já conhecido, para ilustrar os benefícios da alimentação e medicação necessários para a recuperação da saúde, bem como o incentivo aos estudos e o lazer. ESPECÍFICO - Desenvolver junto à criança noções de responsabilidade quanto a boa alimentação e aceitação de regras para o tratamento, na aceitação da medicação prescrita, visando restabelecimento de sua saúde e bem estar; - Despertar na criança a valorização dos cuidados a ela dispensados quanto à saúde, alimentação, diversão e comportamentos; - Despertar no familiar acompanhante, a necessidade de a criança sentir carinho e proteção para adaptar-se a comportamentos estabelecidos esperado; CONSIDERAÇÕES FINAIS Espera-se que a contação da história, incentive e modifique comportamentos da criança quanto à alimentação e propicie facilidade ao profissional da enfermagem em administrar a medicação prescrita, para a recuperação da criança. Considera-se ser de grande valia o incentivo à alimentação, reduzindo a permanência da criança hospitalizada. BIBLIOGRAFIA:  ALMEIDA, M. T. P. de. Brinquedoteca e a importância de um espaço estruturado para o brincar. In: SANTOS, S. M. P. dos. Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. 2ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.  BRASIL, Decreto de Lei Nº 8069 de 13 de setembro de Estatuto da Criança e do Adolescente. Art. 16, Inciso IV. CUNHA, M. A. P. A importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Infantil Belo Saber. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Pará. Bragança,  CUNHA,N. H S. A Brinquedoteca Brasileira. In: SANTOS, M. P. dos. Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. 2ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997. & VIEGAS, D.. Brinquedoteca Hospitalar.. s/ed. São Paulo: Guia de Orientação, 2003. 1


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