A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SERVIÇO “QUERO VIDA”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SERVIÇO “QUERO VIDA”."— Transcrição da apresentação:

1 SERVIÇO “QUERO VIDA”

2 GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
Organograma GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL MÉDIA COMPLEXIDADE SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL A IDOSOS E SUAS FAMÍLIAS “QUERO VIDA”

3 Local/ Horário de Funcionamento
Avenida Presidente Castelo Branco nº 1.385, no Jardim São Matheus, localizado na região norte da cidade. Este local foi escolhido tendo em vista a proximidade de vários recursos. De 2ª a 6ª feira, das 07:30h às 17hs

4 Área de abrangência Âmbito Municipal;
O serviço atende o idoso residente na cidade de Vinhedo independentemente do bairro em que reside.

5 Perfil do Usuário Idosos, de ambos os sexos, com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária, tais como: administração de medicamentos, preparação de sua própria alimentação, realização da higiene pessoal, locomoção, etc.

6 Perfil do Usuário Idosos sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada (graus de dependência I ou II segundo a ANVISA). Familiares do idoso têm que estar trabalhando e/ou estudando, não tendo, assim, nenhuma disponibilidade de proverem os cuidados necessários ao idoso.

7 Objetivo Geral Garantir espaço de acolhimento, proteção e convivência a idosos semi-dependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

8 Objetivos Específicos
Propiciar convívio social através de atividades adaptadas às necessidades do idoso, buscando recuperar a saúde física e emocional; Oferecer serviço de suporte as famílias quanto aos tratamentos médicos para os idosos; Integrar os idosos nas atividades dos demais Programas disponíveis no município de acordo com a capacidade física e emocional, visando melhoria na qualidade de vida; Propiciar alimentações adequadas, visando a melhoria da saúde do idoso;

9 Objetivos Específicos
Realizar o acompanhamento familiar, para o fortalecimento do vínculo entre idoso e família. Realizar trabalho socioeducativo com os familiares na perspectiva de orientar quanto ao processo do envelhecimento e quanto aos cuidados adequados para o idoso; Prevenir situações de riscos pessoal e social aos idosos; Evitar o isolamento social e a institucionalização; Reduzir o número de internações médicas e o número de acidentes domésticos com idosos; Compartilhar com as famílias a provisão de cuidados essenciais a seus idosos, propiciando a elas condições básicas para alcance de autonomia e provimento de renda.

10 Permanência no Serviço
A permanência de cada idoso no serviço está condicionada à avaliação contínua de sua situação, incluindo aspectos de adaptação do idoso e condicionantes que deram origem a situação de risco ou vulnerabilidade.

11 O serviço tem capacidade para atender até 20 idosos.

12 Atividades socioassistenciais
Visitas domiciliares obrigatoriamente quando do ingresso do usuário ao serviço, e sempre que for necessário e/ou adequado para acompanhamento da situação do idoso. Promoção de acesso a benefícios e serviços socioassistenciais (Benefício de Prestação Continuada - BPC, por exemplo). Complementação do trabalho com a família tendo como referência o CREAS e sua integração com o CRAS. Elaboração de plano de desenvolvimento para cada idoso, promovendo seu acesso a bens públicos, ao convívio comunitário e, na medida do possível, sua autonomia. Incentivo e promoção da participação da família e da comunidade na atenção ao idoso. 

13  Atividades de Saúde Administração de medicamentos receitados por profissional competente e com receita médica. Tais medicamentos são providenciados e enviados pelos familiares do idoso. Encaminhamentos do idoso para atendimentos médicos, psicológicos e odontológicos de rotina, sempre com a participação da família. Providências nas situações que requeiram atendimento médico emergencial durante o tempo que o idoso esteja no serviço, com encaminhamento para Unidades de Pronto Atendimento. Visitas quinzenais de médico geriatra da rede pública municipal de Saúde para acompanhamento e orientações aos idosos.

14 Atividades socioeducativas
Atividades grupais recreativas, de educação física, de lazer, culturais e de interação social, como passeios a parques, escolas, museus ou outros locais de interesse dos idosos. Reuniões socioeducativas com os familiares dos idosos com o objetivo de orientar sobre garantia de direitos, acesso a serviços sociais, relações familiares, etc. Promoção da convivência intergeracional.

15 Atividades de Alimentação
REDE Privada – Média Complexidade Atividades de Alimentação São providenciadas as seguintes refeições: café da manhã, colação, almoço e lanche da tarde, com acompanhamento da Nutricionista.

16 REDE Privada – Média Complexidade
Recursos Humanos 1 Encarregada / Assistente Social; 1 Psicólogo; 1 Nutricionista; 1 Educadora Física; 1 Enfermeira; 2 Técnico de Enfermagem; 1 Recepcionista / Administrativo; 2 Auxiliares de limpeza; 1 Merendeira; 1 Estagiária de Psicologia; 1 Cuidador.

17 Alongamento Perfumado Estimulação e Massagem
REDE Privada – Média Complexidade Alguns momentos... Alongamento Perfumado Estimulação e Massagem

18 REDE Privada – Média Complexidade
Alguns momentos... Boliche Adaptado Jogos de Mesa

19 REDE Privada – Média Complexidade
Alguns momentos... Música Leitura de Notícias

20 Passeio ao Shopping Dom Pedro Passeios à praças públicas
REDE Privada – Média Complexidade Alguns momentos... Passeio ao Shopping Dom Pedro Passeios à praças públicas

21 Encontro Intergeracional
REDE Privada – Média Complexidade Alguns momentos... Encontro Intergeracional Semana do Idoso Quadrilha Quero Vida

22 REDE Privada – Média Complexidade
Contato Denise Aparecida Francisco – Assistente Social Telefone: (19)

23 Obrigada !


Carregar ppt "SERVIÇO “QUERO VIDA”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google