A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta."— Transcrição da apresentação:

1 O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta. Entretanto, existe uma teoria antiquada, segundo a qual, a criança superdotada encontra um caminho para desenvolver seus potenciais sob quaisquer circunstâncias. (Landau, 2002, p. 27) Quem é a criança superdotada?

2 Superdotação: Superdotado é o indivíduo que demonstra desempenho superior ao de seus pares em uma ou mais das seguintes áreas: habilidade acadêmica, motora ou artística, criatividade, liderança. Altas habilidades: Habilidades acima da média em um ou mais domínios: intelectual, das relações afetivas e sociais, das produções criativas, esportivas e psicomotoras. (Ourofino e Guimarães, 2007)Conceito de alunos com altas habilidades/. talentoso/portador de altas habilidades é aquele indivíduo que, quando comparado à população geral, apresenta uma habilidade significativamente superior em alguma área do conhecimento, podendo se destacar em uma ou várias áreas. (ConBraSD).

3 Conceito de alunos com altas habilidades/superdotação utilizado pela Secretaria Estadual de Educação, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial/1994: Alunos superdotados caracterizam-se pelo alto desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo e/ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes, capacidade psicomotora. (CAPE, 2007)

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49 Os seguintes relatos de crianças e jovens de 8 a 15 anos de uma escola do DF, ao longo dos anos do ensino fundamental, mostram,o autoconceito concreto se tornando paulatinamente mais abstrato. Eu sou Marta. Eu sou um pouco alta, tenho vergonha e sou legal. Tenho 8 anos, gosto de nadar, fazer arte, ter amigos. Eu sei fazer pipa e gosto de brincar muito. Gosto de fazer amizades e a cor de mim (sic) é morena clara, meus olhos são castanhos e meu cabelo também. Eu sou uma pessoa bonita e cheirosa. Eu tenho 9 anos, sou baixa, tenho cabelo grande e cacheado, sou morena e gosto de escrever, pintar, ler e desenhar. Eu gosto de brincar de queimada e comidinha. Meu nome é Dayane.

50 14 anos. Sou uma pessoa feliz, alegre, não me mataria. Imagine deixar um monte de gente que gosta de você sem você... Sou alguém com planos para o meu futuro, que deseja ser alguém, ser reconhecida. Sou alguém que tenta fazer mal à nenhum ser, não prejudicálo. Sou alguém consciente das minhas ações, das minhas loucuras... 15 anos. Eu sou um ser humano, original, com DNA diferente e genes provindos do meu pai e da minha mãe. Eu sou eu e mais ninguém, sendo que eu penso e imagino o que eu quero. Eu sou alguém, talvez um achado importante, mas no momento, sou só alguém e mais ninguém. Se te importa saber, sou alguém e ninguém, alguém achado, ninguém perdido. Espero que esse ninguém se torne alguém e espero ser esse ninguém, alguém. Posso ser eu, você, todo mundo e também ninguém. Eu sou só eu, ninguém, alguém e você.


Carregar ppt "O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google