Romanos Abraão, justo pela fé.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evangelho ou Euvangelho
Advertisements

“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela Sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela.
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
ADÃO PECOU, DEVERIA MORRER, MAS VIVEU.
O meio de salvacao: Fe ROMANOS
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Cristo morreu pelos ímpios”
Estudo 07 – Deus é perdoador “Cristo morreu por nós
Romanos 4,18-25 Irmãos: Abraão, contra toda a humana esperança, firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme.
A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
A Visão do Selamento Nosso estudo começa com Apocalipse 6:12-17, onde encontramos uma descrição parcial do que ocorrerá por ocasião da segunda vinda.
4 Você Já Ouviu Falar das Leis Espirituais?.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
FÉ EM DEUS.
Uma perspectiva Bíblica
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Vergonha e Graça.
INTRODUÇÃO Páscoa (Pessach, Hebraico) = Passagem;
Formador: Waldiney Oliveira
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Jesus Cristo “... o Diabo nunca se firmou na verdade, porque nele
82 anos pregando as boas novas as boas novas 82 anos pregando as boas novas as boas novas.
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
Jesus Cristo a encarnação da graça
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
Compreender a relação entre a Lei e a Graça Reconhecer a necessidade do Salvador Jesus Cristo.
PÁSCOA ?.
TEMAS BÍBLICOS.
8 O cristão e a lei. 8 O cristão e a lei Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer os fundamentos da lei e que ela é insuficiente.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado...
Magnificat.
...Não tem erro, siga as placas...
Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer de novo sendo velho
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
“Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” Ef 2.6.
1º Evangelismo “boas novas” É a missão por excelência da igreja.
Resumo do que já temos visto até agora: 1. O Primeiro capítulo mostrou que os gentios não têm esperança. 2. O Segundo capítulo mostrou que os judeus iludidos,
Panorama histórico e divisão esquemática
O caminho da justificação
Tu és verdadeiramente Mãe de Deus, ó Virgem Maria! “Causa-me profunda admiração haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santíssima o título de Mãe.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
Carta do Apóstolo Paulo
2.Parece haver uma possível contradição, ou choque teológico entre Paulo e Tiago (Epístolas de Romanos e Tiago), a ponto de Lutero chamar a epístola de.
PLANO DA SALVAÇÃO.
Você tem o privilégio de ler agora um lindo texto bíblico:
O mundo inteiro precisa ouvir?”
A CERTEZA DA SALVAÇÃO NR. 03 PRÉ-ENCONTRO
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as escrituras.” I Coríntios 15: 3.
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
Iniciar Concurso Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Romanos 02 a 08.
Em termos de saúde, os problemas emocionais definem as doenças mais sérias dos nossos dias Estas doenças estão na alma Na sede dos sentimentos, emoções,
A NECESSIDADE ESPIRITUAL DOS JUDEUS
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
LIÇÃO 8 – CRISTO E A GRAÇA Prof. Lucas Neto 1.
Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 3 Assista o vídeo do comentário e veja.
A Doutrina da Justificação (3.21 – 5.21). Ao estudarmos a Doutrina do Pecado descobrimos que ninguém pode ser justificado pela justiça humana. Na doutrina.
Os Benefícios da Justificação Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 4.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
O Evangelho de Mateus. Senhor de judeus e gentios 07.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39). O capítulo 6, tratou da libertação do PECADO.
JUSTIFIÇÃO Autor: Célio Augusto Machado Como pode o homem ser justo para com Deus ? Jó 9:2.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

Romanos Abraão, justo pela fé

Introdução → Recapitulação das semanas passadas: Vimos os “guarda-chuvas” Introdução, Todos são pecadores e necessitam do Evangelho e Justiça pela fé (Rom. 3:28) → Assunto de hoje: Abraão, justo pela fé → Organização da aula: Introdução; Abraão não foi justificado por obras; Abraão não foi justificado pela circuncisão; Abraão não foi justificado pela lei; Abraão foi justificado por fé; Conclusão

Abraão, Justo pela fé 4:1 4:25

Recapitulando → Vimos na aula passada: Por lei ninguém será justificado A salvação é dada, independente da lei Por fé, sem lei, Deus justifica os gentios Idéias contrárias aos judeus

Introdução O capítulo 4 prova que não há nenhum novo princípio envolvido no plano de salvação em Cristo. No verso 21 do capítulo 3, Paulo afirma que o processo de salvação, concebido por Deus, independentemente da lei, já era conhecido no Velho Testamento (lei e profetas). Paulo mostra que apesar da justificação por fé parecer uma doutrina revolucionária, estava em total acordo com o VT. Abraão e Davi justificados pela fé Este capítulo confirma as verdades do capítulo 3, principalmente do versículo 27. Se alguém poderia se gloriar, este seria Abraão – na concepção dos judeus. Derrubando este argumento, fica provado que ninguém pode gloriar-se então. Aos olhos dos rabinos Abraão era a síntese da justiça e o “amigo” especial de Deus, que para eles era óbvio que havia conquistado por obras. O que não é verdade.

Abraão não foi justificado por obras Versos de 1 a 5 O que alcançou Abraão, segundo a carne? Resposta 1: justificação pelas obras Resposta 2: justificação pela fé Abraão – Antes da lei Gen. 15:6 - “Creu em Deus e isto lhe foi imputado por justiça” (ἐλογίσθη) – Creditado, Colocar alguma coisa na conta de alguém – Não é salário, mas presente! (χάριν) A justificação é Dom de Deus para o que crê!!!!!!!!! Não diante de Deus  A fé em Cristo não é uma alternativa para a justiça, mas o meio pelo qual somos declarados justos. Justiça sem obras!!!!!! Graça!!!!!!!!!!!!!

Abraão não foi justificado por obras Versos de 6 a 8 Salmos 32:1-2 “Bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras” (λογίζεται) - Creditar Quem é aquele a quem o Senhor jamais imputará pecado? – Aquele que está justificado!!! Davi – Depois da lei Iniqüidades (anomiai - ilegalidades) Pecados (hamartiai - falhas) Ao invés de levar em conta nossos pecados, os perdoa e cobre! Justiça ao pecador sem as obras!!! Iniquidades: comissão Pecados – Omissão Cristo se fez pecado com nossos pecados, para que pudéssemos nos tornar justos com a justiça de Deus!

Abraão não foi justificado por obras “Imputar pecado é lançar o pecado na conta de alguém e tratá-lo de conformidade com isso. Imputar justiça é lançar justiça na conta de alguém e tratá-lo de conformidade com isso.” C. H. Hodge Fomos declarados justos!

Abraão não foi justificado pela circuncisão Versos de 9 a 12 1. A Bem-aventurança da justificação destina-se apenas aos circuncisos ou também aos incircuncisos? Gal. 3:8 2. Agora, Abraão foi justificado antes ou depois de ser circuncidado? Verso 10 JUSTIFICAÇÃO >> CIRCUNCISÃO A circuncisão foi sinal e selo para a justificação recebida como DOM de Deus. Gen. 12:2-3 Abraão é o pai de todos os crentes, circuncidados ou não! Deus provê a justificação para judeus e gentios, sem lei! Circuncisão: Selo subseqüente e externo, àquele estado de justo que Abraão já possuía como dom de Deus. Gl. 3:8 Sua justificação ocorre em Gen. 15 e a circuncisão em Gen. 17 – cerca de 14 a 29 anos passados entre um evento e outro. A circuncisão foi chamada pelo próprio Deus como sinal da aliança! A circuncisão era um sinal de separação – todos que andam nas pisadas da fé que teve Abraão – que creêm! A fé tornou-se o ponto de encontro para todos os que creêm. A circuncisão dividia. A fé uniu!

Abraão não foi justificado pela lei Versos de 13 a 17 Como a promessa de Deus chegou a Abraão e sua descendência? Verso 13 Abraão viveu antes da formalização da lei Herdeiro do mundo – descendência como as estrelas do céu → Promessa gratuita, não como lei A herança da promessa feita à Abraão, provém da fé, segundo a graça! Abraão é pai de todos nós! Abraão recebe a promessa com base na justiça da fé. A fé é o DNA de Abraão.... Não só para os que estão no regime da lei, mas para TODOS os que possuem a fé de Abraão! Nós quem??? Os que crêem!! Antes Paulo apresenta Abraão como nosso pai segundo a carne, restringindo aos judeus. Agora trata como pai de todos os que crêem! Verso 17

Abraão foi justificado pela fé Versos de 17 a 22 Paráfrase de Gen. 15:6 Confiamos em quem é digno de confiança e que é capaz de corresponder a nossas expectativas. Neste trecho o poder de Deus é exaltado - Podemos depositar nossa fé em Deus, pois ele é infalível! Dá vida aos mortos e possui o poder da criação. Mesmo em situações adversas Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça. “Por detrás de toda promessa jaz o caráter da pessoa que a fez” Verso 21 O nada e a morte são mau resolvidos para o homem. Para Deus não! Ele criou o universo do nada e ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Houve vida onde havia morte! Deu glória a Deus – Confiou na soberania de Deus e que Ele não faltaria com suas promessas. Pela fé se fortaleceu – não cedeu à incredulidade Abraão estava convencido da fidelidade de Deus e de seu poder para cumprir o que prometeu – isso lhe foi imputado por justiça.

Conclusão Versos de 23 a 25 Creditado – Não somente para Abraão A sistemática é a mesma!!!!! Será creditada justiça a todos que crerem naquele que ressuscitou a Jesus, nosso Senhor, dentre os mortos! Abraão não foi o único a viver a justificação pela fé – meio proporcionado para a salvação de todos nós! Deus entregou a Jesus por causa de nossas transgressões e o ressuscitou para nossa justificação

Conclusão A justiça de Deus é ilustrada em Abraão Abraão não foi justificado por obras Abraão não foi justificado pela circuncisão Abraão não foi justificado pela lei Abraão foi justificado pela fé.... E nós, igualmente, o fomos!

Conclusão Obras não nos justificam diante Deus (3: 20) Nacionalidade não nos justifica diante de Deus (3:29) Rito algum nos justifica diante de Deus (4:10) Lei não nos justifica diante de Deus (4:14) Saída: justificação por meio da fé (4: 11,12; 23 - 25)

FIM http://ebdviva.blogspot.com Sola Fide! Justificação somente pela fé. Não há obra humana capaz de cobrir o pecado! A fé, pura e simples em Jesus, é suficiente porque a obra DELE é suficiente para salvar o pior dos pecadores