Antecedentes Outubro de 2007- Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretário Nacional de Juventude
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Educação Permanente em Saúde :
O SIES e a a construção de
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
Fabiano André Vergani
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Participação Social e Controle Público
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Plano Nacional de Cultura
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
Lançamento do Edital “Culturas Tradicionais”
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Prefeitura do Município de São Paulo SMC - Secretaria Municipal de Cultura São Paulo, dezembro de 2013.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde. Outubro de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Cultura, com publicação no DOU em 03/11/2010, com vigência de cinco anos; Janeiro de 2011 – Plano de Trabalho e Termo de Cooperação do Projeto Rede Saúde e Cultura (TC janeiro de 2011 a janeiro de 2014).

Objetivo Fortalecer as ações integradas da Cultura e da Saúde e sua atuação em rede, visando à melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e o fortalecimento do cidadão brasileiro como sujeito de direitos.

Objetivo Específicos Promover projetos, ações e programas que articulem saúde e cultura; Construir conhecimento sobre a relevância da cultura como determinante da saúde; Promover experiências de formação entre os participantes da rede do campo da saúde, da cultura e dos movimentos sociais, para atuação nos determinantes sociais e culturais da saúde; Articular demandas e capacidades dos participantes da Rede; Registrar as experiências de articulação entre cultura e saúde; Divulgar física e digitalmente acervo, conhecimento e informação entre os membros da rede; Mobilizar a adesão formal à rede, garantindo a gestão formal da rede sócio técnica saúde e cultura.

Quem pode participar? Atores governamentais nas esferas municipais, estaduais e federal, que desenvolvam programas ou projetos na interseção Cultura e Saúde, além do legislativo; Atores sociais diversos como ONGs, comunidade civil, universidades, hospitais, centros de saúde, conselhos de saúde, de educação ou de cultura, pontos de cultura e/ou instituições com potencial de parceria que desenvolvem atividades relacionadas ao campo de Cultura e Saúde.

Por que aderir à Rede? A rede saúde e cultura mobiliza atores de setores de atuação – setor público, privado e movimento social- e áreas de conhecimento diversos- saúde, cultura, educação, entre outros, promovendo uma ação intersetorial direcionada para o alcance de objetivos partilhados; A rede constitui um recurso para a formação, promovendo a troca de experiências e saberes de natureza múltipla; A rede possibilita novas parcerias de realização e a divulgação das ações realizadas por seus membros; A rede amplifica nossa fala, nossa ação, nossos valores, aumentando nossa visibilidade e poder de luta no campo simbólico.

Ações realizadas em 2011 Objetivo: Apoio e realização de Oficinas e reuniões de Articulação entre a Rede Cultura Viva e outras redes e atores para fortalecer as ações de interlocução saúde e cultura e participação cidadã. Ações: Encontro Nacional Rede Cultura Viva Edital “nada sobre Nós sem Nós” Participação Semana Universitária UNB Participação no II Encontro Nacional de Museus de História da Medicina Seleção do Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 XI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros A voz das Avós Participação no Fórum Social Temático 2012 Fórum Ciência e Sociedade sobre educação não formal

Ações realizadas em 2011 Objetivo: Construir conhecimento sobre as ações articuladas da saúde e da cultura e sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida Ações Análise dos projetos articulados saúde e cultura encaminhados aos Editais 2008 e 2010 Cultura e saúde da Secretaria de Cidadania Cultural (Em andamento); Construção e alimentação de cadastro on line para projetos e atores da Rede Saúde e Cultura (Em andamento) Objetivo: Fortalecer a interlocução entre saúde e cultura por meio da identificação e registro de experiências, bem como a mobilização a adesão da Rede Saúde e Cultura. Ações Dinamização Regional (Em andamento)

Ações previstas para 2012 Objetivo: Divulgar física e digitalmente acervo, conhecimento e informação entre os membros da rede Ações Implantação da plataforma web com espaço de debates, troca de experiências, consultas, dentre outras ferramentas. (previsto para setembro de 2012) Objetivo: Promover experiências de formação entre os participantes da rede do campo da saúde, da cultura e dos movimentos sociais, para atuação nos determinantes sociais e culturais da saúde Ações Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura (Previsto para setembro de 2012)

Contatos Fone: (061) / 4604/ 4522 Facebook: