ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
Advertisements

Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
“Discípulos de Jesus” “O discípulo não está acima do seu mestre...
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Missão Continental.
TEMPO DECISIVO CARISMA REALIZA RAZÃO DO MCC
A Alegria do Evangelho.
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Formação de Mensageiro(a)
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
ORIENTAÇÕES 2008.
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Eucaristia, Força e Vida
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
30/05/2009 Percorrendo o itinerário da vida da Virgem Maria, o Concílio Vaticano II recorda a sua presença na comunidade que espera o Pentecostes: “Tendo.
Escola Vivencial do GED
A alegria de ... SER Catequista.
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Diocese de São João da Boa Vista
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
"...Ide, anunciai e fazei discípulos” Conversão Missionária
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Assembleia Diocesana do GED Niterói
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Mãe de Deus.
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
"Vinde... exultemos de alegria no Senhor"
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
«Vimos o Senhor»..
«EU SOU A VERDADEIRA VIDE IRA E MEU PAI É O AGRICULTOR.
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
Formação Catequética Catequista.
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
DECRETOS Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, Batizando-os em nome do Pai, do.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
Uma vida cristã saudável João 15: 10, Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos.
Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido.
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Transcrição da apresentação:

ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015 TEMA: A ESCOLA VIVENCIAL Fonte/Livro – Escola Vivencial – Um Caminho de Formação III Parte

ESCOLA VIVENCIAL “MEU POVO SE PERDE POR FALTA DE CONHECIMENTO” (A. T. – Oséias 4,6) “TUDO O QUE SEI É QUE NADA SEI”. (Sócrates) “UM PREGADOR QUE NÃO SE PREPARA NÃO É ESPIRITUAL: É DESONESTO,É IRRESPONSÁVEL QUANTO AOS DONS QUE RECEBEU”. (Papa Francisco) (EG 145)

ESCOLA VIVENCIAL “O CAMINHO METODOLÓGICO DA ESCOLA” O método próprio do MCC tem uma dinâmica que caracteriza seus 3 tempos: PRÉ, CURSILHO, PÓS. Sem perder a unicidade , garante a realização de seus objetivos Ao executar este método a ESCOLA permeia cada tempo, traçando entre eles um caminho, sinal de comunhão e fidelidade ao método.

O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PRÉ CURSILHO “Fui encontrado por aqueles que não me procuravam, manifestei-me àqueles que não perguntavam por mim”. (Rm 10,20) Ponto central do Pré Cursilho: Buscar os batizados afastados da igreja, longe de sua missão batismal, percorrendo os desvios do verdadeiro caminho... A Escola fortalece a Esperança, renova os ânimos e encoraja os discípulos na missão de ir em busca dos irmãos e irmãs que estão à margem do caminho.

O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PRÉ CURSILHO Freqüentando a Escola perdemos o medo: de anunciar; de arriscar. Ex: apóstolos. . Paulo VI afirma: “O ser humano contemporânea escuta mais as testemunhas do que os mestres, e se escuta os mestres é porque são testemunhas”.

O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PRÉ CURSILHO Daqueles que freqüentam a ESCOLA se espera o testemunho convincente da fé encarnada na vida, da alegria sempre presente, apesar das dificuldades do dia a dia, mas superadas na certeza de que quando DEUS nos pede mais é porque está nos oferecendo muito mais. “NÃO TENHAM MEDO DE CRISTO! ELE NÃO TIRA NADA E DA TUDO”. (DA, 352)

O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PRÉ CURSILHO -aponta caminhos; -Faz olhar p/ ver os ambientes que nos rodeiam; -Tem nas mãos como pano de fundo: Plano de Pastoral Diocesano, Documentos Eclesiais, Prioridades e Conclusões das Assembléias do MCC; Documentos doutrinários e metodológicos do MCC, etc., que dão sustentação,ao agir a partir de Cristo em busca...

O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO CURSILHO Uma equipe de responsáveis que atuam com grande responsabilidade e competência conta com a graça de DEUS e com a Formação recebida na Escola. Cada um transmite a fé que vive. È a Escola responsável pela disciplina, humildade e zelo demonstrados pela equipe, seja ela do corredor ou cozinha. A virtude de cativar os corações daqueles que fazem a sua 1ª experiência de cursilho são competências gotejadas na vida de cada responsável, colhidas na convivência, no estudo, na oração e na ação partilhados na Escola.

O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO CURSILHO O responsável que persevera na Escola deve estar mais preparado para os embates da vida e os desafios do mundo contemporâneo. Não só mudando seu modo de viver e de relacionar, mas sobretudo: @esforçando p/ transformar as estruturas onde ele mesmo se move, tornando-as mais humanas, justa e fraternas. É esse o seu testemunho. Tem muito a oferecer no cursilho. “ISSO É FRUTO DA FORMAÇÃO RECEBIDA NA ESCOLA”.

O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PÓS CURSILHO “POIS VOS É NECESSÁRIA A PERSERERANÇA PARA SE FAZER A VONTADE DE DEUS E ALCANÇAR OS BENS PROMETIDOS”. (Hb 10,36) A Escola é fonte de Perseverança: ajuda as pessoas a conservar-se firme na caminhada cristã, a persistir, prosseguir, continuar, ser constante... O que foi semeado no cursilho precisa ser regado, cuidado no Pós Cursilho p/ crescer e produzir frutos e que permaneçam. “ESTA É A MISSÃO PRIMORDIAL DA ESCOLA VIVENCIAL: promover a conversão integral e progressiva daqueles que se dispuseram a buscar mais.

O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PÓS CURSILHO Perseverar até o fim, sem dúvida, não é um projeto do tipo “faça você mesmo” ou “já fiz minha parte, agora é problema seu”. NÃO. Um projeto de perseverança é pautado na certeza que uma longa caminhada está por ser feita. Dom Hélder Câmara dizia: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graças das graças é não desistir nunca”. A Escola Vivencial é fonte de formação p/ uma vida comprometida com o Plano de Deus.

O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PÓS CURSILHO Dom Damasceno sintetiza bem esse caminho pedagógico: “É importante esse primeiro anuncio de Jesus Cristo p/ despertar a fé( Cursilho), e depois, pela catequese (Escola Vivencial), aprofundar essa adesão a Cristo pela vida sacramental, a Oração, o Estudo e a Vida em comunidade” (Pos Cursilho) Ele Continua: “ Quem acredita sabe que tem de falar em novos lugares, de novos modos, com novos métodos e diante de novas realidades, sem que esse esforço seja sempre apreciado.”

“Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!” ESCOLA VIVENCIAL “A formação deve ser integral e permanente, não pode parar. Abrange diversas dimensões, humana, comunitária, espiritual, intelectual, pastoral e missionária”. A responsabilidade pela evangelização nos ambientes, é de todos nós. Sem freqüência na escola, não há chance de retornar nos cursilhos e servir como fui servido. “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!”

E AONDE ESTÁ SUA PREFERÊNCIA? FINALIZANDO: CHEIOS DE COMPROMISSOS E SEM TEMPO, ESTAMOS TODOS. MAS JÁ OUVIMOS DIZER QUE “TER TEMPO É QUESTÃO DE PREFERÊNCIA”. E AONDE ESTÁ SUA PREFERÊNCIA?