Mesopotâmia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Advertisements

As Civilizações Mesopotâmicas
A MESOPOTÂMIA “ TERRA ENTRE RIOS ”.
Nas vias do tempo, a trajetória humana
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Mesopotâmia PROFESSOR CHIQUINHO.
Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
MESOPOTÂMIA Profº Paulo Henrique.
Grupo Trabalho de história geral João Magliano Márcio Renato
Mesopotâmia.
MESOPOTÂMIA (REGIÃO ENTRE RIOS)
Mesopotâmia.
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
Egito, Mesopotâmia, Fenícios, Hebreus e Persas
Povos da Mesopotâmia Prof. Vander Duarte.
Reinos da Mesopotâmia Prof. Marcos Pizzolatto.
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
BABILÓNIA.
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Mesopotâmia.
Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente
Mesopotâmia.
A Antiguidade Oriental: a Mesopotâmia
Mesopotâmia Prof. Samuel Lopes.
Aula 1: Pré-História e Antiguidade Oriental
MESOPOTÂMIA.
Mesopotâmia Pertence a qual país atual? Iraque e Kuwait
Antiguidade Oriental.
Os povos da Mesopotâmia
Mesopotâmia Antiga. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo.
Mesopotâmia.
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
Civilizações fluviais: Mesopotâmia e Egito
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
A MESOPOTÂMIA ANTIGA.
MESOPOTÂMIA.
QUESTÕES VESTIBULAR MESOPOTÂMIA.
A Antiguidade Oriental
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
Antiguidade Oriental Civilização egípcia Prof. Webster Pinheiro
MESOPOTÂMIA.
Mesopotâmia.
Correção de lição de casa Tá ligado? P. 102 e 103 Prof. Fábio Mesquita 6º. Ano.
MESOPOTÂMIA A TERRA ENTRE RIOS
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia.
A Mesopotâmia: terra entre rios
Primeiras Comunidades.
Civilizações do Oriente Próximo
Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito;
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Mesopotâmia.
Primeiras Civilizações
As Civilizações Hidráulicas:
Professor Edley
Mesopotâmia.
Professor Romildo Tavares
SUMÉRIOS 3500 ac – 1900 aC Cidades-Estado : Ur, Uruk, Lagash, Nipur...
CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA
MESOPOTÂMIA Região situada entre o Rio Tigre e Eufrates ( Vale do Crescente Fértil) Berço da Civilização Sumérios, Babilônicos , Assírios e Acádios.
MESOPOTÂMIA.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
MESOPOTÂMIA.
A mesopotâmia Unidade 2 – Capítulo 3 - Página 36.
A Invenção da Escrita – Idade Antiga:
30/6/2016www.nilson.pro.br1 LOCALIZAÇÃO 30/6/2016www.nilson.pro.br2.
Transcrição da apresentação:

Mesopotâmia

Crescente fértil

Introdução  A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa "terra entre rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.

Características Gerais No geral, eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) comandava tudo. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas.

VANTAGENS DA REGIÃO Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população:  água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que  fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.  

RIO TIGRES

EUFRATES

SUMÉRIOS Sumérios    Este povo destacou-se na construção de um complexo sistema de controle da água dos rios. Construíram canais de irrigação, barragens e diques. A armazenagem da água era de fundamental importância para a sobrevivência das comunidades. Uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.

Os sumérios, excelentes arquitetos e construtores, desenvolveram os zigurates. Estas construções eram em formato de pirâmides e serviam como locais de armazenagem de produtos agrícolas e também como templos religiosos. Construíram várias cidades importantes como, por exemplo: Ur, Nipur, Lagash e Eridu.

ESCRITA SUMÉRIA

SUMÉRIOS

ACADIANOS Originam-se de tribos semitas vindos do deserto da Síria, que habitavam o norte da Mesopotâmia a partir de 2400 a.C.. Sob o reinado de Sargão, conquistam e unificam as cidades-estados sumérias, inaugurando o I Império Mesopotâmico. Sargão I era chamado "soberano dos quatro cantos da terra" (isto é, governante do mundo inteiro), em reconhecimento ao sucesso da unificação mesopotâmica.

QUEDA DO IMPÉRIO ACADIANO O império criado por Sargão desmoronou após um século de existência, em consequência de revoltas internas e dos ataques dos guti, nômades originários dos montes Zagros, no Alto do Tigre, que investiam contra as regiões urbanizadas, uma vez que a sedentarização das populações do Oriente Médio lhes dificultava a caça e o pastoreio.

SARGÃO I

ACÁDIA

SARGÃO I E SEU PALÁCIO

AMORITAS//1º IMP.BABILÔNICO * Os amoritas eram povos semitas oriundos do deserto sírio-árabe que invadiram as cidades-estados da Mesopotâmia por volta de 2000 a.C., após a queda da civilização suméria acadiana. Eles ergueram a cidade da Babilônia, que seria o principal centro comercial mesopotâmico graças à estratégica localização – cerca de 75 quilômetros da atual capital iraquiana Bagdá. O primeiro império foi erguido por Amoreu Sumuabum, por volta de 1894 a.C., resultando em diversas disputas com remanescentes dos povos sumérios e acadianos até a unificação realizada pelo Imperador Hamurabi, formando o Primeiro Império Babilônico.  

CÓDIGO DE HAMURABI Este povo construiu suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento.   Baseando-se nas Leis de Talião ("olho por olho, dente por dente"), o imperador de legislador Hamurabi desenvolveu um conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade. De acordo com o Código de Hamurabi, todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido. 

Os babilônios também desenvolveram um rico e preciso calendário, cujo objetivo principal era conhecer mais sobre as cheias do rio Eufrates e também obter melhores condições para o desenvolvimento da agricultura. Excelentes observadores dos astros e com grande conhecimento de astronomia, desenvolveram um preciso relógio de sol. Na tentativa de elevar Marduk ao panteão de Deus principal foi construído um enorme Zigurate em Babel, citado no livro de Gênesis.

TORRE DE BABEL

BUSTO DE HAMURABI

RUÍNAS MESOPOTÂMICAS

ASSÍRIOS * As origens dos povos assírios estão associadas aos povos semitas que viviam na região do Cáucaso e que migraram para o planalto de Assur, na Alta Mesopotâmia. Os assírios estabeleceram-se nessa região, que hoje compreende o norte do atual Iraque, por volta do ano 2.400 a.C., período em que fundaram a cidade de Assur – em homenagem ao deus de mesmo nome —, formando um dos mais importantes impérios da Mesopotâmia.

Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. Com estas atitudes, tiveram que enfrentar uma série de revoltas populares nas regiões que conquistavam.

VESTES ASSÍRIAS

ASSÍRIOS E A ARTE DA GUERRA, INSCRIÇÃO EM PEDDRA

SUPOSTO IMPÉRIO ASSÍRIO/MONTAGEM

ASSURBANIPAL

CALDEUS Os caldeus, de origem semita, habitaram a região conhecida como Baixa Mesopotâmia no primeiro milênio antes de Cristo. Entre 612 a.C. e 539 a.C., formaram um império na Mesopotâmia (Segundo Império Babilônico). O auge o império caldeu ocorreu em 587 a.C., quando Nabucodonosor conquistou os judeus de Jerusalém e ampliou o território do império. Portanto, Nabucodonosor II foi o mais importante imperador caldeu. Após a morte deste imperador, o império babilônico foi conquistado pelos persas, em 539 a.C., sob o comando do rei Ciro.

Palácio Babilônico

MERCADO DE CASAMENTO NA BABILÔNIA

NABUCODONOSOR

DEUS ADAD (TROVÃO) ACADIANOS

Estereótipo dos Assírios

Guerra entre Assírios e Caldeus

Guerreiros Assírios

Jardins Suspensos da Babilônia

Jardins Suspensos da BabiLônia

Palácio de Nabucodonosor

Gilgamesh, herói mesopotâmico

Deus Shamash

Deusa Ishtar