Linguagens , Códigos ,e suas Tecnologias-Artes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Richard Brunel Matias
Advertisements

Compositor Elaborado por: Raquel Xavier nº6 turma:6ºc.
Instrumentos utilizados na improvisação do jazz
Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução Antigos Cordas de nylon
HISTÓRIA DA MÚSICA BARROCO
Comédia Dell’Arte.
ORGANOLOGIA.
Vivaldi As Quatro Estações.
História da Música Clássica
Software de Rede Willamys Araújo.
DRIBLANDO A ADVERSIDADE
Ritmos Afro-brasileiros
A ORQUESTRA.
Estilos Musicais ♫ Guilherme – Nº17 Nicolas – Nº31 Bandeirante.
História da Música Clássica Bach - Concerto de Brandenburgo No. 3
Professsora: Aíla Rodrigues
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Anton Webern Obras.
Carmina Burana O fortuna Carl Orff.
O maior compositor... maestro latino – americano do século XX...
OS MUTANTES – PANIS ET CIRCENSES
A ORQUESTRA.
A Ópera do Malandro Obras Musicais.
Tipos de saxofone.
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
MÚSICA BARROCA.
Texturas.
Trabalho realizado por
Ritmos Afro-brasileiros
Música Barroca 2o ano – Ensino Médio.
Música clássica 1750 a 1810.
RENASCIMENTO x BARROCO
GÊNERO MUSICAL.
Música ELEMENTOS Básicos.
PreIúdio e Fuga Nº 1 em Dó Maior - Bach
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura.
Forma Sonata Trabalho sobre forma sonata para a disciplina de Apreciação musical Professor: Frederico.
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
CAESP - Artes - Aula /02/2015 IDADE MÉDIA E RENASCENÇA:
Poemas Professora Janete.
Linguagens Artísticas
Por: Maria Eduarda, Maria Fernanda, Maria Luiza e Guilherme C.
História e Geografia de Portugal – 6º Ano A música barroca
No período Elizabetano
Temática Apresentada História de uma deputada
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Base nacional comum curricular
Aula de Bateria.
 Analisei as práticas musicais dos cristãos, na pesquisa de campo verifiquei o que há nas proximidades do templo, existem outras igrejas cristãs bem.
Carolina Raany Eduardo Felipe.  A palavra orquestra tem origem grega, e significa "lugar para dançar“ (era o espaço entre palco e público, ocupado pelo.
História da Música III A música na Inglaterra após a Restauração.
Formas de Sonata nos séculos XVIII e XIX
História da Música IV CMU 351 Módulo VI Música de câmara Prof. Diósnio Machado Neto.
História da Música III CMU 350 Módulo XI Música Instrumental italiana até o início do século XVIII Prof. Diósnio Machado Neto.
tangelini ANTONIO VIVALDI O PINTOR MUSICAL DE VENEZA ( )
Frevo Pernambucano: Caminhos e desafios na atualidade
Manifestações Culturais em Santa Rosa de Viterbo: Foco na Escola de Música Plácido Bertocco.
Uma orquestra é um grupo de instrumentistas que tocam uma obra, sendo muitas vezes dirigidos por um maestro. Há vários tipos de orquestra, distinguindo-se.
História da Música II Aula 3 A música na Península Itálica no final do século XIV Prof. Diósnio Machado Neto.
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
musica classica
FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.
Músicas Africanas.
REQUINTE MUSICAL com LOURDES NAVARRO.
ÓPERA Termo em latim que significa obras; plural de opus; É um gênero artístico que surgiu no Barroco e que consiste num drama musicado, ou seja, uma peça.
Transcrição da apresentação:

Linguagens , Códigos ,e suas Tecnologias-Artes Ensino Fundamental,9º ano MÚSICA – Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular

Forma e técnicas de execução Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular. Forma e técnicas de execução (Erudito) Enquanto a maior parte dos estilos de música popular utilize o formato de canções, a música clássica utiliza outras formas como o concerto, a sinfonia, a ópera, a música de dança, a suíte, o estudo, o poema sinfônico, entre outros. Os compositores clássicos frequentemente aspiram instilar em sua obra um complexa relação entre seu conteúdo afetivo (emocional) e os meios intelectuais usados para obter este conteúdo. Muitas das obras mais apreciadas da música clássica utilizam o desenvolvimento musical, processo pelo qual um motivo ou ideia musical é repetido em diferentes contextos, ou em formatos e formas alterados.

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular Os gêneros clássicos como a forma sonata e a fuga empregam formas rigorosas de desenvolvimento musical. O desejo da parte dos compositores da música clássica de obter grandes feitos técnicos ao compor sua música, partilhado pelos músicos do estilo, que se deparam com metas similares de domínio técnico, é demonstrado pela quantidade proporcionalmente alta de tempo que dedicam a instrução e estudo, comparado aos músicos "populares", e pelo grande número de escolas secundárias, incluindo conservatórios, dedicados ao estudo e ensino da música clássica. O único outro gênero de música, no Ocidente, que apresenta oportunidades comparáveis de educação secundária é o Jazz, que é o ritmo musical clássico, mas de não muita aceitação nos grandes teatros e nos grandes centros, ditos, de música clássica.

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular http://www.teatrosantaisabel.com.br/conheca-o-teatro/galeria-fotos-teatro.php

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular O Concerto É uma composição musical escrita para um ou mais instrumentos solistas, cujo acompanhamento pode ser feito por uma orquestra ou um piano. Modernamente o termo tem sido empregado para qualquer espetáculo musical, nos mais diferentes formatos . A origem do termo concerto sempre suscitou discussão entre os musicólogos. Já no início do século XVI sua origem era atribuída a duas palavras latinas: a primeira, concertatum (do verbo concertare: "combater", "competir") - e a segunda, de consertum (do verbo conserere traduzido como "entrelaçar", "atar", mas também, em alguns contextos, como "argumentar"). Em 1619, Michael Praetorius apoiou a etimologia que dava a ideia de combate, o choque entre duas entidades instrumentais distintas tanto em número quanto em sonoridade.

Alguns concertos famosos: Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular As principais características do concerto na Era clássica, o qual é tomado como modelo até os dias atuais, são: Três movimentos, dos quais o primeiro é rápido, na forma-sonata, o segundo é lento (sob qualquer forma) e o terceiro, novamente rápido, em rondó; Instrumental, ou seja, o grupo que faz o acompanhamento é geralmente uma orquestra completa, uma orquestra de cordas ou uma orquestra de câmara Alguns concertos famosos: Os quatro concertos ,opus 8 As Quatro Estações , de Antonio Vivaldi Concertos de Brandenburgo de Johann Sebastian Bach Concerto para piano nº 21, de  Amadeus Mozart Concerto para flauta nº 1, de  Amadeus Mozart Concerto para piano nº 5, "O Imperador", de Beethoven Concerto para piano nº 1, de Piotr Ilyitch Tchaikovsky

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular Imagem: by http://hhpromotionslondon.com/concertos/

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular A Sinfonia É um tipo de composição musical, adaptada da sonata, escrita para orquestra e que geralmente é composta por vários andamentos ou secções independentes, embora por vezes existam sinfonias compostas num único andamento. A sinfonia pode também incluir peças para voz, coro ou instrumento sem acompanhamento. As origens da sinfonia podem ser encontradas na música do Barroco e mais concretamente no chamado Concerto Ripieno. Durante o século XVIII e com a chegada do Classicismo, este género musical foi-se reafirmando e tomando a sua forma. A sinfonia no estilo italiano, com 3 movimentos, começou a ganhar vida por si mesma. Ela podia ser composta como uma obra de concerto independente, embora sem solistas.

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular A estrutura da sinfonia é esquema da sinfonia é geralmente composto por quatro andamentos e cuja estrutura é a seguinte: Primeiro Andamento: é escrito segundo as características da forma da sonata, a qual inclui três divisões básicas: a exposição (apresentação do tema), o desenvolvimento (auge do tema através da utilização de recursos como as modulações, as cadências e a dinâmica), e a reexposição (repetição do tema apresentado na exposição mas com algumas modificações técnicas). Segundo Andamento: andamento de tempo lento, escrito segundo uma forma tripartida que pode recorrer à estrutura da sonata ou a outras formas, como por exemplo o rondó ou as variações. Terceiro Andamento: andamento composto por minueto e trio ou por scherzo e trio, em que o tempo é moderadamente rápido. Quarto Andamento: é escrito segundo a forma do rondó ou, por vezes, da sonata e em que o tempo é rápido.

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular http://www.bachsinfonia.org/about_sinfonia.shtml

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular A Ópera Em italiano a palavra ópera significa “obra musical, trabalho”. A ópera é um gênero de música teatral em que uma ação cênica é harmonicamente cantada e acompanhada de instrumentos musicais. As apresentações são, geralmente, feitas em teatros de óperas, acompanhadas por uma orquestra ou grupo musical menor. A ópera é parte da tradição da música clássica europeia e ocidental. A ópera surgiu no começo do século XVII, na Itália. Logo, grande parte das óperas, até hoje, é apresentada em latim ou italiano. Suas origens remontam as tragédias gregas e os cantos carnavalescos italianos do século XIV. Nos séculos XVII e XVIII, a ópera espalhou-se pela Europa, passando a ser apreciada, principalmente, pela burguesia e aristocracia. 

Óperas mais famosas de todos os tempos: Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular Uma ópera segue, basicamente, uma programação padrão. Na primeira parte (abertura) é tocada uma música pela orquestra. Logo em seguida, vem o recitativo, onde os atores ficam dialogando. Os personagens secundários participam do coro, enquanto os principais interpretam as árias (composições para voz solista). Óperas mais famosas de todos os tempos: .Carmen, de Bizet . Aída, de Verdi . Guilherme Tell, de Rossini .Flauta ,de Mozart .La Gioconda, de Amilcare Ponchielli  .Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni  .O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini 

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular http://www.wallpaperup.com/411609/PHANTOM-OF-THE-OPERA_drama_musical_romance_phanton_opera_horror.html

Forma técnica de execução Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular Forma técnica de execução (popular) Formações musicais são os nomes dados aos grupos de instrumentos que se reúnem para a execução de uma música, obra, peça ou tema musical. No âmbito popular, são muitas essas formações , mas há aquelas que se destacam dentre essas muitas, a saber: solo, grupo de câmara, combo , orquestra de câmara , big band , banda e orquestra sinfônica ( INSTRUMENTAL). Solo , grupo de câmara , coro ( VOCAL ).

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular O Solo Musical Em música, é o desempenho de um só instrumento ou cantor ou o trecho musical por estes executado. A palavra solo vem da língua italiana e significa sozinho ou à sós. Seu significado no dicionário da língua portuguesa é: Solo s.m. Trecho musical executado por uma só voz ou um só instrumento, com ou sem acompanhamento, num conjunto coral ou orquestral. [Origem do It.solo, do latim, solus, 'sozinho'.] (Dicionário Aurélio). Por extensão, o acompanhamento pode ser feito por qualquer grupo instrumental ou vocal.

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular http://www.peytonentertainment.com/talent/music/solo-musical-acts/

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular A Banda Musical Uma banda, conjunto ou grupo musical é uma reunião de músicos formada com o intuito de tocar arranjos musicais. Pode tratar-se, inclusive, de uma banda militar. No Brasil, inicialmente a expressão 'banda de música' ou simplesmente 'banda' foi utilizada para definir a formação musical composta por madeiras, metais e percussão. Essa é a tradicional banda de música a que se refere a famosa canção A Banda, do compositor Chico Buarque de Holanda. Uma banda de música infanto-juvenil em ensaio. Com o surgimento do rock and roll, os grupos que tocavam esse estilo musical passaram a ser denominados 'bandas de rock' ou simplesmente 'bandas'. A partir daí, "banda musical" ou "banda" passou designar diferentes tipos de grupos e formações musicais.

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular http://www.taringa.net/posts/offtopic/16639006/Cual-es-la-mejor-banda-de-Rock-Britanico.html

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular A Orquestra Sinfônica Uma orquestra é um grupo musical típico da música clássica. Uma orquestra de pequena dimensão é chamada de orquestra de câmara. Já uma orquestra de grande dimensão é conhecida como orquestra sinfônica ou orquestra filarmônica.   A diferença entre estes dois tipos de orquestra é que a filarmônica é fundada pelos integrantes que a compõem, enquanto na sinfônica os integrantes são recrutados através de concurso público.   Uma orquestra sinfônica ou filarmônica é formada normalmente por 50 a 100 instrumentistas. A orquestra de câmara costuma ter até 40 integrantes.   As óperas também costumam ser acompanhadas por uma orquestra.

Uma orquestra sinfónica dispõe cinco classes de instrumentos: Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular Uma orquestra terá, tipicamente, mais de oitenta músicos, em alguns casos mais de cem, embora em actuação esse número seja ajustado em função da obra reproduzida. Em alguns casos, uma orquestra pode incluir músicos freelancers para tocar instrumentos específicos que não compõem o conjunto oficial: por exemplo, nem todas as orquestras têm um harpista ou um saxofonista. Uma orquestra sinfónica dispõe cinco classes de instrumentos: as cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas) as madeiras (flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes) os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas) os instrumentos de percussão (tímpanos, triângulo, caixas, bombo, pratos, carrilhão sinfónico, etc.) os instrumentos de teclas (piano, cravo, órgão)

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular http://www.orquestrasinfonica.se.gov.br/musicos

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular O Grupo de Câmara É um grupo instrumental composta por um menor número de músicos e instrumentos musicais do que se comparada com uma orquestra. Normalmente realiza apresentações em ambientes restritos, daí o nome "câmara", que nesse caso é referência ao local destinado a apresentação. Enquanto uma orquestra sinfônica ou filarmônica é composta por mais de cinquenta instrumentos e destina-se a apresentação em grandes teatros ou mesmo áreas externas, a orquestra de câmara é composta por poucos instrumentos, destinada a apresentação no interior de edificações, para um público mais reduzido  

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular http://concertosinternacionais.com.br/site/portfolio/orquestra-de-camara-nouvelle-europe/

Trios: Piano, violino e cello Quartetos: Dois violinos, viola, cello Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular   A formação mais comum possui primeiros­-violinos e segundos-violinos, violas,violoncelos e contrabaixos, uma ou duas flautas, dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes, duas trompas, trompetes e tímpanos.Além da orquestra, a música de câmara pode ser executada por: Duetos (ou duos):Piano e outro instrumento (flauta, violino, cello, voz) ou dois instrumentos que não sejam o piano. Trios: Piano, violino e cello Quartetos: Dois violinos, viola, cello Quintetos: Piano e quarteto Sextetos: dois violinos, duas violas, dois cellos

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular O Coro Um coro ou coral (no Brasil) é um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes. Na música ocidental, um coro misto (de vozes adultas, masculinas e femininas) compõe-se de quatro naipes: Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos; incluindo, algumas vezes, também as vozes intermédias : Barítono  e  Mezzo - soprano mais frequentemente ditas 2º Tenor e 2º Soprano, respectivamente.

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular http://ocdsprovinciasaojose.blogspot.com.br/2008_04_01_archive.html

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular Exercitando Questão 1 É uma composição musical escrita para um ou mais instrumentos solistas, cujo acompanhamento pode ser feito por uma orquestra ou um piano. Modernamente o termo tem sido empregado para qualquer espetáculo musical, nos mais diferentes formatos . O estilo musical clássico citado acima é a.A ópera b.A sinfonia c.O poema sinfônico d.O concerto e.A suíte  

Arte,9ºano do Ensino Fundamental Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular Exercitando   Questão 2 Uma orquestra sinfónica dispõe de cinco classes de instrumentos. Das classes de instrumentos abaixo, aponte a qual pertence OS PRATOS: a.Cordas b.Metais c.Percussão d.Madeira e.teclas

Tabela----- TABELA DE IMAGEMde Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 4 Valter Campanato/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. http://www.teatrosantaisabel.com.br/conheca-o-teatro/galeria-fotos-teatro.php 10/07/2015 7 Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. http://hhpromotionslondon.com/concertos 10 http://www.bachsinfonia.org/about_sinfonia.shtml 13 Governo Brasileiro / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. http://www.wallpaperup.com/411609/PHANTOM-OF-THE-OPERA_drama_musical_romance_phanton_opera_horror.html 16 http://veton.picq.fr / GNU Free Documentation Lcense. http://www.peytonentertainment.com/talent/music/solo-musical-acts 18 Hércules Florence,/ Public Doomain. http://www.taringa.net/posts/offtopic/16639006/Cual-es-la-mejor-banda-de-Rock-Britanico.html 21 http://www.orquestrasinfonica.se.gov.br/musicos 23 http://concertosinternacionais.com.br/site/portfolio/orquestra-de-camara-nouvelle-europe 26 http://ocdsprovinciasaojose.blogspot.com.br/2008_04_01_archive.html