HISTÓRIA Ensino Fundamental, Série 8º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS.
Advertisements

1 - Independências das nações latino-americanas:
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Independência da América Latina
Ideais Iluministas invadem a América
A independência da América espanhola
A Independência das Colônias Latino-americanas ( )
O Processo de independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
INDEPENDÊNCIAS LATINO- AMERICANAS
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Processos de independência na América Espanhola
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Independência do Brasil
Eu preciso saber Entender o processo de colonização do Haiti
As lutas pela independência na América Espanhola e Portuguesa
Independência da América Espanhola
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Chegada da família real portuguesa.
CHEGA A INDEPENDÊNCIA.
As Independências na América Latina
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
Segundo Reinado no Brasil ( )
O governo Luso no Brasil
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA
Livro p.132. Exercícios 1 ao 7/ 10 ao 19
Aula Independência na América Latina
INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO
Colonização das Américas
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Habitantes (milhares)
Independência da América Espanhola
Independência da América Espanhola
Independência da América Espanhola
Independência na América ESPANHOLA
EMANCIPÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
1. ANTES DA INDEPENDÊNCIA
A Era Napoleônica ( ).
Independência da América Espanhola Webster Pinheiro
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
Processos de independência na América Espanhola
Revisão P3 História pontos importantes!
Capítulo 10 A independência se conquista no grito?
PERÍODO JOANINO E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Como as colônias da América reagiram à ideia de liberdade?
O que a população de Salvador enfrentava entre 1797 e 1798?
A Vinda da Família Real para o Brasil
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Luta pela emancipação política nas Américas
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
LUTAS SOCIAIS NO MÉXICO
As Independências da América Latina
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA.
Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
AMERICANOS LUTAM POR LIBERDADE
A INDEPENDÊNCIA DA COLÔNIAS AMERICANAS DA ESPAPANHA
A independência da América Espanhola
1789: SAINT-DOMINGUE COMO A COLÔNIA FRANCESA MAIS LUCRATIVA POR PRODUZIR CERCA DE 40% DO AÇÚCAR MUNDIAL Independência do Haiti.
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA Ensino Fundamental, Série 8º Ano Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais

Independência da América Espanhola O Sistema Colonial em Crise História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência da América Espanhola O Sistema Colonial em Crise No século XVIII o crescimento das colônias e o enriquecimento da elite colonial provocou o surgimento de uma crise no antigo sistema colonial. Os colonos estavam desejosos por liberdade para poder comercializar livremente como vários países. Os interesses dos criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América) no livre comércio coincidiu com os dos industriais ingleses, pois viam a emancipação política das colônias espanholas na América como um possibilidade de abertura de novos mercados e aumento de lucros Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Imperio_Espa%C3%B1ol_America_1800.png Imagem de domínio público

História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência da América Espanhola Fatores que contribuíram para a crise Múltiplos fatores contribuíram para a crise, dentre eles podemos destacar: Opressão espanhola: Para sustentar as guerras a monarquia espanhola aumentou os impostos nas colônias; Proibição de se montar manufaturas: Com intuito de impedir a concorrência com às espanholas; Enorme diferenças sociais e discriminação: Uma minoria branca, os chapetones( nascidos na Espanha) e criolos (descendentes de espanhóis nascidos na América), dominavam uma maioria composta por indígenas, mestiços e afrodescendentes; Privilégios dos chapetones: Os principais cargos no governo, no exército e na Igreja eram reservados aos chapetones. Disponível em :http://navegandonoestudo.blogspot.com.br/2010/07/as-colonias-espanholas-na-america.html

Independência do Haiti História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do Haiti A Espanha fundou a sua primeira fortificação na América em 1492 na ilha Hispaniola, dividida atualmente em Haiti e República Dominicana. Em fins do século XVI franceses se estabeleceram na parte oeste da ilha e em 1691 a Espanha cedeu, por meio de um tratado a parte ocidental , fundando ali a colônia de São Domingos Este arquivo é licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International Imagem de domínio público Divisão politica da ilha de São Domingos

Abolição da Escravidão no Haiti História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Abolição da Escravidão no Haiti Em 1791 François- Donminique Toussaint Louverture, filho de um chefe tribal africano levado como escravo para São Domingos, liderou uma rebelião que resultou na abolição da escravidão no Haiti, além de efetuar a execução de proprietários brancos e o confisco de terras que foram distribuídas aos negros. Em 1793 os jacobinos assumem o poder na França e decretam o fim da escravidão nas colônias francesas. Louverture ascendem ao poder e conquista também a parte oriental da ilha (pertencente à Espanha), mas os brancos e mestiços se opõem ao seu governo. Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Toussaint_L%27Ouverture.jpg Imagem de domínio público François-Dominique Toussaint Louverture

Independência do Haiti História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do Haiti Aproveitando-se do enfraquecimento do poder de Louverture Napoleão Bonaparte enviou em 1801 um expedição para retomada do controle francês sob a ilha. Louverture foi preso e deportado para França. Porém Jean – Jacques Dessalines assumiu o controle e em 1804 proclamou a independência da colônia. O novo estado recebeu o nome de Haiti.1806 Dessalines foi assassinado e a ilha dividida em dois países: ao sul surgiu uma república e ao norte uma monarquia. Em 1820 o país foi reunificado sob regime republicano dirigido por Jean- Pierre Boyer. Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:San_Domingo.jpg Imagem de domínio público Batalha em San Domingo, pintado por January Suchodolski representando uma luta entre as tropas polonesas ao serviço francês e os rebeldes do Haiti

Independência do México História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do México A região do atual México fazia parte do vice-reino da Nova Espanha. O movimento de independência da região teve início em 1810, no povoado de Dolores. Liderado pelo padre Miguel Hidalgo um grupo de indígenas e mestiços lutavam contra o governo colonial, iniciando uma revolta que foi chamada de Grito de Dolores. Miguel Hidalgo líder da Guerra da Independência do México. Disponível em : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Don_Miguel_Hidalgo.jpg Imagem de domínio público

Independência do México História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do México Hidalgo defendia a divisão das grandes propriedades rurais e distribuição de terras, suspensão de tributos sobre comunidades indígenas e abolição da escravidão. Liderando um exército formado por índios, mestiços e brancos pobres, Hidalgo seguiu para cidade do México. Eles carregavam estandartes de Nossa Senhora de Guadalupe, chegando a conquistar algumas cidades, mas ao enfrentar as forças da coroa foram vencidos. Hidalgo foi preso e executado em 1811. Símbolos da Independência do México: Virgem de Guadalupe e as cores dos Insurgentes. Vicente Riva Palacio, Julio Zárate (1880). Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Objetos_de_la_%C3%A9poca_de_independencia.png Imagem de domínio público

Independência do México História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do México O padre mestiço José María Morelos assumiu o comando dos rebeldes, convocou uma assembleia reunindo representantes de várias grupos sociais. Esse assembleia reunida em 6 de novembro de 1813 declarou a independência do México. Contudo o governo foi dissolvido dois anos depois. Pois os colonos ricos uniram-se a metrópole espanhola para defender os interesses em comum . María Morelos foi capturado e executado em 1815 Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Morelos_por_autor_an%C3%B3nimo.jpg Imagem de domínio público Retrato de José María Morelos y Pavón

Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do México Os grandes proprietários continuavam insatisfeitos com o governo metropolitano. Eles desejavam uma independência, mas não por meio de uma revolta popular. Em 1821 Augustín Itúrbide, militar que tinha combatido os rebeldes apresentou às elites coloniais o Plano Iguala, uma proposta de Independência para o México que prévia o estabelecimento de um monarquia católica, governada segundo a Constituição espanhola até que pudesse formular a sua própria. Augustín Itúrbide Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Emperor_Agustin_I_kroningsportret.JPG Imagem de domínio público

Independência do México História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do México Em setembro de 1821, o México foi proclamado independente e os criollos assumiram o controle. As reinvindicações de Hidalgo e Morelos foram esquecidas. Itúrbide foi coroado imperador e governou até 1823. Ata de Independência do México Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acta_Independencia_Mexico_1821.jpg Imagem de domínio público

Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência de Cuba A organização social e econômica de cuba era semelhante a do Haiti. Por isso os senhores de escravos em Cuba queria a independência, mas temiam uma rebelião de escravos como a que ocorreu no Haiti. O movimento pela independência só veio a ocorrer em 1868. A coroa espanhola se empenhou militarmente para manter a colônia. Em dez anos de luta a coroa conseguiu manter o domínio colonial. As lutas pela emancipação só retomaram a luta em 1895 e só conseguiu a independência em 1898 com o apoio militar dos Estados Unidos que passou a interferir nos assuntos internos do novo país. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Carlos_Manuel_de_Cespedes.jpg Imagem de domínio público Carlos Manuel de Céspedes é conhecido como "Pai da Pátria" em Cuba, tendo declarado a independência do país da Espanha em 1868

Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Emancipação da América Central Em 1821, as províncias da América Central admitiram anexar a região ao recém-formado Império Mexicano. Mas a união durou pouco, pois com a queda de Itúrbide a região se separou do México. Em 1824 um congresso na Guatemala proclamou a república na região e tentou organizar a Federação Centro-Americana conhecida como Províncias Unidas da América Central. A fragmentação política, disputas internas e a fragilidade econômica impediram o sucesso da federação. Nos anos seguintes , inúmeras guerras dividiram a região em vários países entre eles: Honduras, Guatemala, Nicarágua e Costa Rica. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CentralAmerica1860Map.jpg Imagem de domínio público Mapa da América Central (c. 1860) com os Estados que integravam a Federação

Independência na América do Sul História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência na América do Sul Dois grandes exércitos combateram nas lutas pela independência das colônias espanholas na América do Sul. Tropas lideradas por Simón Bolívar atuaram no norte, na região do Vice-Reino da Nova Granada (atuais Venezuela, Colômbia, Panamá e Equador) e na Bolívia. Bolívar defendia um projeto no qual os países independentes da América se unissem em uma grande República federativa composta de Estados autônomos mais obedientes a um governo central. Simón Bolívar Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bolivar_Arturo_Michelena.jpg Imagem de domínio público

Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais A Batalha de Boyacá foi decisiva no processo de independência do Vice-Reino de Nova Granada. Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Batalla_de_Boyaca_de_Martin_Tovar_y_Tovar.jpg Imagem de domínio público

Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Mapa da antiga Grã-Colômbia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gran_Colombia_map_1824.jpg Imagem de domínio público

Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência na América do Sul A principal liderança militar no sul do continente foi José de San Martín, que lutou nos territórios que hoje correspondem à Argentina, Uruguai, Chile e Peru. Martín defendia a ideia que os países independentes da América adotassem o regime monárquico e fossem governados por príncipes europeus para assim evitar guerras civis e facilitar o reconhecimento da soberania por parte dos países europeus. Porém, depois, abandonou seu projeto e entregou a liderança das forças de libertação para Bolívar. Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Smartin.JPG Imagem de domínio público José de San Martín

Independência na América do Sul História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência na América do Sul A Espanha tinha dificuldade para lutar nas várias frentes e foi perdendo território, até que na metade da década de 1820 toda a América do Sul colonizada pela Espanha tinha conquistado a independência. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Firma_del_acta_de_independencia_de_Venezuela.jpg Imagem de domínio público A assinatura da Independência da Venezuela, de Martín Tovar y Tovar

Independência na América do Sul História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência na América do Sul As questões ligadas à luta anticolonial se misturavam aos interesses locais, gerando disputas entre líderes militares e políticos ou entre grupos sociais diferentes. Mesmo Bolívar ou San Martín, que entraram para a História como “libertadores”, foram muito questionados em seu tempo. Disponível em://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_Independencia_del_Per%C3%BA.jpg Imagem de domínio público José de San Martín ao anunciar a independência do Peru.

O Projeto de Independência Consolidado na América Espanhola História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais O Projeto de Independência Consolidado na América Espanhola Na América espanhola, o projeto de independência implantado foi o das elites criollas e por isso a concentração de terras nas mãos de poucos e as enormes desigualdades sociais foram mantidas . As lutas por independência envolveram índios, mestiços negros, mas foram comandadas pelos brancos que já atuavam na administração colonial ou eram envolvidos no comércio. E por isso os novos Estados nacionais foram organizados para defender os interesses dos grupos dominantes.

Independência do Uruguai História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do Uruguai O Uruguai pertencia ao território do Vice-Reino do Rio da Prata. A região por muito tempo foi abandonada pela Espanha, que só voltou a se interessa pela região depois que o príncipe regente de Portugal, D. João tentou anexá-la ao Brasil em 1811. O general José Gervásio Artigas foi um dos principais líderes do movimento pela independência da região, que era submetida á junta de Buenos Aires. Porém insatisfeito com o controle de Buenos Aires, Artigas institui em Montevideu um governo independente. Realizou a distribuição de terras, favorecendo os mais pobres, principalmente mestiços e índios Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Juan_Manuel_Blanes_-_Artigas_en_la_Ciudadela.jpg José Artigas Imagem de domínio público

Independência do Uruguai História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do Uruguai Em 1821 Portugal incorporou o território do Uruguai ao Brasil com o nome de Província Cisplatina. Em 1825 Uruguai declarou independência apoiado pela Argentina. Brasil e Argentina disputaram o território na guerra da cisplantina até 1828, quando um acordo encerrou a disputa e o Uruguai enfim foi reconhecido como um Estado independente. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Juncal_MuratureJose_1865.png Imagem de domínio público Batalha de El Juncal

Processo de Independência do Brasil Independência ou Morte, do pintor paraibano Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888). História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Processo de Independência do Brasil No Brasil a opressão da metrópole também gerou manifestações de descontentamento, revoltas e tentativa de independência. Foi o caso da Conjuração Mineira em 1788 em Vila Rica, Minas Gerais, Conjuração Baiana em 1798, em Salvador, Bahia e a Revolução Pernambucana em 1817, em Pernambuco. Todas elas tinham um projeto de proclamar independência para a referida província e implantar um governo republicano. Em caso de vitória teriam desencadeado um processo de fragmentação do território brasileiro. Mas a independência só viria em 1822 pelas mãos do príncipe regente D. Pedro de Alcântara, que garantiu a unidade territorial do Brasil. Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Independence_of_Brazil_1888.jpg Imagem de domínio público Independência ou Morte, do pintor paraibano Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).

Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais A Revolução do Porto D. João VI, encontrava-se no Brasil desde 1808, quando ainda era príncipe regente, pois fugiu de Portugal que foi invadido pelo exército francês de Napoleão Bonaparte, por ter desobedecido ao Bloqueio continental. Em 1815 , aparentemente disposto a permanecer no Brasil, D. João elevou o Brasil a Reino Unido a Portugal e Algaves. Mas em 1820, os portugueses insatisfeitos com D. João VI, iniciaram uma revolta conhecida com Revolta Liberal do Porto. Convocaram eleições para as Cortes e decidiram que D. João VI deveria retornar a Portugal imediatamente e teria seus poderes limitados pela Constituição. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Portuguese_Cortes_1822.jpg As Cortes portuguesas em 1822 Imagem de domínio público

Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais O Dia do Fico D. João VI retornou a Portugal, mas deixou no Brasil seu filho Pedro de Alcântara como regente. Mas as Cortes portuguesas exigiram que D. Pedro voltasse para Portugal, enquanto o partido brasileiro iniciou um movimento para convencê-lo a ficar. Em 9 de janeiro de 1822 D. Pedro recebeu um manifesto com mais de 8 mil assinaturas pedindo que ficasse no Brasil e ele concordou em ficar e determinou que as ordens vindas de Portugal só seriam obedecidas no Brasil si ele determinasse “ cumpra-se”. Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PeterI-de_Sa.jpg Imagem de domínio público Pedro I do Brasil retratado por Simplício Rodrigues de Sá

Independência do Brasil História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do Brasil Em 7 de setembro de 1822 D. Pedro recebeu duas cartas: uma das Cortes portuguesas anulando seus atos no Brasil e forçando seu retorno; a outra carta era de José Bonifácio que dizia que ou ele retornava a Portugal como prisioneiro ou proclamar a independência. D. Pedro escolheu romper com Portugal e declarar a emancipação política do Brasil. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jose_bonifacio_de_andrada_e_silva.jpg Imagem de domínio público José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.

Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Independência do Brasil A independência do Brasil foi resultado do movimento promovido por uma elite que queria garantir seus interesses: manter a liberdade de comércio, ampliar a autonomia administrativa, conservar seus privilégios e manter a maioria do povo afastada da política. Por isso foi mantida a Monarquia, a escravidão e a grande propriedade. Disponível em :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Independencia_brasil_001.jpg Imagem de domínio público Independência do Brasil: óleo sobre tela por François-René Moreaux (Museu Imperial de Petrópolis). Foi executado em 1844, a pedido do Senado Imperial.

Aclamação de D. Pedro I Imperador do Brasil História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Aclamação de D. Pedro I Imperador do Brasil A aclamação de D. Pedro com o título de imperador do Brasil aconteceu em 12 de outubro de 1822 e uma multidão compareceu ao evento. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazilian_independence_compilation.JPG Imagem de domínio público Coroação de D. Pedro I imperador do Brasil

As Lutas pela Independência História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais As Lutas pela Independência Em várias províncias como Bahia, Piauí, Maranhão e Província Cisplatina foi preciso que o povo brasileiro combatesse militares fiéis a Portugal. O Brasil contou, inclusive, com os serviços de navios ingleses para bloquear Salvador e forçar as tropas portuguesas a deixar o Brasil em 2 de julho de 1823. Portugal só reconheceu a soberania do Brasil em 1825, mas exigiu para tanto o pagamento de uma indenização no valor de dois milhões de libras esterlinas( moeda inglesar). O Brasil teve de pedir empréstimo a Inglaterra, iniciando assim a história da dívida externa brasileira. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Entrada_do_Ex%C3%A9rcito_Libertador_1930.jpg O Exército brasileiro adentrando Salvador após a rendição das forças portuguesas, 1823 Imagem de domínio público

Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais História, Ensino Fundamental, 8º ANO Independência da América Latina- Formação dos Estados Nacionais Referências Bibliográficas BRAIK, Patrícia Ramos. Estudar história: das origens do homem à era digital. 1 ed. São Paulo; Moderna; p´g. 144-180; 2011. BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. Edição reformulada, 8º ano. 2 ed.- São Paulo; FTD; pág. 150 -178, 187-189; 2012.