UMAR - União de Mulheres Alternativas e Resposta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
¿Qué Educación para que Sociedad?
Advertisements

O Projeto.
Igualdade de Género. Igualdade de Género Igualdade de Género.
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
Um Sorrisinho Amigo... Pelas crianças que mais precisam! Uma Criança MIL Sorrisos!
Secretaria de Políticas para as Mulheres
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
A Educação Sexual e os seus Contextos
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Os Jovens e a Política Grupo Rosa.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
ESPORTE E LAZER PPA
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
Biblioteca Municipal de Mealhada
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Princípios de acesso á actividade Física
APRESENTAÇÃO O Projecto Viver os Direitos Humanos» é uma parceria entre a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Secção Portuguesa.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Semana da Leitura O que é?
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Evolução Tecnológica. Qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme processo MJ nº /
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
“Contra a fome e a violência sexista”
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
United Nations Development Programme
Tout commence par des cris et ne doit jamais finir dans un grand silence It starts with screams and must never end in silence Tudo começa com gritos e.
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
Contributo para a Democracia IMSI16 Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
Num contexto particular...
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Escola Secundária Fernando Namora
Visão Global do Projecto
Educação para a Saúde T T A/ S A/ S Educação para a Saúde 2011/12.
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Curso EFA NS Ano letivo 2011/2012 Helena Abegão Fátima Machado Silvério Velez.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
A UNICEF E A LUTA POR UM MUNDO MELHOR
Inserção Social/Voluntariado Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR MAIS IGUALDADE (S) II: Plano Municipal para a Igualdade Dimensão Externa Vieira, C. 1; Sousa Santos, F1; Loureiro, H 1 1 –
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA CAP EM BRUXELAS Parlamento Europeu 1.Acompanhamento da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural 2.Acompanhamento da.
Até 03/11 estão abertas as inscrições para o edital Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas, uma iniciativa do Instituto Unibanco, em parceria com.
Programa Mulheres na Ciência Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
1. 2 “A contribuição da mulher deve se dar no sentido de criar condições para que os próprios homens também se permitam encontrar, no universo feminino,
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
Segurança Pública no novo Ciclo Orçamentário: os desafios da igualdade.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
V o l t a ra v a n ç a r i n í c i o 16/05/07 EXPLORAÇÃO SEXUAL TRÁFICO DE SERES HUMANOS.
Transcrição da apresentação:

UMAR - União de Mulheres Alternativas e Resposta

 Nasceu a 12 de Setembro de 1976 através da participação activa das mulheres com o 25 de Abril de  É uma Organização Não Governamental e está representada no Conselho Consultivo da CIDM (Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres), desde  As necessidades sentidas por essas mulheres levaram à criação da associação. Para que pudessem lutar pelos seus direitos, naquele contexto politico.

 Sociedade civil;  Mulheres vítimas e não vítimas;  Jovens;  Mulheres imigrantes;  Associações de Desenvolvimento Local, Associações Culturais e Associações de Mulheres e Feministas, Associações de imigrantes, ONG’s em geral.

 A UMAR dos dias de hoje é uma associação que pretende despertar a consciência feminina na sociedade portuguesa.  A UMAR LUTA PELAS SEGUINTES CAUSAS:  O direito à contracepção;  O direito ao aborto;  Luta contra a violência doméstica;  Paridade nos órgãos decisão política;  No envolvimento internacional em iniciativas como o da Marcha Mundial de mulheres.

 A UMAR está sediada na Rua de S. Lázaro, nº 111,1º em Lisboa.  Tendo delegações nos seguintes locais;  Almada  Porto  Açores  Terceira  Faial  E um núcleo em Santa Maria da Feira.

 “A UMAR enraíza-se, assim, no trabalho de terreno, envolvendo-se com as mulheres nas suas grandes preocupações e lutas sociais mas também como forma de construir quotidianos e culturas feministas valorizando a diversidade das formas femininas de entender a vida e o mundo. Articula-se, desta maneira, a construção da agência feminista com a actividade cultural, organizando eventos de carácter público incluindo acções de pressão, denúncia, propostas, contestações, protestos, homenagens, assim como festas, convívios, concertos, sessões de poesia, etc.”

 “A UMAR tem vindo a trazer a público este problema, tendo realizado diversas acções que visam a sensibilização da sociedade civil, tais como tertúlias, debates, acções de rua, entre outras.”

 Este projecto desenvolvido prioritariamente em escolas, tem como objectivo a prevenção da violência de género e a promoção dos direitos humanos junto de jovens alunos/as do 3º ciclo e do ensino secundário.  Para que este projecto fosse possível a UMAR fez parcerias com algumas das escolas de Gondomar e Porto.

 Temas explorados: - Direitos Humanos; - Direitos das Crianças; - Direitos das Mulheres; - (Des)Igualdades de Género; - Naturalizações e causas de violência na sociedade (casa, estrada, escola, recreio, café, estádio...); - Violência Doméstica; - Violência no Namoro; - Bullying; - Sexualidades; - Treino de competências pessoais e sociais.

  -mais/direito-das-mulheres -mais/direito-das-mulheres   da-casa- propria/ 2008/11/cantada-no-pode-ser-confundida- com.html da-casa- propria/ 2008/11/cantada-no-pode-ser-confundida- com.html