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AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO 2010-2011.

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1 AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO 2010-2011

2 1 - PRINCÍPIO ORIENTADOR DO PROJECTO EDUCATIVO DO AGRUPAMENTO Promover a saúde individual, familiar e da comunidade ABC Metas: Aquisição e avaliação de informação relacionada com a saúde Tomada de decisões conscientes para melhorar a saúde Aplicação de decisões para melhorar o bem- -estar físico, mental e social individual, bem como o dos seus pares, família e comunidade

3 2 - Á REAS P RIORITÁRIAS a) Educação alimentar / Actividade física; b) Educação Sexual e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis); c) Prevenção e Consumo de SPA (Substâncias psicoactivas); d) Saúde mental / Violência em meio escolar.

4 2.1 - OUTRAS ÁREAS Saúde Oral - Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.

5 3 - OBJECTIVOS GERAIS Promover activamente a auto-estima dos alunos pela demonstração de que cada um possui um potencial susceptível de desenvolvimento e aperfeiçoamento, gerador de uma qualidade de vida; Criar o sentido de responsabilidade de cada um na promoção da saúde de uma comunidade; Ampliar a compreensão da importância do respeito por si próprio e do respeito pelos outros no âmbito das relações humanas; Sensibilizar os pais/encarregados de educação para um trabalho conjunto com a escola na área da Educação para a Saúde; Fomentar hábitos de vida saudável; Promover o reconhecimento da saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos promover;

6 3 - OBJECTIVOS GERAIS Reconhecer a prevenção como uma forma de luta contra a doença; Desenvolver trabalhos/campanhas de divulgação da prevenção de doenças; Permitir a troca de experiências entre os docentes das diferentes áreas disciplinares e não disciplinares; Desenvolver nos professores, auxiliares de educação e encarregados de educação, capacidades e atitudes para trabalhar em Promoção da Saúde; Valorizar, executar e apoiar acções que visem uma escola mais saudável para todos.

7 3.1 - Objectivos Específicos: Educação alimentar / Actividade física Sensibilizar a população escolar para a importância de um estilo de vida activo e saudável; Valorizar a importância da actividade física como promotora de saúde; Sensibilizar a população escolar para a importância de uma alimentação saudável; Desenvolver na escola uma educação alimentar saudável apoiada na cooperação com as famílias; Reforçar factores de protecção relacionados com estilos de vida saudáveis.

8 3.2 - Objectivos Específicos: Educação Sexual e IST Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afectivo-sexuais entre os jovens; Contribuir para a redução das possíveis consequências negativas dos comportamentos sexuais, tais como a gravidez não planeada e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); Contribuir para a tomada de decisões conscientes na área da educação para a saúde – educação sexual; Implementar formação dirigida ao corpo docente.

9 3.3 - Objectivos Específicos: Prevenção e Consumo de SPA Intervir ao nível da prevenção fomentando nos alunos competências pessoais e sociais; Desenvolver nos alunos competências de responsabilização por uma conduta social saudável de rejeição a substâncias aditivas nefastas; Alertar para os malefícios do consumo de substâncias psicoactivas lícitas e ilícitas; Alertar para sinais e comportamentos de risco; Promover a cessação tabágica.

10 3.4 - Objectivos Específicos: Saúde mental / Violência em meio escolar Promover um ambiente escolar seguro e saudável; Fomentar o combate à indisciplina; Desenvolver nos alunos competências pessoais e sociais de reconhecimento das diversas formas de violência.

11 4 - ESTRATÉGIAS/ACTIVIDADES A DESENVOLVER Desenvolvimento das temáticas da Educação para a Saúde nos Planos Curriculares das Áreas disciplinares e não disciplinares, nomeadamente em Formação Cívica e Área Projecto; Integração do Projecto de Educação Sexual nos Projectos Curriculares de Turma; Funcionamento do Gabinete de Apoio ao Aluno (GPS); Apresentação/divulgação à comunidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;

12 4 - ESTRATÉGIAS/ACTIVIDADES A DESENVOLVER Realização de Rastreios: IMC, Saúde Oral, entre outros; Realização de sessões de esclarecimento sobre os assuntos das várias áreas prioritárias, dirigidas a alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente; Realização de actividades lúdico-desportivas de carácter extracurricular; Criação/Manutenção de articulações e parcerias com diversas entidades e instituições.

13 5 - EQUIPA DE TRABALHO Professores Titulares de Turma (1ºCiclo) e Directores de Turma (2º/3ºCiclo). Professores das ACND e/ou envolvidos nos projectos de Educação Sexual das turmas Equipa do GPS: - Andreia Pacheco - Cristina Marques - Florbela Lourenço - João Quintela - Vanessa Pereira

14 6 - ARTICULAÇÕES / PARCERIAS Projecto do Desporto Escolar Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde de Santarém Escola Superior de Saúde de Santarém Projecto para o combate à Obesidade Infantil - CMS (2ºAno) Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (2ºAno) Cogit@ções – Programa Escolhas (2ºAno) Projecto Saúde+ do Centro de Bem Estar Social de Vale Figueira (1ºAno)

15 7 - AVALIAÇÃO Taxa de concretização das actividades; Nível de participação/envolvimento; Grau de satisfação; Qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos.

16 Legislação de Apoio Portaria n.º196-A/2010, de 9 de Abril Lei n.º60/2009, de 6 de Agosto Despacho n.º19308/2008, de 21 de Julho Despacho n.º 15987/2006, de 27 de Setembro Recomendações de DGIDC e GTES.


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