Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
Advertisements

Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Guia de referência para utilização do autorizador.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
O ministério da visitação foi a ferramenta missionária que o próprio Céu usou. Deus enviou Seu Filho, que se fez Deus conosco, para adentrar a este mundo.
Silvia Cristina Scholtus, Doutora em Teologia na Universidade Adventista Del Plata, retrata pelo menos quatro impactos positivos que os PGs causaram:
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
encontros com meu amigo jesus
31/5/20161 SEMINÁRIO DE MORDOMIA CRISTÃ “A IMPORTÂNCIA E USO DO DINHEIRO PARA OS FILHOS”
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Venha agora criançada Venha aqui neste lugar Para você escutar O que agora vou contar.
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
VAI E VEM 2016 Campanha Nacional de Ofertas para a Missão.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
O planejamento é indispensável em qualquer área de ação da vida. DWIGHT EISENHOWER.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
PRINCÍPIOS PARA DIRECIONAR A PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA SABATINA Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Associação Paulistana da IASD Adaptado da Revista Enriquecendo.
Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana 2010
Workshop de Planejament o Estratégico Rick L. Souza Plano Estratégico Para o Século 21.
GESTÃO DO PAIF.
Conversando Com os Pais! A dole B rasil. /adolebrasil Marcelo Milani Izabelle H. Machado Conversando Com os Pais!
OFERTAS NO ANTIGO TESTAMENTO.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Missões – 10/outubro Takila Zâmbia. Takila é pioneiro da Missão Global no país de Zâmbia, na Divisão Sul-Africana Oceano Índico, cujos projetos missionários.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Quem lidera sempre busca excelência! “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos”. Provérbios 16:3.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
O avanço tecnológico revolucionou o mundo
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Wellington Balbo Chico Xavier dissera a seu benfeitor espiritual Emmanuel que estava disposto a trabalhar na mediunidade com Jesus, contudo, precisava.
7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 8 De todos os lados somos pressionados,
Genius X nos Exercícios de Memória. O cérebro é um órgão, na realidade, o maior do corpo humano. Além destas características ele é sozinho, o responsável.
Grupo de Perseverança Formação: Organização e acompanhamento do GP.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Certificação x Recertificação São Independentes Cada um deve fazer sua certificação mesmo que estejam no mesmo EVS Quando existir Certificado.
1. O que é um “testemunho” de que os mórmons tanto falam a respeito? Um testemunho é uma confirmação espiritual dada a uma pessoa pelo Espírito Santo.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
13 ANOS DE HISTÓRIAS DE VIDAS RESTAURADAS. 13 ANOS DE HISTÓRIAS DE VIDAS RESTAURADAS CONFERÊNCIA 22 a 24 / setembro.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Diagramas de Sequência e Comunicação
APROVAR as duas formas sugestivas de liturgia expressas pelo Manual da Igreja (MI, Ed. 2010, notas p. 181 e 182), que ao mesmo tempo diz: "Não existe.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Trabalho por turnos Outra forma de organização dos horários de trabalho é a que é feita nos locais de laboração contínua, normalmente vai rodando entre.
O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
 Marco Legal Lei Federal nº 8.069/1990 Lei Municipal nº 1873/1992 Lei Municipal nº 4062/2005 Decreto nº /2009  Marco Legal Lei Federal nº 8.069/1990.
Programa do Décimo terceiro Sábado Divisão do Sul do Pacífico
Apresentação do SEMINÁRIO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Lição da Escola Sabatina 26 de Junho a 2 de Julho.
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Profª Ana Gabriela alunas: Elisângela Almagro Kvint Nilma B. Vasconcelos Novaes Nilma B. Vasconcelos Novaes.
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008

Introdução: Para que a Escola Sabatina atinja seus objetivos, sua programação precisa ser planejada.

Introdução: Este processo inclui um planejamento anual das grandes atividades (macros), e um planejamento trimestral, no qual aparecem os detalhes do que deve acontecer cada sábado.

I. Planejamento ANUAL Como Fazer? Use 12 folhas de papel almaço pautado (se não tiver, use sulfite comum). Cada folha para um mês do ano. Faça uma tabela com linhas horizontais equivalentes ao número de sábados que há em cada mês...

I. Planejamento ANUAL Depois que tiver as doze tabelas, separe os sábados especiais como: O Dia do Amigo, segundo sábado do segundo mês do trimestre. O Décimo terceiro sábado que é o último sábado de cada trimestre. Só aqui você tem 8 sábados especiais.

I. Planejamento ANUAL Além desses sábados você pode separar o sábado da semana santa; o dia da mulher; o dia das mães; o dia dos pais; o dia da criança; natal; ano novo, etc... e também algum sábado que tenha relevância local, como dia do aniversário da igreja.

I. Planejamento ANUAL Uma vez feito isso, deve-se agora planejar as atividades gerais de cada sábado.

I. Planejamento ANUAL Começa-se com a classe dos professores. Dependo das realidades locais esta classe não funciona em alguns meses do ano. Há igrejas em que os irmãos viajam em massa nos meses de Dezembro e Janeiro tornando inviável a realização da classe. Em outras, não existe este problema e ela pode funcionar durante todo o ano.

I. Planejamento ANUAL Em seguida trabalha-se sábado após sábado inserindo na tabela as idéias principais do que vai acontecer. Neste momento há muito espaço para a criatividade, sem contudo, comprometer a estrutura básica da Escola Sabatina.

05 1° Sábado do Ano – Sábado das Primícias... Enfatizar o espírito de verdadeiro louvor oferecendo a Deus os frutos da primeira colheita. Responsável: Família Medeiros (Marta) 12 Sábado normal – Dar ênfase nos projetos missionários do trimestre... Responsável: Casal Antônio e Joana 19 Sábado Normal – Música e reflexões em cima do tema da lição deste sábado. Responsável: Família Oliveira 26 Sábado Especial – Aniversário da Igreja... Destacar aspectos relevantes da história da Igreja... Responsável: Diretoria da Escola Sabatina Janeiro 2008 (Exemplo)

02 Sábado Normal – Destacar o testemunho cristão... Lembrar que no próximo sábado é o dia do amigo... Reforçar almoço comunitário do próx. Sábado. Responsável: Beatriz e Carla Obs. Este é o sábado do feriado do Carnaval (que será dia 05) Dia do Amigo – Dar atenção especial às visitas. Oferecer uma lembrança para cada visitante. Convidar a cantora Débora... Responsável: Diretoria da Escola Sabatina Sábado Normal – Música e reflexões em cima do tema da lição deste sábado. Responsável: Secretária da Igreja. 23 Sábado Normal – Início da Semana de Fidelidade – Nas reflexões durante o programa, usar textos que falem da fidelidade a Deus. Responsável: Joaquim e esposa. Fevereiro 2008 (Exemplo)

II. Planejamento TRIMESTRAL No segundo final de semana do último mês do trimestre, (pode ser antes, mas não depois) a diretoria da Escola Sabatina deve se reunir para fazer o planejamento de todas as atividades da Escola Sabatina do próximo trimestre.

II. Planejamento TRIMESTRAL Os dados sobre os quais trabalharão são os do planejamento anual. Este planejamento é bem detalhado.

II. Planejamento TRIMESTRAL Nele deve constar o tema central de cada Escola Sabatina do trimestre, quem será o responsável e quem estudará a lição na classe dos professores, quem vai dirigir o programa, quem fará a mensagem musical, quem ficará no som, quem contará a história das missões, enfim quanto mais específico for, melhor.

II. Planejamento TRIMESTRAL Um planejamento bem feito permite criar coisas novas. Sair da rotina sem comprometer a essência. Serve de guia e facilita a execução semanal. Funciona como um roteiro que permite definir o que deve ser feito para se alcançar o alvo.

II. Planejamento TRIMESTRAL Se surgirem imprevistos, serão mais fáceis de serem resolvidos.

II. Planejamento TRIMESTRAL Um detalhe importante: Em cada reunião de planejamento separe um tempo para avaliar a execução da etapa anterior. Isso permite fazer ajustes de possíveis distorções na próxima fase.