PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM UTILIZAÇÃO DE IMAGENS[1][1] TEMA/ASSUNTO: As democracias liberais e burguesas contemporâneas. AS ALTERAÇÕES NA ESTRUTURA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I GUERRA MUNDIAL
Advertisements

Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1 - Antecedentes/causas:
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
Primeira Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
Antecedentes da Guerra
1ª Guerra Mundial Professora Julia.
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
A Primeira Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 – 1918 )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
O choque de Imperialismos
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Primeira Guerra Mundial
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Aula 3 - História Geral A 1ª Guerra Mundial a 1918
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 1 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
CAPÍTULO 1: O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI MAIS INFLUENCIADA PELA TECNOLOGIA.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
CONFLITOS E TENSÕES EUROPA.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
Amaury Gremaud HEG II A Primeira Guerra Mundial. Estou convencido, como muitos outros, que o grande ponto de mutação da história econômica moderna, aquele.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
Universidade Federal de Itajubá SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
União Europeia para os mais novos
II Guerra Mundial
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
I Guerra Mundial em imagens. Mapa da Europa antes da Guerra.
Primeira Guerra Mundial
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. IMPERIALISMO.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
A Primeira Guerra Mundial
Europa Oriental É a parte menos desenvolvida do continente; Suas fronteiras foram definidas após a 1ª e 2ª Guerras Mundiais e ao fim da Guerra Fria ( ).
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
URBANIZAÇÃO E ECONOMIA DO LESTE EUROPEU
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
Segunda Guerra Mundial
IDADE CONTEMPORÂNEA – SÉCULO XX Prof. Iair I GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918) 1 - Antecedentes/causas: Disputas imperialistas; Rivalidades.
O desenvolvimento do conflito Trabalho realizado por: Beatriz Ferreira de Pinho Nº8.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
A Primeira Guerra Mundial ( )
1 - Antecedentes/causas:
Primeira Guerra Mundial
1 - Antecedentes/causas:
A Primeira Guerra Mundial Parte Final
Antecedentes da 1ª Guerra Mundial
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM UTILIZAÇÃO DE IMAGENS[1][1] TEMA/ASSUNTO: As democracias liberais e burguesas contemporâneas. AS ALTERAÇÕES NA ESTRUTURA CAPITALISTA E O DESENVOLVIMENTO IMPERIALISTA E A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL SÉRIE/DURAÇÃO DA AULA: 3ª série do Ensino Médio – 1h/aula OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: Ao final da Atividade o aluno deverá ser capaz de: Entender o imperialismo como instrumento de expansão do capitalismo monopolista. Compreender as rivalidades, os nacionalismos e a formação de sistemas de alianças européias. Localizar no mapa os paises da Tríplice Aliança e Tríplice Entente. Entender a importância do atentado na Bósnia, estopim da Primeira Grande Guerra. Valorizar a importância do ano de 1917 no contexto geral da guerra. COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS: Posicionar-se diante de fatos do presente a partir da interpretação de suas relações com o passado. Contrapor os interesses dos paises vencedores, através das decisões do Tratado de Versalhes. Valorizar o papel das organizações internacionais atuais no contexto mundial. Refletir sobre as questões éticas e humanitárias que envolvem uma guerra. PROCEDIMENTOS/ ESTRATÉGIAS: 1º Momento: Aula expositiva dialogada onde serão explicadas as estratégias que o imperialismo detém. Os problemas sociais, econômicos e políticos que essa prática impõem. 2º Momento: Com auxilio de mapas no multimídia e diferentes figuras relacionadas com a primeira guerra, será explicado à turma o desenrolar do conflito. 3º Momento: Analisar-se-á as conseqüências da guerra, enfatizando as mudanças políticas, sociais e econômicas, as novas fronteiras geopolíticas, decorrentes e legitimadas pelos tratados de paz. RECURSOS DIDÁTICOS: Multimídia. AVALIAÇÃO: A turma será convidada para um debate onde os alunos serão divididos em dois blocos antagônicos representando os paises envolvidos diretamente na eclosão da primeira guerra mundial. BIBLIOGRAFIA: VICENTINO, Cláudio. História para o Ensino Médio PANAZZO, Silvia; VAZ, Maria Luiza. Navegando pela História [1][1] Jane Rosana Cassol – Professora de História

As democracias liberais e burguesas contemporâneas AS ALTERAÇÕES NA ESTRUTURA CAPITALISTA E O DESENVOLVIMENTO IMPERIALISTA E A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Final do século XIX e começo do século XX: - grandes mudanças--  2ª Revolução Industrial-  avanço tecnológico, industrial e científico  (motores a gasolina e diesel, eletricidade, dínamo, invenções, siderurgia, máquinas pesadas, indústria química

Desaparece a livre concorrência – Economia – Megaempresas (monopólios/ capitalismo monopolista- com investimentos de capital – Ásia, África e América Truste – Um grupo econômico domina várias unidades produtivas Cartel – Empresas poderosas, conservando sua autonomia, combinam repartir o mercado e ditam os preços dos produtos que fabricam; Holding – Uma empresa central, geralmente uma financeira, detém o controle das ações de várias outras empresas.

Países imperialistas: Inglaterra, França, EUA, Alemanha, Itália, Japão Dominação : econômica, cultural e política

Grande produção/ aumento populacional (crise) – falta de compradores, falência, desemprego, movimentos sociais,empobrecimento dos países Exportação de capitais – monopólios Busca: matéria prima barata, mão-de-obra abundante e barata e mercados consumidores Imperialismo – Etnocentrismo – Racismo – Darwinismo social Gera: massacre cultural dos povos colonizados- Exploração desmedida dos recursos naturais- Esfacelamento dos governos locais Visava: Hegemonia na Europa e no Mundo

Alemanha e Itália – unificação e desenvolvimento industrial tardio Reivindicavam por pressões diplomáticas e militares áreas do mundo colonial. França – Revanchismo (guerra franco –prussiana) Alsácia Lorena e Marrocos Rússia – Pan Eslavismo (Conflitos com os Impérios austro- húngaro e turco-otomano ) Alemanha – Pan Germanismo – Construção Ferrovia Berlim- Bagdá.

Tríplice Aliança (1882) Tríplice Aliança : Alemanha, Austro - Hungria e Itália (1907)Tríplice Entente (1907)Tríplice Entente: Inglaterra, Rússia e França Itália – em razões de disputas com o Império Austro-húngaro sai da Tríplice Aliança e entra na Tríplice Entente.

Tríplice Entente está representada em verde Tríplice Aliança em laranja Nações neutras em cinza.

28 /JUN /1914- – Bósnia – Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando ( pretensões: converter a Áustria - Hungria em um império liberal constituído por três estados: Áustria, Hungria e o terceiro formado pela Bósnia Herzegóvina)

Gravilo Princip

Primeira Guerra Mundial( )

Declaração de guerra da Alemanha em 1914

28/7/1914- Áustria- Hungria declara guerra à Sérvia – Consolidar o domínio sobres os povos eslavos Rússia – Coloca-se ao lado da Sérvia – Obter vantagens na região, visando garantir a saída para o mar Mediterrâneo 1/8/1914 – Alemanha – Aliada da Áustria, declara guerra á Rússia e dois dias depois à França- Dominar as colônias francesas e inglesas, dominar a Europa central e impor-se como principal potencia capitalista 3/8/1914 – Alemanha- Ataca a Bélgica, país neutro – Invadir a França pela fronteira belga, desprotegida militarmente 3/8/1914- Inglaterra – Entra na guerra, apoiando seus aliados – Conservar seu império colonial e diminuir a influencia alemã na Europa.

23/8/1914 – Japão – Aliado da Inglaterra, ataca as bases alemãs na China- Obter vantagens coloniais tomando as áreas sob influencia alemã. 10/1914- Império Otomano- Entra na Guerra ao lado da Alemanha e da Áustria- Hungria- manter sua posição no mar Egeu e impedir a comunicação da Rússia com seus aliados pelo mar Negro 24/5/1915 – Itália – Embora aliada dos impérios centrais) Alemanha- Áustria- Hungria) muda de lado e apóia a Inglaterra e a França- Obter algumas regiões do império Austro-Húngaro e do império Turco e ampliar as colônias na África. 6/4/1917 – Estados Unidos – Entram na guerra ao lado dos Aliados – garantir interesses econômicos, ameaçados com a possível vitória da Alemanha.

Recrutamento de britânicos para a guerra, a exemplo da onda nacionalista que varria o continente.

Duas fases: movimento – equilíbrio de forças trincheiras – uso de armas modernas

Foto: maquete trincheiras – Hôtel National des Invalides (Paris)

Entrada dos EUA na guerra - Saída da Rússia - Revolução Russa- assina Paz de Brest - Litovsk

Alemanha – Movimento revolucionário derruba o Kaiser – Guilherme II – República de Weimar(1918) - Rendição alemã- 11/11/1918

28 de junho de 1919 – Tratado de Versalhes – O presidente americano Woodrow Wilson (na foto ao lado, o quarto a partir da esquerda, os outros são David Lloyd George, da Grã-Bretanha, Vittorio Orlando, da Itália, e Georges Clemenceau, da França) “paz sem vencedores”

14 pontos de Wilson 1) abolição da diplomacia secreta; 2) livre navegação nos mares; 3) supressão das barreiras econômicas; 4) redução ao mínimo dos armamentos nacionais aos limites compatíveis com a segurança interna do país; 5) restauração da independência da Bélgica; 6) restituição da Alsácia e da Lorena à França; 7) autonomia para as nacionalidades do Império Austro-Húngaro; 8) regulamentação amigável das questões balcânicas; 9) reconstituição de um Estado polonês, com livre acesso ao mar; 10) instituição de uma Sociedade das Nações destinada a garantir a independência e a integridade territorial de todos os Estados.

- O Império austro-húngaro fica totalmente desmembrado. Sobre o seu território de 1914 se formam os novos Estados da Áustria, Hungria e Tchecoslováquia (integrado pela Boêmia, Morávia e Eslováquia); - Outras regiões passam para a Itália, Polônia, Rumânia, e ao novo reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (Iugoslávia), - Bulgária perde território em favor da Grécia e da Rumânia, e a Turquia, todo o mundo árabe (Palestina, Síria, Mesopotâmia). - Da Rússia, despedaçada pela guerra civil e Revolução, separam-se: Estônia, Letônia e Lituânia (que formam três estados) e os territórios polacos.

Alemanha Devolve a Alsácia Lorena Cede colônias Exército reduzido Não poderia ter indústria bélica Inúmeras indenizações de guerra Cede à França as minas de carvão da bacia do Sarre

Surgimento dos EUA como potência mundial Enfraquecimento econômico países europeus Crise econômica mundial Surgimento de regimes totalitários Criação da Liga das Nações

Brasil 26/10/1917 Venceslau Brás Paraná- Tijuca -Macau Enviou uma divisão naval – uma missão médica – um contingente de aviadores para a Europa

Profª Jane Rosana Cassol