Era Vargas 1930-1945 Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Advertisements

1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha.
“A ERA VARGAS” GETÚLIO VARGAS: O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO FICOU NO PODER.
ERA VARGAS.
ERA VARGAS ( ).
Revolução de 1930 Clique para adicionar texto 25/03/2017.
História do Brasil Era Vargas.
HISTÓRIA Prof. Luiz Rogério.
ERA VARGAS (1930 – 1945).
CONTEXTO EUROPEU - Regimes Totalitários ( Alemanha e Itália)
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Indicou Rompeu Oposição Eleição 1930 Aliança Liberal (oposição)
ERA VARGAS (1930 – 1945).
ERA VARGAS ( ).
ERA VARGAS ( ).
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934): Decretos-lei.
Prof. Airton Munhoz Vieira
Período Getulista ( ).
Período getulista Antecedentes O golpe de 1930; A Aliança Liberal;
ERA VARGAS ( ).
ERA VARGAS (1930 – 1945).
A década de 1920 e o fim da República Oligárquica
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
GOVERNO PROVISÓRIO – GOVERNO CONSTITUCIONAL –
PROF. FABIO ESCARAMBONI A ERA VARGAS
Tenentismo Características
Profº. Cristiano Almeida
A Era Vargas Período dividido em Três fases
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934): Decretos-lei.
ERA VARGAS (1930 – 1945) PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Era Vargas – Estado Novo
A ERA VARGAS ( ) *GOVERNO PROVISÓRIO ( )
A ERA VARGAS 1930 – 1945).
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
Revolução de 1930 Respostas.
GOVERNO PROVISÓRIO – 1930 a 1934 Suspensão da Constituição de 1891, dissolução do poder Legislativo e nomeação de interventores para governar os estados.
AULA 3 - PREVEST/HÍSTÓRIA DO BRASIL– LIVRO PROF. VICENTE
A ERA VARGAS Ijui – RS, 24 de Março de 2008
Governo Constitucional (1934 – 1937) Estado Novo (1937 – 1945)
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
(1) A presidência Constitucional de Getúlio Vargas; (2) A esquerda e a direita vão à luta; (3) O Golpe de 1937: voltamos à ditadura;
O BRASIL – ERA VARGAS O ESTADO NOVO Revisão
Era Vargas.
Era Vargas HB.12.
A ERA VARGAS (1930/1945).
Com o Estado Novo, os integralistas pensaram, erroneamente, que iriam ser os beneficiários do novo regime. Em dezembro de1937, por decreto presidencial,
Finalizando o ciclo de governo das oligarquias cafeeiras, Getúlio Vargas* chega ao poder à frente da Revolução de 30 * Estadista brasileiro, líder revolucionário,
ERA VARGAS (1930 – 1945).
Era Vargas Prof. Osvaldo.
Influências Crise de 1929 Tenentismo Insatisfação da classe média urbana Movimentos trabalhistas (principalmente o comunismo). Características Pelo acordo.
História do Brasil Era Vargas.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Carlos Eduardo.
Washington Luís.
O que significou a Era Vargas para a vida nacional?
REVOLUÇÃO DE 1930 A ERA VARGAS.
A ERA VARGAS Ijui – RS, 24 de Março de 2008
Era Vargas e República Populista
Era Vargas História 9º’s.
ERA VARGAS.
A ERA VARGAS Natania A S Nogueira Mestra em Histporia
Era Vargas. Biografia  Nome: Getúlio Dornelles Vargas  Nascimento - 19/4/ São Borja (RS)  Falecimento - 24/8/ Rio de Janeiro (RJ) Foi o.
 Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Foi o presidente.
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
ERA VARGAS ( )  Out – Governo Provisório (sem Constituição)  – Governo constitucional  10/11/1937 – a decretação do Estado Novo.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Era vargas
Era Vargas O Governo Provisório
Transcrição da apresentação:

Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas, permaneceu no governo por mais tempo.

Divisão da Era Vargas Governo Provisório ( ). Governo Provisório ( ). Governo Constitucional ( ). Governo Constitucional ( ). Estado Novo ( ). Estado Novo ( ).

Governo Provisório Suspensão da Constituição em vigor; Suspensão da Constituição em vigor; Fechamento do Congresso Nacional; Fechamento do Congresso Nacional; Nomeação de interventores para os governos dos estados; Nomeação de interventores para os governos dos estados; Revolução Constitucionalista (movimento armado para depor Vargas); Revolução Constitucionalista (movimento armado para depor Vargas); Constituição de Constituição de 1934.

Constituição de 1934 Voto secreto; Voto secreto; Voto feminino; Voto feminino; Leis trabalhistas; Leis trabalhistas; Ensino primário obrigatório e gratuito; Ensino primário obrigatório e gratuito; Extinção do cargo de vice-presidente; Extinção do cargo de vice-presidente; Manutenção dos três poderes e do regime federativo e presidencialista. Manutenção dos três poderes e do regime federativo e presidencialista.

Mandato de quatro anos como presidente eleito pelo Congresso; Mandato de quatro anos como presidente eleito pelo Congresso; Surgimento da Ação Integralista Brasileira (AIB); Surgimento da Ação Integralista Brasileira (AIB); Surgimento da Aliança Nacional Libertadora (ANL); Surgimento da Aliança Nacional Libertadora (ANL); Intentona Comunista. Intentona Comunista.

Ação Integralista Brasileira (AIB) Organização de inspiração fascista, composta por proprietários, empresários e oficiais das Forças Armadas; Organização de inspiração fascista, composta por proprietários, empresários e oficiais das Forças Armadas; Defendiam uma ditadura nacionalista, de partido único; Defendiam uma ditadura nacionalista, de partido único; Líder: Plínio Salgado; Líder: Plínio Salgado; Lema: “Deus, Pátria e Família”. Lema: “Deus, Pátria e Família”.

Aliança Nacional Libertadora (ANL) Líder: Luís Carlos Prestes, do Partido Comunista do Brasil (PCB); Líder: Luís Carlos Prestes, do Partido Comunista do Brasil (PCB); Defendia a reforma agrária, governo popular- democrático, nacionalização das empresas estrangeiras e o cancelamento da dívida externa; Defendia a reforma agrária, governo popular- democrático, nacionalização das empresas estrangeiras e o cancelamento da dívida externa; Em novembro de 1935, tentaram promover uma revolução, chamada de Intentona Comunista. Em novembro de 1935, tentaram promover uma revolução, chamada de Intentona Comunista.

Estado Novo Golpe de Estado com a “desculpa” de que os comunistas planejavam tomar o poder (Plano Cohen); Golpe de Estado com a “desculpa” de que os comunistas planejavam tomar o poder (Plano Cohen); Fechamento do Congresso Nacional e dos legislativos estaduais e municipais; Fechamento do Congresso Nacional e dos legislativos estaduais e municipais; Suspensão das eleições; Suspensão das eleições; Extinção dos partidos políticos; Extinção dos partidos políticos; Elaboração de nova Constituição. Elaboração de nova Constituição.

Constituição Polaca Elaborada por Francisco Campos (Ministro da Justiça); Elaborada por Francisco Campos (Ministro da Justiça); Semelhanças com a Carta fascista da Polônia; Semelhanças com a Carta fascista da Polônia; Concentrava o poder no presidente; Concentrava o poder no presidente; Foi aplicada através de decretos-lei, pois não houve plebiscito para referendá-la. Foi aplicada através de decretos-lei, pois não houve plebiscito para referendá-la.

Poder e Propaganda Censura e uso dos meios de comunicação (rádio, jornais e revistas) para a divulgação de uma imagem positiva do Estado Novo; Censura e uso dos meios de comunicação (rádio, jornais e revistas) para a divulgação de uma imagem positiva do Estado Novo; DIP: Departamento de Imprensa e Propaganda; DIP: Departamento de Imprensa e Propaganda; Hora do Brasil; Hora do Brasil; Manifestações públicas (desfiles cívicos como no 1º de maio); Manifestações públicas (desfiles cívicos como no 1º de maio); Clubes Cívicos para criar uma identidade nacional. Clubes Cívicos para criar uma identidade nacional.

Direitos Trabalhistas CLT: Consolidação das Leis do trabalho, em 1º de maio de 1943; CLT: Consolidação das Leis do trabalho, em 1º de maio de 1943; A submissão dos sindicatos ao Ministério do Trabalho possibilitou a Getúlio o controle sobre os movimentos trabalhistas. A submissão dos sindicatos ao Ministério do Trabalho possibilitou a Getúlio o controle sobre os movimentos trabalhistas.

Economia Modernização e diversificação; Modernização e diversificação; A indústria foi impulsionada; A indústria foi impulsionada; Montagem de uma indústria de base: Cia Siderúrgica Nacional, Cia Vale do Rio Doce; Montagem de uma indústria de base: Cia Siderúrgica Nacional, Cia Vale do Rio Doce; Criação do Conselho Nacional do Petróleo. Criação do Conselho Nacional do Petróleo.

Vale:

Educação Proposta de uma nova cultura política, que visava a formação do estado brasileiro; Proposta de uma nova cultura política, que visava a formação do estado brasileiro; Ministério da Educação e Saúde: instrumento para doutrinar de acordo com os objetivos estadonovistas; Ministério da Educação e Saúde: instrumento para doutrinar de acordo com os objetivos estadonovistas; Cultos e paradas cívicas: destacavam o patriotismo, “heróis” nacionais e disciplina. Cultos e paradas cívicas: destacavam o patriotismo, “heróis” nacionais e disciplina.

Colégio São José: educando a serviço do Estado Novo 1940 – 1945: Horas Cívicas, Clube de Civismo Grandes Vultos Brasileiros; 1940 – 1945: Horas Cívicas, Clube de Civismo Grandes Vultos Brasileiros; Fontes históricas: atas do Clube de Civismo Grandes Vultos Brasileiros, Registro das Horas Cívicas, Movimento Cívico de 1945; Fontes históricas: atas do Clube de Civismo Grandes Vultos Brasileiros, Registro das Horas Cívicas, Movimento Cívico de 1945; Destaque sempre para a Semana da Pátria. Destaque sempre para a Semana da Pátria.

Culto a Getúlio Vargas no SJ: “O culto a Getúlio Vargas também fazia parte da programação das horas cívicas. Vargas era visto como homem ideal para conduzir a Pátria ao progresso, capaz de fazer do Brasil um país melhor.” SOUZA, p. 84 “O culto a Getúlio Vargas também fazia parte da programação das horas cívicas. Vargas era visto como homem ideal para conduzir a Pátria ao progresso, capaz de fazer do Brasil um país melhor.” SOUZA, p. 84 “Grande homem é o nosso presidente Getúlio Vargas.” Ata do SJ, 11 de abril de 1942 “Grande homem é o nosso presidente Getúlio Vargas.” Ata do SJ, 11 de abril de 1942