GEOPOLÍTICA E ATUALIDADES Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
A descolonização da África
CONFLITOS EUROPEUS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
Península Balcânica.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.
PODER PARALELO.
Capitulo 1- Povos e Nações
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
ISRAEL X PALESTINA.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Irlanda do Norte e País Basco
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Bósnia-Herzegovina e Kosovo
Panorama atual do Oriente Médio
Os conflitos e os refugiados
Und6-tema4:OS CONFLITOS E OS REFUGIADOS
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
ÁFRICA Conflitos e tensões
Atualidades 2014.
conflito da Irlanda do norte
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de.
ÍNDIA.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
Área – Ciências Humanas e suas Tecnologias GEOPOLÍTICA MUNDIAL ATUAL
CONFLITOS NA MODERNIDADE
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
Prof. José Victor Gaylussac
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
África do Sul.
Conflitos Nacionais na África.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Oriente Médio A Questão Palestina.
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
CEI – RÚSSIA E UCRÂNIA PROFª JULIANA AMARAL.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
A Revolução Islâmica no Irã
O ESTADO ISLÂMICO.
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
ESTADO ISLÂMICO.
Primavera Árabe.
Tema: Conflitos Regionais
A Primavera Árabe e sua relação com o Estado Islâmico Prof. Igor Alves
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
África Aspectos Gerais e Conflitos Ensino Médio e Curso Prof. Eli Toledo.
Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
CONFLITOS NA ÁFRICA Nigéria País multiétnico (hauçá, ioruba e ibo);
Transcrição da apresentação:

GEOPOLÍTICA E ATUALIDADES Professor: Jeferson Geografia – 3º EM

CONFLITOS NA EUROPA

O CONFLITO BASCO Imagem: Euskal Herria Europa / Zorion / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

O CONFLITO BASCO Identidade Cultural, busca autonomia Política; O ETA (Pátria Basca e Liberdade) grupo de tendência socialista e ideias separatistas; Guerrilha Urbana; O ETA reivindica: Integração da província de Navarra ao País Basco; Saída da região das forças de segurança espanholas; Anistia geral para os bascos detidos na Espanha e na França. Em 1998, foi decretado um cessar-fogo; Em 2001, a UE inclui o ETA na lista de Organizações Terroristas; Em 2003, o Batasuna foi decretado ilegal; Em 2004, o ETA declarou uma trégua indefinida.

CONFLITO NA IRLANDA DO NORTE A Irlanda do Norte (Ulster) foi invadida por ingleses e escoceses que impuseram o protestantismo e dominaram economicamente os católicos; Norte (protestante) X Sul (católico); No início do século XX, a Irlanda (Eire) torna-se independente, não ocorrendo o mesmo com a Ulster; Imagem: Map of northern Ireland / Morwen / GNU free documentation license Legenda: (1) Inglaterra (2) Escócia (3) Irlanda do Norte (4) Irlanda

CONFLITO NA IRLANDA DO NORTE Em 1960, católicos passaram a exigir direito e liberdade civis, o que provocou a reação dos protestantes; Os católicos radicalizam com a ativação do IRA (Exército Republicano Irlandês); Nós Sozinhos (braço político do IRA); Em 1972, tropas britânicas coíbem manifestações de católicos - ”Domingo Sangrento”; Em 1994, o Nós Sozinhos assina acordo de paz; Em 1998, um acordo de paz, Acordo da Páscoa, foi assinado.

O Estado Iugoslavo constituía-se de seis repúblicas e duas províncias (Voivodina e Kosovo); Liderada pelo comunista de origem craota, Josip Brog Tito, que defendia a igualdade étnica e nacional. Com a sua morte, em 1980, deu início ao enfraquecimento do estado socialista e permitiu que os conflitos nacionalistas e religiosos retornassem. Em 1989, por meio de eleições livres para presidente da Sérvia, foi eleito Slobodan Milosevic, antigo líder do PC iugoslavo. DESINTEGRAÇÃO DA IUGOSLÁVIA Imagem: AtlBalk / Spiridon MANOLIU / GNU Free Documentation License

Imagem: Former Yugoslavia 2008 / Ianderson977 / GNU Free Documentation License.

CONFLITOS NA ÁFRICA Nigéria País multiétnico (hauçá, ioruba e ibo); Movimento Separatista objetivando a Criação da República de Biafra. Ruanda Hutus X Tútsis; Domínio das terras férteis. Imagem: African political map / Eric Gaba / GNU Free Documentation License

Somália Grupos políticos armados “senhores da guerra” X étnicas (população) Serra Leoa Guerra Civil Eritreia X Etiópia Questões fronteiriças disputam terras que dão acesso ao Mar Vermelho Sudão Norte (árabe e muçulmano) X Sul (negro e cristão); Repressão imposta pelo poder central à população de Dafur; Domínio de jazidas petrolíferas.

Sudão do Sul - o mais novo país A região sul do Sudão era referida como Sudão do Sul, uma região autônoma que lutava pela independência política. O processo de independência foi iniciado em 2005, quando o governo sudanês concordou em conceder a autonomia à região, com base no Tratado de Naivasha; O tratado foi assinado em 9 de janeiro de A decisão seria finalizada por meio de um referendo com os eleitores da região; O referendo ocorreu no início de 2011, no dia 7 de fevereiro, foi publicado o resultado no qual confirmou a vontade de mais de 98 % dos votos favoráveis à independência; Em 09 de Julho de 2011, nasce o mais jovem país do mundo. Imagem: South Sudan / TUBS / GNU Free Documentation License

Nigéria - Atual Islamismo 50%, Cristianismo 40% (protestantes 21,5%, católicos 9,9%, seitas indígenas 8,6%), outras 10% (1980). O norte torna-se islâmico a partir do ano 1000 d.C. Além da corrupção generalizada, o país convive com a rivalidade entre o sul, rico e sob influência cristã, dominado pela etnia iorubá, e o norte, muçulmano e com maioria haussá. Pelo menos 15 mil pessoas morrem vítimas das epidemias de cólera, gastroenterite, meningite e sarampo.

Boko Haram Em árabe significa: "a educação ocidental ou não-islâmica é um pecado“. É uma organização fundamentalista islâmica de métodos terroristas, que busca a imposição da lei Sharia no norte da Nigéria. Abubakar Shekau - Líder

Boko Haram Oficialmente o Boko Haram alega que lute pela Sharia e combata a corrupção do governo e a falta de pudor das mulheres, a prostituição e outros vícios. Segundo eles os culpados por esses males são os cristãos, a cultura ocidental e a tentativa de ensinar algo a mulheres e meninas. Ao menos 276 meninas com idades entre 16 e 18 anos foram sequestradas, no dia 14 de abril, em uma escola em Chibok, no norte da Nigéria, pelo grupo extremista islâmico Boko Haram. Destas, 53 já fugiram. O líder da organização afirmou que iria vendê-las.

PRIMAVERA ÁRABE Os protestos no mundo árabe em , também conhecidos como a Primavera Árabe, são uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de Houve revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia; grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Síria, Omã e Iémen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental.

Síria No começo de 2011 eram poucos grupos de oposição protestando contra o regime de Bashar al- Assad; Hoje são vários os atores envolvidos diretamente nos confrontos que já deixaram mais de 150 mil mortos. Há 2 milhões de refugiados, 1/3 da pop. do país.

Iraque - Atual O Iraque vive no último mês uma nova onda de violência que ameaça se transformar em uma guerra civil. O grupo muçulmano sunita Estado Islâmico do Iraque, também conhecido como Isis, tomou importantes cidades do norte e anunciou que levará a batalha até a capital, Bagdá, e cidades do sul. Ele quer criar um califado entre o Iraque e a Síria que siga a lei islâmica, a Sharia.

Ucrânia – Crise atual Uma grave crise social e política desde novembro de 2013, quando o governo do então presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar um acordo de livre- comércio e associação política com a União Europeia (UE), alegando que buscaria relações comerciais mais próximas com a Rússia, seu principal aliado.

Crise da Ucrânia

Acidente nuclear de Chernobyl 26 de abril de 1986; A contaminação foi de 400 vezes que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima; resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas; O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética.

COLÔMBIA Governo X Poder Militar dos Traficantes; FARC e ELN X AUC (Autodefesa da Colômbia); As milícias estabeleceram aliança com o narcotráfico; Plano Colômbia: Destruir a produção da coca; Farc propôs uma negociação com o governo para dividir o poder.

Venezuela Originalmente, os protestos eram contra os altos índices de criminalidade. Mas problemas como a inflação, a falta de bens de consumo básicos, o mercado negro e os apagões também geraram mal-estar em alguns setores. Isso sem falar da oposição de direita, que pretende mudar 15 anos de políticas "chavistas" - iniciadas pelo ex-líder Hugo Chávez e continuadas por Nicolás Maduro. A Venezuela tem uma das taxas de homicídio mais altas do mundo. Grupos da sociedade civil denunciam a impunidade em relação aos infratores e acusam também as milícias armadas.

Venezuela O presidente Nicolás Maduro condenou os incidentes da manifestação e os atribuiu a um levante "nazifascista" que buscaria um golpe de Estado. "Não haverá golpe de Estado na Venezuela, tenham certeza absoluta, o mundo deve saber disso", declarou. Maduro pediu a paz, mas afirmou que os que participaram do episódio de violência não ficariam impunes. Um dia depois, de acordo com a mídia local, o governo emitiu uma ordem de prisão contra o líder opositor Leopoldo López, que é acusado de liderar os protestos.

Argentina